UniSales na Ação "O Brasil Conta Comigo" - Unisales

UniSales na Ação “O Brasil Conta Comigo”

O UniSales comunica o edital do Governo Federal para participação da ação estratégica “Brasil Conta Comigo“, por intermédio  da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, voltada aos alunos dos cursos da área de saúde, para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Por meio do edital publicado nesta quarta-feira (1º de abril), conforme previsto na Portaria GM/MS nº 492, de 23 de março de 2020, conclama alunos dos cursos de graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia para se cadastrarem visando participação na Ação Estratégica “Brasil Conta Comigo”, em caráter excepcional e temporário, voltadas ao enfrentamento do coronavírus no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o País.

Considerando a declaração de “Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional” pela Organização Mundial de Saúde, com a adesão de Estados, Distrito Federal, Municípios e estabelecimentos de saúde privados sem fins lucrativos que prestem serviços no âmbito do SUS, a fim de garantir o compromisso suplementar de cobertura assistencial à população no enfrentamento à COVID-19.

Os principais pontos do texto são:

Poderá efetuar o cadastramento para a Ação Estratégica de que trata este Edital:

• Alunos do último ano dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina para o cumprimento de carga horária de 40h.
  • Alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina dos demais períodos para cumprimento de carga horária de 20h.

O cadastro de alunos é um documento vinculativo, obrigacional, com característica de compromisso para futuro recrutamento.

O link http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus – deverá ser usado para o cadastramento para a Ação Estratégica de que trata este Edital e dar-se-á com o preenchimento do formulário “Ficha do Aluno”, acessível no sistema “O Brasil Conta Comigo-Acadêmico”

Alunos deverão preencher:

• Nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail, data de nascimento, número de telefone celular;
  • Instituição ou Órgão de ensino superior integrante do sistema federal de ensino em que está matriculado;
  • Ano em que se encontra cursando; e
  • Município para atuar, em caso de recrutamento.

A confirmação do cadastramento será feito mediante o recebimento de correspondência eletrônica, atestando a aprovação do preenchimento do formulário “Ficha do Aluno”.

Importante: O cadastramento não gera expectativa de direitos para o aluno cadastrado, e não obriga o Ministério da Saúde a proceder ao recrutamento, contudo condiciona o aluno ao compromisso de manter atualizado o seu cadastramento enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País.

Sistema e Cronograma:

O cadastramento para a Ação Estratégica em relação aos alunos será por meio do preenchimento do formulário “Ficha do Aluno”, acessível no sistema “O Brasil Conta Comigo – Acadêmico” – clique aqui.

Período: A partir do dia 02 de abril de 2020 e perdurarão enquanto vigorar a declaração de emergência em saúde pública no País.

Recrutamento:

O aluno, com o perfil compatível, será notificado através de correspondência eletrônica para se apresentar em até 48 (quarenta e oito) horas no estabelecimento de saúde correspondente.

O Ministério da Saúde priorizará os alunos que se encontrem nos estágios mais avançados dos cursos mencionados. Para efeito de notificação dos alunos cadastrados, o Ministério da Saúde observará data e hora de conclusão do cadastramento. Também será considerada a data e a hora da última atualização no preenchimento da “Ficha do Aluno”, para efeito de notificação, como as de conclusão do cadastramento.

Os alunos no último ano de Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia atuarão em áreas compatíveis com os estágios e as práticas específicas dos respectivos cursos e a carga horária realizada poderá ser considerada como carga horária do estágio curricular obrigatório.

Nossa IES está cadastrada da seguinte forma:

• Centro Universitário Católico de Vitória (Enfermagem) [Vitória]
  • Centro Universitário Católico de Vitória (Farmácia) [Vitória]
  • Centro Universitário Católico de Vitória (Fisioterapia) [Vitória]

Valor da bolsa:

– Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia – último ano – bolsa no valor de R$ 1.045,00 (um mil e quarenta e cinco reais) para 40 (quarenta) horas semanais por mês;

– Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia – demais períodos –  bolsa no valor de R$ 522,50 (quinhentos e vinte e dois reais e cinquenta centavos) corresponde ao cumprimento da carga horária de 20 (vinte) horas semanais por mês.

Certificação:

Todos receberão certificado de participação no esforço de contenção da pandemia da COVID19.

Em relação aos alunos cursando o último ano dos cursos, o certificado de participação garantirá, por 2 (dois) anos a contar da data de sua expedição, pontuação adicional de 10% (dez por cento) no processo de seleção pública para programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde.

Informações Gerais:

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidas no endereço eletrônico sgtes@unasus.gov.br ou pela central de teleatendimento do Ministério da Saúde – Disque Saúde 136.

Leia o edital