O artigo “Avaliação do Rastreio de Risco do Transtorno do Espectro do Autismo (Tea) em Crianças Pré-Escolares”, desenvolvido pelos alunos do cruso de Psicologia do UniSales, Yan Alves da Silva e Morgana Ferraz Coelho Rodrigues, juntamente com a professora do curso, Renata Massalai, no âmbito do Iniciação Científica do curso de Psicologia do UniSales.
O trabalho buscou abordar a importância da percepção e intervenção precoce do TEA em turmas de estudantes de escolas públicas e privadas por meio da aplicação de esclas validadas de rastreio do mesmo em crianças de 0 a 5 no, para posterior encaminhamento a médicos especialistas que realizarão o diagnóstico.
Assim, a proposta é de promover uma orientação e intervenção mais precoce e, consequentemente, mais efetiva, em crianças que possam apresentar esse transtorno.
O artigo foi publicado na Edição 145/Abr 2025 da RevistaFT (ISSN: 1678-0817), reconhecida como Qualis B2, no dia 07 de abril de 2025. É possível acessar o trabalho clicando aqui.
O conclave realizado na Capela Sistina, no Vaticano, elegeu no início da manhã de hoje (08 de maio de 2025), o novo pontífice da Igreja Católica. Após a tradicional fumaça branca anunciar a escolha, o cardeal Robert Francis Provost foi apresentado ao mundo como o novo Papa, assumindo o nome de Leão XIV.
Aos 69 anos, Papa Leão XIV, natural dos Estados Unidos da América, torna-se o papa de número duzentésimo sexagésimo sétimo Papa da história da Igreja. O novo pontífice sucede o Papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril de 2025.
Milhares de fiéis se reuniram na Praça de São Pedro para acompanhar o anúncio oficial feito pelo cardeal protodiácono com a frase “Habemus Papam”. Pouco depois, o novo pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e dar sua primeira bênção apostólica “Urbi et Orbi”.
Papa Leão XIV
A escolha de Robert Francis Provost, apontado como um progressista, pode simbolizar a continuidade da linha pastoral do Papa Francisco, a quem o nomeu, refletindo os desafios e esperanças da Igreja no mundo atual.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o novo papa, sendo o primeiro da Ordem de Santo Agostinho e o segundo pontífice americano, após o argentino Francisco. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost é filho de pai com raízes francesas e italianas e de mãe com ascendência espanhola. Ingressou ainda jovem na vida religiosa agostiniana e teve uma sólida formação acadêmica em Matemática, Filosofia, Teologia e Direito Canônico, com estudos em instituições dos EUA e de Roma. Foi ordenado sacerdote em 1982 e iniciou uma longa trajetória missionária e formativa no Peru.
Com destacada atuação pastoral e acadêmica no país sul-americano, exerceu funções como formador, professor, administrador paroquial e vigário judicial. Em 1999, foi eleito prior provincial nos EUA, e, dois anos depois, prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos. Sua ligação com a América Latina se consolidou com a nomeação, por Francisco, como administrador apostólico e depois bispo da diocese de Chiclayo, onde atuou por vários anos. Também integrou importantes comissões e organismos episcopais no Peru.
Em 2023, foi chamado a Roma para assumir a liderança do Dicastério para os Bispos e, logo após, criado cardeal. Participou ativamente das sessões do Sínodo sobre a Sinodalidade e passou a integrar diversos dicastérios da Cúria Romana. Em fevereiro de 2025, foi promovido à ordem dos bispos, um dos cargos mais altos da hierarquia eclesiástica. Sua eleição como papa confirma sua crescente influência no Vaticano e seu profundo compromisso com a missão da Igreja em nível global.
“A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), em comunhão com toda a Igreja, manifesta júbilo pela eleição do novo Papa, Papa Leão XIV, escolhido pelo Colégio de Cardeais reunido em conclave sob a inspiração do Espírito Santo.
Recebemos com alegria e esperança aquele que, a partir deste momento, assume a missão de Sucessor de Pedro, Pastor Universal da Igreja e sinal de unidade para os cristãos em todo o mundo.
Neste tempo de graça, elevamos nossas preces a Deus para que o novo Papa seja fortalecido em sabedoria, coragem e caridade, conduzindo a Igreja com firmeza diante dos desafios contemporâneos. Que seu pontificado inspire a vivência da fé, a cultura do encontro, o cuidado com os pobres e com a Casa Comum, e o compromisso com a paz e a justiça.
Rogamos ao Espírito Santo que o ilumine em sua missão e que a sua liderança inspire educadores, estudantes e famílias a viverem com renovado ardor a fé e o compromisso com uma educação católica transformadora.
A ANEC renova sua fidelidade à missão evangelizadora da Igreja e reitera seu empenho em promover, por meio da educação católica, uma sociedade cada vez mais fraterna, solidária e humana, conforme os valores do Evangelho e os ensinamentos da Igreja.
Com gratidão e esperança, acolhemos o novo Papa e nos colocamos em oração por seu ministério.
Atenciosamente,
Prof. Ms. Pe. João Batista Gomes de Lima Diretor-Presidente da ANEC”
Salesianos saúdam Papa Leão XIV
O Reitor-mor da Congregação Salesiana (Salesianos de Dom Bosco), em nota publicada no portal oficial de notícias vinculado à congregação (InfoANS), o reitor-mor salesiano, Don Fabio Attard, recepcionou e felicitou o novo ocupante do trono da cátedra de São Pedro.
“Em nome da Congregação Salesiana e de toda a Família Salesiana, o Reitor-Mor dirige sinceros votos ao Santo Padre no início de seu pontificado. Em sua Mensagem, o Reitor-Mor assegura ao novo Papa a nossa devoção e orações, pedindo ao Espírito Santo que o guie com sabedoria e força, para que seu Ministério seja um farol de esperança, unidade e paz tanto para a Igreja quanto para o Mundo.
Seguindo o exemplo de Dom Bosco, reafirmamos que todo o empenho é pouco quando se trata da Igreja e do Papado, confiando o Papa Leão XIV a Maria SS. Auxiliadora.
«Ad multos anos!», Santo Padre!”
Eleito por 133 cardeais de todos os Continentes, suas raízes abrangem a França, a Itália, a Espanha e as Américas. A escolha do nome Leão recorda Leão XIII, pioneiro da doutrina social da Igreja. Em seu primeiro ato, o Papa Leão XIV (Leo XIV) saudou o mundo em italiano, espanhol e latim, convidando todos à unidade, à oração e ao serviço.
O UniSales – Centro Universitário Salesiano – completa, no dia 05 de maio de 2025, 25 anos. Isso porque, há 25 anos, no dia 05 de maio de 2000, era publicada no Diário Oficial da União, a portaria de autorização dos primeiros cursos da então Faculdade Salesiana de Vitória. A data é o marco do surgimento de uma uma instituição de ensino superior capixaba, focada em construir uma uma trajetória de colaboração com a educação do Espírito Santo, promovendo humanidade, excelência e inovação norteados pelos valores de uma instituição salesiana.
Na ocasião, foi publicado no Diário Oficial da União as portarias de autorização dos cursos de Nutrição, na mesma portaria da autorização da faculdade. Em seguida, no mesmo ano, também foi autorizado o curso de Fisioterapia e, posteriormente, de Educação Física. Atualmente, os três cursos são reconhecidos como de referência na capital capixaba e em todo o estado do Espírito Santo.
Educação Física
Egresso da terceira turma e atual coordenador do curso de Educação Física do UniSales, o professor Samuel Thomazini afirma que a inovação com os valores salesianos oportunizou uma formação ligada ao cotidiano da prática profissional, que permitiu ao curso se posicionar como uma referência desde os primeiros anos.
“O Curso de Educação Física da então Faculdade Salesiana de Vitória, hoje UniSales, surge com essa proposta de ser uma formação inovadora e apegada aos valores Salesianos de humanismo e colaboração com os setores mais necessitados da sociedade. Isso é positivo para a sociedade e para os alunos, que desde a fundação do curso, tem a oportunidade de fazer parte de uma formação prática e reconhecida como referência para toda a sociedade capixaba”, contou o coordenador.
Primeira turma do curso de Educação Física
Luiz Phelipe – Egresso da turma mais recente de formando do curso de Educação Física UniSales
Fisioterapia
O curso de Fisioterapia, também aniversariante, celebra 25 anos de tradição e reconhecimento dos profissionais na saúde capixaba.
“São 25 anos de uma formação que sempre se preocupou em aliar a prática às melhores e mais atuais evidências. Graças a isso, construímos uma trajetória de sucesso, tendo nossos egressos como bem maior, sendo reconhecidos e respeitados no mercado profissional, não somente em nosso, estado, mas também em todo o território nacional. Nós da Fisioterapia do UniSales nos orgulhamos de sermos Salesianos e somos muito gratos pela nossa história e contribuição do curso para a sociedade em geral”, avaliou o coordenador do curso, prof. Rodrigo Daros.
Aula inaugural do curso de Fisioterapia
Atividade recente organizada pelo curso de Fisioterapia UniSales
Nutrição
Para a professora Alessandra Rodrigues Garcia, coordenadora do curso de Nutrição do UniSales desde 2006, o curso alcançou um patamar gratificante de reconhecimento da sociedade capixaba.
“É um curso sólido desde sempre. Nós estamos em um processo contínuo de aprimoração, mas desde sempre, foi reconhecido pelo mercado de trabalho, com professores engajados, boa matriz curricular e vínculado à uma instituição sólida e que sempre buscou a qualidade em todas as suas iniciativas ao redor do mundo. Isso é muito gratificante”, afirmou Alessandra.
Aula inaugural do curso de Nutrição
Parte da turma mais recente do curso de Nutrição matutino
Parte da turma mais recente do curso de Nutrição noturno
Trajetória: de Faculdade Católica Salesiana a UniSales – Centro Universitário Salesiano
Fundada em 2000 como Faculdade Católica Salesiana, o atual UniSales – Centro Universitário Salesiano – teve sua ascensão para centro universitário reconhecido em um decreto publicado no Diário Oficial da União em 19 de julho de 2016.
Até hoje, o UniSales vem percorrendo uma trajetória de modernização contínua de seus métodos de ensino, baseada nas melhores tendências mundiais da educação superior e centrada as no desenvolvimento de competências, apoiado por Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Orientado pelas premissas de Dom Bosco – “aprender a aprender” – o UniSales busca, por meio de ensino, pesquisa, extensão e responsabilidade social, uma relação ativa de proximidade com o mercado de trabalho e de compromisso com a sociedade. Igualdade, liberdade, ética, honestidade, integridade, justiça, solidariedade e dignidade norteiam os mais de 25 cursos presenciais ou EAD, de graduação e pós-graduação, com capacitação para o mercado de trabalho e formação para a vida.
O UniSales – Centro Universitário Salesiano teve 6 projetos aprovados para a pré-aceleração no programa Trilha da Inovação, realizado pela incubadora de empresas de base tecnológica TecVitória.
Os projetos foram selecionados após uma avaliação criteriosa da equipe do TecVitória. Cada projeto aprovado agora inicia uma jornada intensa de 10 semanas de capacitação, mentorias e desenvolvimento prático para transformar ideias em soluções de impacto.
O programa contou com 66 projetos inscritos e selecionou 30 deles, dos quais 6 são do UniSales. São eles:
– MedFriend – Prof. Antônio Ricardo Alexandre Brasil (professor dos cursos da área de Tecnologia)
– Neurophys – Franciely Resende da Silva (estudante de engenharia de software)
– Rota Segura – Prof. Wilson Rodrigues de Souza Junior (professor dos cursos da área de administração e tecnologias)
– Solução para Geoprocessamento com IA – Prof. Lucas Daniel Barboza (professor dos cursos da área de tecnologias)
– Vancheck – Guilherme Henrique da Silva (estudante de sistemas de informação)
– NavegaCalm – Custodio Toneti da Silva (estudante de eng. produção)
O coordenador dos cursos da área de tecnologia e presidente da Comissão de Inovação do UniSales, professor Marcelo Schuster, celebrou a conquista.
“Em nome da Comissão de Inovação do Unisales, eu gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pelo engajamento e dedicação, reforçando a importância de iniciativas que integram academia, mercado e tecnologia. Essa participação reflete o potencial criativo de nossa comunidade acadêmica e nosso comprometimento com o avanço da inovação no Espírito Santo” ressaltou Marcelo.
O professor ainda destacou novas oportunidades podem se abrir aos inscritos que não foram selecionados. Os responsáveis pelos projetos selecionados receberão em breve as orientações para acesso à plataforma StarTec e ao grupo exclusivo com mentores.
“Nós também agradecemos muito à TecVitoria pela oportunidade e pelo incentivo ao ecossistema empreendedor. Seguimos construindo caminhos que transformam ideias em realidade” lembrou Marcelo.
Trilha da Inovação
O Programa Trilha da Inovação, da TecVitória, é desenvolvido para estruturar projetos com potencial de se tornarem empreendimentos inovadores e de base tecnológica. Com foco na difusão da cultura empreendedora, o programa auxilia os participantes na validação de problemas e segmentos de mercado, além de apoiar no desenvolvimento da primeira versão do modelo de negócios. Todas as atividades serão realizadas integralmente de forma remota, por meio de encontros virtuais síncronos (em tempo real). Para garantir flexibilidade aos participantes, as sessões serão gravadas e disponibilizadas posteriormente, permitindo o acesso aos conteúdos a qualquer momento.
A Trilha da Inovação prioriza a experimentação prática e o contato direto com o mercado, incentivando os participantes a desenvolverem entregas concretas que validem seus modelos de negócio. O objetivo é preparar os projetos para as próximas etapas, incluindo processos de incubação e captação de recursos, consolidando assim ideias inovadoras no mercado.
Ao concluir a primeira fase do Trilha da Inovação, os 10 (dez) melhores projetos serão selecionados como vencedores e avançarão para a segunda fase do programa. Esta etapa seguinte, que representa o prêmio concedido aos projetos selecionados, será realizada na TecVitoria e focará no aprimoramento e desenvolvimento dos projetos.
Para os aprovados, a fase de desenvolvimento terá duração de 6 (seis) meses e oferecerá aos projetos vencedores:
Mentorias individualizadas
Oficinas e capacitações especializadas
Palestras com especialistas
Apoio no desenvolvimento de soluções
Orientação sobre testes com usuários
Preparação para captação de recursos
Condições de Participação
A participação no Trilha da Inovação é totalmente gratuita. Não há cobrança de taxas, mensalidades ou quaisquer outros custos para os projetos selecionados em qualquer fase do programa.
O UniSales expressa seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade, Papa Francisco. Sua partida deixa um vazio imenso não apenas na Igreja, mas em todos aqueles que se inspiraram em sua mensagem de amor, compaixão e serviço ao próximo.
Durante seu pontificado, Papa Francisco dedicou sua vida a promover a paz, a justiça social e a dignidade humana, tal como Dom Bosco. Suas visitas a comunidades vulneráveis e seu compromisso com os marginalizados são legados que nos desafiam a viver os valores do evangelho de forma prática e verdadeira.
Como educadores e formadores, nos sentimos profundamente tocados por sua visão de uma Igreja inclusiva e misericordiosa. Ele nos ensinou que a verdadeira fé se manifesta nas ações concretas de solidariedade e acolhimento. Que possamos honrar sua memória seguindo seu exemplo e continuando sua missão de construir um mundo mais justo e fraterno.
Nossas mais sinceras condolências à Igreja Católica e a todos os que, direta ou indiretamente, foram tocados pela luz de sua liderança. Que Deus o receba em Sua eterna paz.
O UniSales – Centro Universitário Salesiano – esteve presente na reunião do anúncio dos investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação realizada nesta segunda-feira (14), pela Fapes – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Na ocasião, o Governo do Estado do Espírito Santo anunciou um investimento recorde de mais de R$200 milhões disponibilizados para o fomento das áreas por meio da Fapes.
O governador, Renato Casagrande, anunciou, além de editais inéditos, aumento no valor das bolsas de formação científica oferecidas pela Fapes. “Queremos ser um estado provedor de tecnologia e não apenas um consumidor. Durante a pandemia evidenciamos uma amostra da nossa falta de soberania ao ter que importar quase tudo o que necessitávamos. Quando não temos desenvolvimento de tecnologia, passamos por este sufoco. Por isso, estamos adotando soluções tecnológicas em várias áreas do Governo. Nós não vamos resolver os problemas do Brasil sozinhos, mas podemos dar uma direção”, afirmou.
Foi apresentada a distribuição do recurso que soma o valor global de R$ 203,5 milhões, referentes ao Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), Funcitec/MCI – Mobilização Capixaba pela Inovação e Parcerias do Governo do Estado. O investimento promove 16 editais que estão em execução, ou seja, com propostas em fase de contratação, e 11 novos editais, sendo sete deles inéditos. São chamadas de apoio financeiro para pesquisa científica e tecnológica, extensão, inovação e bolsas para formação de recursos humanos, com foco no fortalecimento da CT&I capixaba.
Para a reitora do UniSales, profa. Dra. Carmen Luiza da Silva, é sinal de que a instituição segue atenta para aliar o trabalho acdêmico desenvolvido na instituição às demandas regionais.
“A presença do UniSales, por meio da reitoria, coordenadores de curso e educadores técnico-administrativos, é símbolo de um olhar de sinergia entre a produção e expertise dos nossos professores e as demandas do desenvolvimento regional em ciência, tecnologia e inovação capitaneado pela Fapes. Essas iniciativas de investimentos do Governo do Estado merecem reconhecimento e atenção da comunidade acadêmica, e o UniSales está atento para colaborar na construção de um estado pioneiro e que siga se posicionando na vanguarda da inovação e da tecnologia”, destacou a reitora.
Os novos editais, bolsas e investimentos do Governo do Estado do Espírito Santo na área de ciência, inovação e tecnologia estão detalhados em es.gov.br.
*Com informações de Governo do Estado do Espírito Santo e FapES.
O Espírito Santo tem uma nova oportunidade para cidadãos comprometidos com a transparência pública. Estão abertas as inscrições para integrar a Equipe de Avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025, iniciativa que visa promover a gestão pública eficiente e transparente nos municípios capixabas.
Ao participar da Equipe de Avaliação do Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2025, você estará contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e transparente no Espírito Santo. Além disso, você receberá certificações de participação com horas de atividade complementar (ACC), e terá a oportunidade de trabalhar em equipe e desenvolver suas habilidades.
Os resultados de avaliação dos últimos 3 anos, desde o início da avaliação, e o Selo de Qualidade em Transparência e Governança Pública, idealizado pelo ES em Ação para reconhecer os municípios que se destacam anualmente no Ranking, podem ser conferidos clicando aqui.
Sobre o Ranking
O Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública é uma iniciativa apoiada pela ONG ES em Ação desde 2023, que avalia todos os municípios do Espírito Santo com o objetivo de:
– Incentivar melhorias na prestação de informações públicas
– Reconhecer boas práticas de gestão
– Fortalecer a participação cidadã
– Promover um ambiente de competição positiva e melhoria contínua entre as administrações municipais
Detalhes do Voluntariado
– Período de atuação: abril a outubro de 2025
– Carga horária: 4 horas/semana em formato remoto
– Certificações: duas certificações de participação, uma da Transparência Internacional – Brasil e outra da Transparência Capixaba em parceria com o ES em Ação, com a logo da UniSales incluída
Como Participar
– Inscrições: abertas até 20 de abril de 2025
– Formulário de inscrição: clique aqui.
– Regulamento completo: clique aqui.
Uma reunião na manhã desta segunda-feira (14) reuniu lideranças administrativas e pastorais das obras da Presença Salesiana de Vitória, no Espírito Santo, para tratar sobre os procedimentos e estratégias administrativas das obras educacionais salesianas na capital do Espírito Santo.
A reunião abordou um panorama sobre a gestão de recursos das obras Salesianas de Vitória. O objetivo foi dar mais transparência e promover uma melhor sinergia entre as obras. Com a reunião, todas as obras passam a acompanhar com mais transparência a gestão de recursos de toda a presença.
O momento foi conduzido pelo gerente administrativo financeiro da Presença Salesiana de Vitória, Artur Rodrigues Pereira Junior. Estiveram presentes diversas lideranças administrativas e pastorais das obras, a saber: o Diretor Institucional da Presença Salesiana de Vitória, Pe. Marcelo Vicente de Paula; o Diretor Institucional do UniSales, Pe. Geraldo Adair da Silva; a reitora do UniSales, Profa. Carmen Luiza da Silva; a diretora do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Vargas; a Coordenadora Administrativo-Financeira do Cesam-ES, Marielle dos Santos Baptista, o Diretor Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Fernando Campos Peixoto; a Coordenadora Socioeducativo e Pastoral do Cesam-ES, Fernanda Aparecida Chisté e o Diretor Institucional do Cesam-ES, Pe. Luiz José Vidal. Também esteve presente o educador do setor administrativo financeiro do UniSales, Diogo Teixeira de Oliveira Siqueira.
No dia 24 de abril, o curso de Fisioterapia do UniSales – Centro Universitário Salesiano – realizará o Ill Fisio em Foco (Atualização Científica) – Encontro 5. O evento é um ciclo mensal de palestras e/ou mini-cursos, que possui caráter de gratuidade e doação com o objetivo de promover atualização e aprofundamento científico nas diversas áreas da Fisioterapia. Será realizado presencialmente, no Auditório do UniSales, entre 19h e 20h20. A atividade tem como público principal os acadêmicos e egressos do curso de Fisioterapia do UniSales, alunos de outras Instituições de Ensino Superior e demais fisioterapeutas.
É orientado aos participantes que cheguem ao local do evento com 30 minutos de antecedência para realizar o check in. Alunos de outras IES deverão apresentar comprovante de matrícula em período vigente. Fisioterapeutas deverão apresentar cópia do registro no conselho (Carteirinha do Crefito).
Tema: Abordagem Fisioterapêutica na Escoliose: Integração Entre Tecnologia e Ciência Palestrante: Profa. Esp. Jamara Araújo. Data: 24 de abril de 2025 Local: Auditório do UNISALES Público-alvo: Acadêmicos e egressos do curso de Fisioterapia do UniSales, alunos de outras Instituições de Ensino Superior e demais fisioterapeutas. Vagas: 180 vagas disponíveis Link de Inscrição:Sympla Entrada: Mediante a entrega de 1kg de alimentos não perecíveis, que serão doados às obras sociais da Presença Salesiana de Vitória. Horário: Início às 19h às 20h30 (chegar com 30 minutos de antecedência para o check-in). Certificação: Mediante inscrição no Sympla e assinatura da lista de presença. Organização: Curso de Fisioterapia do UniSales. Requisitos:
Alunos UniSales apresentar a carteira de estudante.
Alunos de outras IES (fora do UNISALES) deverão apresentar comprovante de matrícula em período vigente.
Fisioterapeutas deverão apresentar cópia do registro no conselho (carteirinha do CREFITO).
Os professores Miguel Carlos Ramos Dumer e Julyana Goldner Nunes, e os egressos do curso de Ciências Contábeis do UniSales – Centro Universitário Salesiano, Geise Senhora dos Santos, Levy Daniel Cavalcante e Alana Daniely Santana dos Santos, conquistaram a publicação de um trabalho como capítulo de livro. A publicação aconteceu no mês de janeiro e vai contribuir significativamente para o debate sobre a sonegação tributária no contexto empresarial.
O estudo intitulado “Percepção de aceitação da sonegação tributária por gestores de micro e pequenas empresas de Vitória/ES” foi publicado no livro “Science and connections: the interdependence of disciplines”, da editora Seven. O trabalho reafirma o compromisso da instituição com a produção e divulgação do conhecimento científico.
A pesquisa analisou a percepção de gestores sobre a sonegação tributária, tema de grande relevância para a ética empresarial e o desenvolvimento econômico. O estudo proporciona insights valiosos sobre a cultura tributária entre micro e pequenas empresas, contribuindo para reflexões e ações voltadas para maior conformidade fiscal.
A produção e disseminação do conhecimento são pilares essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional da comunidade universitária.
Parabenizamos os autores pela conquista e reforçamos o compromisso do UniSales em fomentar a pesquisa e a inovação em todas as áreas do saber.
SANTOS, G. S.; DUMER, M. C. R.; NUNES, J. G.; CAVALCANTE, L. D.; SANTOS, A. D. S.; AZEVEDO, F. B.; LOPES, S. R. L.; LOPES, S. S. P. Percepção de aceitação da sonegação tributária por gestores de micro e pequenas empresas de Vitória/ES. In: Science and connections: the interdependence of disciplines. São José dos Pinhais: Seven Editora, 2025. p. 1863–1879. ISBN: 978-65-6109-096-4. Disponível em: Seven Editora. Acesso em: 11 fev. 2025.
A Fundación Botín, organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da América Latina e oferta bolsas de estudo e programas de residência artírsticas na Espanha, está selecionando estudantes para o XVI Programa Para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina.
Os estudantes selecionados passarão por uma formação com encontros, visitas e atividades formativas, custeada pela Fundação, que passará por 4 países: México, Espanha, Colômbia e Brasil.
Requisitos
Para concorrer a esta oportunidade, os estudantes precisam cumprir alguns requisitos:
Possuir nacionalidade de algum país da América Latina;
Ser estudantes de qualquer curso de universidade da América Latina, tendo cursado mais de 50% até o dia 30 de setembro de 2025, sem tê-la finalizado;
Ser nascido entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005;
Contar com o aval do reitor da universidade em que estuda;
Ter um bom desempenho acadêmico e na língua espanhol;
Preencher o formulário de inscrição e reunir os documentos necessários.
Os candidatos selecionados, segundo o critério estabelecido pela Fundação, deverão possuir vocação pelo serviço público, compromisso social, proatividade e bom desempenho acadêmico.