Tenda dos Sonhos leva jovens a refletirem sobre a importância de sonhar - Unisales

Tenda dos Sonhos leva jovens a refletirem sobre a importância de sonhar

Sonhos fazem parte da nossa história. Em comemoração ao 207º aniversário de Dom Bosco, a Pastoral Juvenil das Obras Salesianas de Vitória promoveu a Tenda dos Sonhos, um espaço em que os alunos refletissem sobre a importância de sonhar e ter esperança.

A partir da iniciativa, eles aprenderam sobre a história de Dom Bosco e sua relação com sonhos desde a infância. Aos nove anos, ele teve um sonho profético em que estava no campo com uma multidão de crianças brincando, mas algumas delas xingavam e blasfemavam. Joãozinho lançou-se sobre eles com socos e pontapés. Os jovens se transformaram em feras e lobos, em seguida, se tornaram ovelhas. Em seguida, conversava com Jesus e Maria que disse: “Deverás ganhar estes teus amigos não com bastonadas, mas com a bondade e o amor”. Esse sonho nunca saiu de sua cabeça e a partir daí construiu seu projeto de vida e deu início às Obras Salesianas, hoje presentes em mais de 133países.

Durante a ação, toda a comunidade acadêmica refletiu sobre seus próprios sonhos e a importância de mantê-los vivos para impulsionar a própria vida. Depois alunos e educadores escreveram seus sonhos e colaram na Tenda. Ao final de cada visita, receberam uma pulseirinha com a frase de Dom Bosco: “Basta que seja jovem para que eu vos ame muito”.

Para o coordenador de Pastoral, S Luiz Fernando de Oliveira, criamos espaços em que nossos alunos são levados a pensar sobre seus projetos de vida. “Ao longo do mês de agosto, em que a Família Salesiana celebra o aniversário de São João Bosco, nós conversamos com nossos jovens sobre a importância de sonhar”.

“Todas as nossas Obras Salesianas nasceram de um sonho e de um sonho Dom Bosco fez uma realidade. Queremos incentivar nossos alunos a sonharem e a darem valor naqueles sonhos que podem ser realizados”, acrescentou Luiz.