Memórias Afetivas em forma de Alimentos

Dizem que avós são mães com açúcar. E tem momento mais especial que lembrar daquela comida afetiva na casa da avó? Para valorizar essas memórias e resgatar receitas memoráveis passadas por gerações e famílias, as alunas de Nutrição desenvolveram um caderno de receitas em que seis avós destacaram preparações mais especiais e que remetem cuidado com a família.  Essa é uma oportunidade de reforçar a importância de cozinhar e de ter lembranças que envolvam sabor e memórias.

A coletânea de receitas foi desenvolvido pelas acadêmicas Laura Melo, Fabia Resende, Viviane Pereira e Izabella Schmittel a partir do Projeto Integrador de Extensão Memórias Afetivas em forma de Alimentos, orientado pela profª Paula Regina Campos. O projeto se destacou na IV Mostra de Projetos Integradores de Extensão e fez parte do Desafio Nutrição do Idoso.

Para a aluna Laura Melo, além de estimular a memória dos idosos resgatamos receitas que tem memórias afetivas. “Queríamos que fosse algo afetivo, que carregasse emoção no momento de estímulo de memória, e aí escolhemos buscar receitas passadas de geração em geração nas famílias das vovós, receitas que contassem história, mas, além disso em que fizéssemos releituras delas, tornando algumas das receitas com opções mais saudáveis de serem ingeridas no cotidiano. Com isso, percebemos a grande importância da Nutrição do idoso como um todo e como essa área tem um universo amplo para se explorar”.

Clique aqui e baixe o e-book com todas as receitas

Logo Unisales