Visita técnica ao Banco de Leite Humano da Hucam - Unisales

Visita técnica ao Banco de Leite Humano da Hucam

Na quarta-feira (11/11), os alunos de Nutrição e Enfermagem participaram de visita técnica virtual ao Banco de Leite humano do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes- Hucam. A programação discutiu sobre a gestão e organização de um banco de Leite Humano e ações de controle de qualidade nos processos de coleta, processamento e distribuição.

O objetivo dessa visita técnica virtual foi apresentar aos acadêmicos todas as atribuições do BLH, a fim de fornecer todo o suporte à lactente. Para a coordenadora do curso de Nutrição, Alessandra Garcia, entender a importância desse serviço é uma forma de valorizar o aleitamento materno. “Todos nós reconhecemos a importância do aleitamento materno para o bebê e para a mãe, mas entendemos também que há a necessidade da formação de uma rede de apoio que dê a essa mulher suporte e informações adequadas. O banco de leite, além de captar e fornecer leite aos bebês prematuros, principalmente fazem parte dessa rede de apoio que precisa ser fortalecida com a participação de profissionais como o nutricionista, o psicólogo, o enfermeiro.

A fim de incentivar a doação de leite materno, o curso de Nutrição está promovendo uma campanha de arrecadação de potes de vidro com tampas de plástico, como de café solúvel, maionese ou geleias, para o armazenamento do leite humano. Os frascos são de fundamental importância para o funcionamento dos bancos de leite, uma vez que o vidro, é inerte e biologicamente inativo, além de ser o único material adequado para o armazenamento. As doações podem ser entregues na recepção da Coordenação de Curso, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.