O que é Arquitetura e Urbanismo? Um guia para quem quer entrar na faculdade - Unisales
  • Blog

O que é Arquitetura e Urbanismo? Um guia para quem quer entrar na faculdade

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é a opção perfeita para quem é criativo e quer contribuir para o desenvolvimento urbano.

Se você tem interesse nesse ramo, é natural que queira mais detalhes sobre a profissão, o que é visto na graduação e como começar o curso.

Acertamos? Então continue a leitura, pois neste artigo você vai descobrir tudo sobre Arquitetura e Urbanismo!

O que é Arquitetura e Urbanismo?

O Brasil é celeiro de grandes arquitetos. Você provavelmente já ouviu falar de Lina Bo Bardi, Burle Marx ou Oscar Niemeyer, considerado, inclusive, um dos maiores profissionais deste ramo no mundo.

Esses profissionais deixaram sua marca nas paisagens urbanas, unindo estética e funcionalidade em um só espaço.

Isso porque quem se forma na faculdade de Arquitetura e Urbanismo torna-se apto a elaborar concepções de estruturas internas e externas, assim como projetos de complexos urbanos.

Ao optar por essa profissão, você pode ser responsável por criar e projetar casas, edifícios, shoppings, praças, avenidas e até resolver problemas na cidade, como em caso de trânsitos intensos e enchentes.

Você também pode se dedicar ao design de interiores, unindo o conforto de quem utiliza o espaço à beleza. Isso inclui detalhes tanto no estilo do ambiente quanto na escolha e projeção de móveis.

Quais são as disciplinas da faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

No que diz respeito à Arquitetura e Urbanismo e matérias a serem estudadas, a matriz curricular conta com as principais teorias da área, assim como a realização de projetos que te ajudam a colocar em prática o que lhe foi ensinado.

Na faculdade de Arquitetura e Urbanismo você vai aprender desenhos geométricos, paisagismo, topografia, planejamento urbano e regional e materiais utilizados em construção civil.

Durante o curso, também é ensinado sobre instalações prediais, economia do setor, estatística, conforto ambiental e a fazer os projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo.

Ao longo da faculdade de Arquitetura e Urbanismo será necessário fazer ao menos um estágio e também um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Duração da graduação

Outra dúvida comum sobre Arquitetura e Urbanismo: quantos anos dura a faculdade?

De maneira geral são cinco anos de curso, incluindo mais de 50 projetos e a produção do TCC. A cada semestre são propostos vários desafios para o aluno, os quais fazem parte do projeto final.

Ao ser aprovado em todos os desafios, você conclui a graduação em cinco anos.

Comece sua faculdade de Arquitetura e Urbanismo!

A profissão de arquiteto e urbanista traz reconhecimento pessoal e profissional. No entanto, para uma carreira de sucesso, é importante que você conte com uma formação diferenciada, em uma instituição de ensino renomada, onde os professores e a infraestrutura sejam capazes de fornecer tudo o que você precisa para atuar na área.

No UniSales, você conta com disciplinas e laboratórios que tornam o seu aprendizado melhor e mais eficaz.

Mais de 75% do corpo docente é composto por mestres e doutores e você tem à sua disposição tudo o que precisa para se transformar no profissional que deseja ser.

Quer saber ainda mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo? Acesse a página do curso!