9 empregos para pagar a faculdade e poupar uma grana - Unisales

9 empregos para pagar a faculdade e poupar uma grana

Por mais que as mensalidades sejam em conta, muitas vezes o universitário precisa procurar empregos para pagar a faculdade. Mais que a mensalidade, cursar a graduação envolve também custos com xerox, transporte, lanche e material. 

Por isso, a faculdade requer um bom planejamento financeiro e formas alternativas de gerar renda, que não ocupem todo o seu horário livre e deixem tempo para os estudos.

Pensando nisso, listamos 9 formas de ganhar dinheiro muito adotadas pelos universitários, confira:

#1 Estágio

A melhor maneira de ter recursos para pagar a faculdade é por meio de um estágio, que pode ser de 4 ou 6 horas diárias.

O motivo é que além de ganhar o dinheiro você também estará aprendendo a exercer sua futura profissão. Muitas faculdades contam com empresas parceiras e divulgam vagas para seus alunos desde o início do curso.

Os estágios trazem experiência e contatos na área, sendo uma grande oportunidade de aprendizado e formação profissional, que vale a pena por inúmeros motivos, além do financeiro. Por isso, se for possível, o estágio deve ser sua primeira opção de emprego para pagar a faculdade. 

#2 Programas de monitoria

A monitoria é um apoio didático entre alunos, ou seja, o veterano deve solucionar dúvidas ou auxiliar novos alunos nos estudos. Muitas faculdades oferecem um desconto na mensalidade ou uma ajuda de custo por esse serviço, o que já ajuda a poupar algum dinheiro. 

A vantagem de ser monitor é que você aproveita para rever as matérias que já cursou. A desvantagem é que você precisa se candidatar ao posto a cada semestre. Normalmente são escolhidos alunos com boas notas, mas cada faculdade tem suas regras, é preciso conferir o edital na secretaria acadêmica. 

#3 Professor particular

Ser professor é diferente de ser monitor em duas questões. A primeira é que o monitor é escolhido pela instituição de ensino, enquanto o professor particular consegue seus alunos por iniciativa própria.

Em segundo lugar, o professor é quem explica a matéria, enquanto o monitor apenas esclarece dúvidas e ajuda com exercícios ou trabalhos, ele não dá aulas.

Como professor particular você pode ter alunos da própria faculdade ou pode investir em aulas para ensino fundamental, ensino médio ou vestibulandos. Escolha a matéria escolar que você mais gosta, revise e ensine.

Entre os empregos para pagar a faculdade, o trabalho de professor particular está entre os que precisam de menos investimento e pode dar ótimos resultados financeiros, dependendo da sua aptidão. 

#4 Formatação e edição de trabalhos

Ganhar uma grana extra trabalhando na formatação e edição de trabalhos também é uma realidade para muitos universitários. O mais comum é adequar os trabalhos às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a famosa ABNT.

É um tipo de trabalho freelancer que não exige muito conhecimento, mas sim muita atenção aos detalhes e pesquisa sobre as regras. Quando você já tem prática, é um trabalho rápido, mas até lá é preciso ter paciência e não esquecer de nada!

#5 Iniciação científica

As bolsas de iniciação científica são fonte de renda e também podem ser a porta de entrada para uma carreira como pesquisador. Entre os empregos para pagar a faculdade, a iniciação científica é o mais indicado para quem tem planos de fazer um mestrado no futuro ou gosta muito da área que estuda.

Basicamente, as faculdades oferecem bolsas aos alunos, para que eles realizem estudos aprofundados sobre um determinado tema. O estudante é orientado por um professor, e no final do semestre ou do ano publica um artigo científico. 

#6 Venda de doces ou salgados

Na hora do intervalo entre as aulas também é possível ganhar dinheiro. Muitas vezes as lanchonetes da faculdade têm preços altos ou ficam um pouco longe no campus, o que leva os alunos a levar o próprio lanche ou comprar de colegas que fazem doces e salgados para vender no intervalo. 

Por isso, fabricar brigadeiros, coxinhas, bombons, empadas, sanduíches naturais ou outros lanches pode render uma boa grana. Se você praticar um preço justo, certamente terá clientes.

#7 Revenda de produtos por catálogo

Você com certeza conhece algumas marcas de produtos de beleza e maquiagem por catálogo. Vendedores dessas marcas recebem um  percentual de cada item vendido, de forma que quanto mais você vende, mais dinheiro ganha. 

Esse emprego para pagar a faculdade é adequado para pessoas que se interessam por cuidados pessoais e são comunicativas. Sua vantagem é que pode ser conciliado com qualquer outro trabalho, já que não exige tempo livre ou um horário fixo. 

#8 Pet-sitter ou dog walker

Quem gosta de animais pode conseguir uma grana extra passeando com cachorros ou cuidando de cachorros e gatos em casa. É um emprego para pagar a faculdade que não exige nenhuma habilidade, mas exige tempo e carinho com os animais.

A vantagem é que na maioria das vezes nem parece um trabalho, você hospeda os bichinhos, brinca e passeia. Para começar, basta criar um perfil em sites como o Pet Anjo ou o Dog Hero, nos quais os donos de animais buscam cuidadores. Divulgar o serviço no seu bairro ou entre os amigos também pode ser o suficiente para conseguir clientes.

#9 Freelancer

O freelancer é um profissional autônomo, que pode trabalhar para várias pessoas ou empresas, mas não tem vínculo empregatício com ninguém.

Assim, se você tem habilidades artísticas, sabe produzir peças gráficas ou escreve bem, pode buscar trabalhos como freelancer. Caso você seja fluente em outro idioma, pode também trabalhar com tradução para o português ou para a outra língua.

A vantagem é que o trabalho freelancer tem total liberdade de horários, entretanto, pode ser difícil iniciar na área. A concorrência é grande, mas uma vez que você estabeleça contatos e preste um serviço de qualidade, dificilmente fica sem trabalho. Procure grupos para freelancers da sua área nas redes sociais ou inscreva-se em sites com essa finalidade.

#10 Empreendedor

Empreender também é uma ótima maneira de pagar a faculdade e, de quebra, começar seu negócio próprio. Então, conheça os tipos de empreendedorismo e escolha a melhor maneira de bancar seus estudos!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales