9 filmes de empreendedorismo para você se inspirar - Unisales

9 filmes de empreendedorismo para você se inspirar

As criações para o cinema vão muito além do entretenimento. Elas contam histórias, reais ou não, que são capazes de inspirar e mostrar uma nova perspectiva para o telespectador.

Os filmes de empreendedorismo trazem temáticas que, de maneira geral, são sucessos de bilheteria. Afinal, todo mundo curte uma narrativa que mostra a trajetória de grandes exemplos de negócios, não é? Como foi o começo, como uma ideia surgiu e até mesmo os perrengues que apareceram no meio do caminho são verdadeiras inspirações.

Se você pensa em empreender, este artigo é para você! Vamos apresentar 9 filmes de empreendedorismo para você se divertir, aprofundar no tema e se inspirar!

Joy: o nome do sucesso (2015)

Como nasce uma ideia? Geralmente dos momentos mais inusitados. Em Joy: o nome do sucesso (2015) você acompanha a história da inventora Joy Mangano e como ela criou o esfregão mais famoso do mundo.

Com um elenco que inclui Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro, você vai perceber com o longa que há muito por traz de empreender, inclusive a maneira certa de vender uma ideia e produto!

À procura da felicidade (2006)

Will Smith vive a história de Chris Gardner em À procura da felicidade (2006), um profissional fracassado no setor de vendas de equipamentos médicos que se tornou um dos mais bem-sucedidos empreendedores da bolsa de valores americana. 

Neste filme de empreendedorismo você confere como uma jornada em busca dos sonhos pode ser cheia de percalços, financeiros, emocionais e até físicos. Mas, mais do que isso, demonstra como com dedicação, estudo e comprometimento, o jogo pode virar para melhor.

Julie & Julia (2009)

Uma mulher foi a responsável por transformar a maneira de cozinhar nos Estados Unidos, criando um império de livros de receita, programas de culinária e o maior centro de gastronomia do país: Julia Child. Como? Descobrindo em um hobby uma oportunidade para empreender. 

Essa história por si só já renderia um bom filme, ainda mais com Meryl Streep interpretando Child. Mas, não para por aí. Julie (Amy Adams), insatisfeita com sua profissão, cria um blog fazendo as receitas da célebre chef. O resultado? Você descobre no filme Julie & Julia (2009), assim como vê de perto como duas carreiras foram transformadas!

Jobs (2013)

Você já deve ter ouvido por alto sobre como Steve Jobs criou a Apple em uma garagem, certo? Pois a história por trás vai muito além disso e você pode conferir no filme Jobs (2013). 

As lições sobre empreendedorismo são infinitas nessa produção, de aspectos legais a inovações. Além de se aprofundar na trajetória de uma das mentes mais criativas do mundo, você vai se divertir e aprender muito sobre empreender e ser o melhor no seu ramo.

Coco, antes de Chanel (2009)

Ver oportunidades onde ninguém mais vê. Essa é uma das chaves do empreendedorismo, não é mesmo? Pois você acompanha isso de perto na película Coco, antes de Chanel (2009), que conta a trajetória de Coco Chanel antes de se tornar uma das estilistas mais aclamadas do mundo da moda.

Depois de viver na miséria em um orfanato, aprender o ofício da alfaiataria e criar roupas para seu parceiro, foi em plena crise da Segunda Guerra Mundial que a estilista se sobressaiu. Ela percebeu que as mulheres precisavam de mais liberdade, praticidade e autonomia em suas roupas em um momento onde era necessário sobreviver ao novo cenário econômico.

Além disso, é sempre inspirador ver uma mulher vencer em um mercado dominado por homens, principalmente com muita ousadia. 

O homem que mudou o jogo (2012)

Indicado a seis Oscar, O homem que mudou o jogo (2012) traz a lição de que pensar fora da caixa e trabalhar com os recursos disponíveis podem sim trazer sucesso em qualquer área, até mesmo no universo esportivo. 

Com dinheiro limitado, um time sem estrelas e a reputação abalada, Billy Beane foi capaz de transformar um pequeno time de baseball de Oakland num fenômeno da liga americana. Para isso, deixou os estádios e foi criar uma estratégia baseada em estatísticas e probabilidades. É surpreendente e emocionante, sem falar que tem Brad Pit no elenco!

Um senhor estagiário (2015)

Outro filme de empreendedorismo que você não pode deixar de ver é Um senhor estagiário (2015). Esse longa, que traz Anne Hathaway e Robert De Niro como protagonistas, é leve, perfeito para passar o tempo e aprender sobre empreender.

Às vezes, um negócio cresce tanto que é necessário encontrar outras pessoas para fazer a gestão apropriada e permitir que ele alcance novos objetivos. Você vê esse desafio de perto quando uma empreendedora do ramo de vendas de roupas pela internet, com mania de controle total, precisa achar um CEO para sua empresa.

Outros temas relevantes na narrativa são a reinserção de pessoas que se encontram na melhor idade no mercado de trabalho e como se adaptar em uma mudança de carreira. 

Chef (2014)

Parece até um filme dos Vingadores, com atuação de Scarlett Johansson, Robert Downey Jr. e Jon Favreau, mas é o longa Chef (2014) que é puro empreendedorismo do início ao fim.

Após um escândalo na internet, um chef deixa o emprego estável em um restaurante renomado e não sabe nem por onde recomeçar. Com ajuda da família e um amigo, ele abre um food truck com comidas latinas e irresistíveis, dando a volta por cima e criando um negócio de sucesso. 

Você acompanha como ideias originais fazem a diferença em um negócio e como a internet pode ser usada como ferramenta de divulgação, alcançando o seu público e sendo determinante nas vendas. 

O menino que descobriu o vento (2019)

Em O menino que descobriu o vento (2019), produção original da Netflix, você vai conferir a trajetória de Kamkwamba, um jovem que enfrenta dificuldades de sobrevivência com sua família na África devido à seca.

Utilizando sua inteligência e sem medo de defender ideias ousadas, ele cria um mecanismo para trazer eletricidade para a região por meio do vento e muda a realidade da comunidade.

Com uma narrativa emocionante, você vai ver como os conhecimentos adquiridos em uma instituição de ensino são capazes de originar as melhores ideias e transformar vidas.

Curtiu as dicas? Pegue sua pipoca, maratone os filmes que chamaram a sua atenção e confira os cursos do UniSales que vão contribuir para você ser um grande empreendedor!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales