Projeto do UniSales contra o desperdício de alimentos é apoiado pela Fapes - Unisales
  • Home
  • Notícias
  • Projeto do UniSales contra o desperdício de alimentos é apoiado pela Fapes

Projeto do UniSales contra o desperdício de alimentos é apoiado pela Fapes

O projeto de extensão “Xepa: consumo e produção de alimentos de forma responsável, consciente e sustentável”, do UniSales, é uma das cinco propostas aprovadas por ampla concorrência no resultado final do Edital Nº 12/2022 – Universal de Extensão – da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A chamada pública apoia financeiramente projetos de extensão que contribuem para o desenvolvimento socioambiental e econômico das diferentes microrregiões do Estado.

O projeto Xepa tem como objetivo reduzir o desperdício de alimentos e é desenvolvido em parceria com feirantes que doam frutas, verduras e legumes não vendidos. Os produtos são recolhidos na Feira de Orgânicos da Praça do Papa, em Vitória-ES, trazidos para o Laboratório de Dietética do UniSales, pesados e fotografados para, em seguida, serem utilizados em oficinas de culinária realizadas por docentes e acadêmicos de diferentes períodos com a população do entorno do campus. São ensinadas técnicas de aproveitamento integral dos alimentos, de congelamento, de conservação e de desenvolvimento de receitas saudáveis.

Para a professora Alessandra Rodrigues Garcia, que além de proponente do projeto é coordenadora do curso de Nutrição e coordenadora de Extensão do UniSales, o projeto cumpre a missão de disseminar conhecimento e levar para a comunidade uma informação científica traduzida em ações práticas do dia a dia. “Trabalhamos a conscientização sobre o desperdício de alimentos. O projeto também tem outro ‘braço’ nas feiras, que é de conscientizar os consumidores, em geral, sobre o aproveitamento integral de alimentos para diminuir o desperdício e, então, diminuir a fome. A ideia é auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social, para que possam aproveitar 100% do alimento que elas tiverem em casa, sem esquecer que a disseminação de informações sobre o aproveitamento integral de alimentos cabe para todo mundo, já que 1/4 de todos os alimentos produzidos no mundo são jogados no lixo e toda a sociedade tem que trabalhar para minimizar o desperdício. É uma missão social”, afirma.

O valor máximo permitido no Edital para o desenvolvimento de cada projeto foi de R$50 mil e o projeto Xepa teve aprovada uma verba de R$49.887,36. Esse recurso será utilizado na compra de equipamentos como freezer, geladeira, processador de alimentos, utensílios utilizados nas oficinas de culinária e, também, compra de outros ingredientes utilizados na produção de receitas. Além de ser realizado por docentes e estudantes do curso de Nutrição, o projeto também conta com a participação do curso de Ciências Contábeis, que atua na precificação dos produtos – etapa necessária para a realização de futuras vendas e para alavancar a geração de renda entre os grupos envolvidos.

Confira o resultado completo do Edital.

Com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Logo Unisales

Botões offcanvas

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar na Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos Semipresencial

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 25% na segunda graduação?

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar na Unisales com até 10% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Enem

Entre com sua nota do Enem

Inscreva-se