As 10 habilidades do profissional do futuro

As 10 habilidades do profissional do futuro

Todo mundo quer ser um profissional do futuro. Afinal, quem estiver preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho nos próximos cinco ou dez anos terá mais chances de sucesso na carreira. Mas a pergunta que poucos sabem responder é: quais são as habilidades do profissional do futuro?

Se você também se faz esta pergunta e fica na dúvida na hora de obter as respostas, continue a leitura. Neste post, você vai conferir quais são os conhecimentos que as empresas mais apreciam nos jovens trabalhadores!

#01 Tecnologia

Se você parar para pensar, nem metade das tecnologias que usamos hoje existiam dez anos atrás. E mesmo as que já existiam, como os celulares, mudaram drasticamente nos últimos anos. Ou seja, a cada ano que passa, temos dezenas de novas tecnologias surgindo no mercado.

E no universo corporativo, isso também é bastante real. O uso de softwares de gestão e análise de dados é aumenta a cada dia, o que exige que os trabalhadores saibam lidar com essas tecnologias.

Portanto, uma das habilidades do profissional do futuro é, sem dúvida, estar a par das tecnologias que impactam sua profissão e dominá-las.

#02 Relações Humanas

Uma boa capacidade de se relacionar com os colegas, fornecedores, clientes e todas as pessoas que fazem parte do ambiente de trabalho é uma das habilidades que o profissional do futuro de ter. Isso porque, enquanto as máquinas assumem as tarefas manuais e repetitivas, as pessoas se dedicam cada vez mais a atividades que exigem comunicação, interação e relacionamento.

#03 Análise de Dados

Uma das características do profissional do futuro que você deve levar muito a sério é o domínio de Big Data, ou Análise de Dados. Os melhores especialistas serão capazes de compreender e decifrar grandes quantidades de informações e usar isso em favor dos negócios.

#04 Gestão do conhecimento

Além de entender e decifrar a enorme quantidade de dados aos quais podemos ter acesso hoje em dia, saber o que fazer com toda essa informação é uma das habilidades que você vai precisar. É o que chamamos de gestão do conhecimento.

#05 Multiculturalidade

Ser multicultural é mais do que conhecer várias culturas. É aproveitar todo esse conhecimento, combinando-o para criar novas soluções e possibilidades.

Ah, não podemos deixar de incluir os conhecimentos de idiomas neste caso! Aprender pelo menos uma língua estrangeira faz parte das habilidades do profissional do futuro e traz benefícios diretos para você. De fato, isso não é novidade, mas vai ganhar mais força ainda daqui pra frente.

#06 Colaboração Virtual

Este ponto está diretamente conectado com o primeiro que listamos, sobre tecnologia.

É preciso conhecer e ter domínio das ferramentas de colaboração virtual, como por exemplo: plataformas de compartilhamento de arquivos, redes sociais, softwares de comunicação, dentre outros recursos disponíveis para facilitar a gestão de empreendimentos e melhorar a produtividade.

#07 Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma das habilidades do profissional do futuro que permitem a melhoria de processos, o desenvolvimento de novos métodos e a criação de realidades impensadas anteriormente.

#08 Liderança

Se você se perguntar como deve ser o profissional do futuro, não pode deixar de lado uma habilidade que sempre foi e continuará sendo fundamental em organizações de todos os tipos: a liderança. Esta competência reflete a capacidade de um profissional de fazer com que equipes trabalhem com eficiência.

#09 Capacidade de mudança

O mercado é cada vez mais dinâmico, em função da rapidez com que novas soluções são desenvolvidas. Dez anos atrás mal falávamos em Internet das Coisas (IoT), realidade virtual ou machine learning, por exemplo.

Diante da velocidade com que essas novas tecnologias são lançadas ao mercado, é fundamental que o profissional do futuro desenvolva a capacidade de se adaptar rapidamente a novos modelos de negócios, novos formatos de trabalho e, claro a novas tecnologias.

#10 Acreditar no crescimento pessoal

Qualquer profissional do futuro precisa aprender, crescer e evoluir. E se você tem uma mentalidade de crescimento, entende que suas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas. Essa pessoa sabe, ainda, que seu esforço por aprimoramento permitirá atingir novos objetivos. Por isso, é importante enfrentar desafios, aprender com os erros e perseguir o melhor de si mesmo, sempre.

Agora que você já sabe quais habilidades precisa desenvolver para ser um profissional do futuro, que tal conhecer 10 carreiras em alta que você precisa ficar de olho?

Logo Unisales