As 10 habilidades do profissional do futuro

As 10 habilidades do profissional do futuro

Se a gente pensar no que o mercado de trabalho espera de você hoje em dia, o que vem à sua cabeça?

Antigamente, por exemplo, era mais comum valorizar as hard skills (habilidades técnicas). Hoje, as empresas também já consideram importantes e estão atentas às soft skills (habilidades socioemocionais).

Mas, por que será que isso está acontecendo? Por que as companhias mudaram sua forma de definir as habilidades do profissional do futuro?

Entre outros motivos, podemos citar o aumento da produtividade, assim como a satisfação de clientes e funcionários.

Uma coisa é certa: pegue um papel e uma caneta e comece a anotar, porque agora vamos apresentar o que esperar do profissional do futuro, ou seja, você!

#01 Tecnologia

Sabemos como a tecnologia mudou a forma de aprender, com a educação 4.0 oferecendo possibilidades nunca vistas, como o ensino a distância e recursos como a realidade aumentada a serviço da educação.

Então, nada mais natural do que encontrar um mercado que exija que os novos profissionais sejam fluídos em novos recursos, ferramentas e soluções tecnológicas.

#02 Relações Humanas

Lembra quando falamos de hard e soft skills, no começo do artigo? Uma boa capacidade de se relacionar com os colegas, fornecedores, clientes e todas as pessoas que fazem parte do ambiente de trabalho é uma das habilidades do profissional do futuro relacionadas com as novas demandas.

#03 Análise de Dados

Uma das características do profissional do futuro que você deve levar muito a sério é o domínio de Big Data, ou Análise de Dados. Os melhores especialistas serão os capazes de compreender e decifrar grandes quantidades de informações e usar isso em favor dos negócios.

#04 Gestão do conhecimento

Além de entender e decifrar a enorme quantidade de dados aos quais podemos ter acesso hoje em dia, saber o que fazer com toda essa informação é uma das habilidades que você vai precisar.

#05 Multiculturalidade

Ser multicultural é mais do que conhecer várias culturas, é aproveitar todo esse conhecimento, combinando-o para criar novas soluções e possibilidades.

Ah, não podemos deixar de incluir os conhecimentos de idiomas neste caso! Aprender pelo menos uma língua estrangeira faz parte das habilidades do profissional do futuro e traz benefícios diretos para você. De fato, isso não é novidade, mas vai ganhar mais força ainda daqui pra frente.

#06 Colaboração Virtual

Este ponto está diretamente conectado com o primeiro que listamos, sobre tecnologia.

É preciso conhecer e ter domínio das ferramentas de colaboração virtual, como por exemplo: plataformas de compartilhamento de arquivos, redes sociais, softwares de comunicação, dentre outros recursos disponíveis para facilitar a gestão de empreendimentos e melhorar a produtividade.

#07 Pensamento crítico

Se fosse somente para repetir orientações sem sequer entender o que se está fazendo, era melhor criar uma máquina. De fato, as máquinas já ocupam os postos que não precisam de um ser humano que consiga, efetivamente, pensar de forma diferente.

O pensamento crítico é uma das habilidades do profissional do futuro que permitem a melhoria de processos, o desenvolvimento de novos métodos e a criação de realidades impensadas anteriormente.

#08 Liderança

Se você se perguntar como deve ser o profissional do futuro, não pode deixar de lado uma habilidade que sempre foi e continuará sendo fundamental em organizações de todos os tipos: a liderança. Esta competência reflete a capacidade de um profissional de fazer com que equipes trabalhem com eficiência.

#09 Capacidade de mudança

O mercado é cada vez mais dinâmico, em função da rapidez com que novas soluções são desenvolvidas. Dez anos atrás mal falávamos em Internet das Coisas (IoT), realidade virtual ou machine learning, por exemplo.

Diante da velocidade com que essas novas tecnologias são lançadas ao mercado, é fundamental que o profissional do futuro desenvolva a capacidade de se adaptar rapidamente a novos modelos de negócios, novos formatos de trabalho e, claro a novas tecnologias.

#10 Acreditar no crescimento pessoal

Qualquer profissional do futuro precisa aprender, crescer e evoluir.

Uma pessoa com uma mentalidade de crescimento entende que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas e sabe que seu esforço por aprimoramento permitirá atingir novos objetivos. Por isso, é importante enfrentar desafios, aprender com os erros e perseguir o melhor de si mesmo, sempre.

Ficou com vontade de saber mais sobre as habilidades do profissional do futuro? Continue acompanhando o nosso blog do UniSales e confira conteúdos inéditos sobre o tema!

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