Curso técnico ou faculdade? Conheça as vantagens de cada um! - Unisales

Curso técnico ou faculdade? Conheça as vantagens de cada um!

Quando começa o Ensino Médio, é bastante comum começarmos a refletir sobre o nosso futuro profissional. Aí vem aquela pergunta básica: qual profissão eu devo seguir?

Existem mil fatores que influenciam essa decisão, porém, um deles é escolher entre curso técnico ou faculdade. Será que o curso técnico é melhor? Ou seria mais interessante fazer o Ensino Médio normal e tentar vestibular depois?

Tire todas essas dúvidas agora mesmo!

Por que fazer um curso técnico?

Os cursos técnicos formam profissionais altamente especializados em determinada área, como Secretariado, Informática, Eletrotécnica e Eletrônica.

Cursos técnicos são ideais para inserir-se rapidamente no mercado de trabalho com uma profissão definida e propostas reais de emprego, já que existe uma alta demanda por mão de obra qualificada neste segmento.

Entretanto, embora haja uma grande procura por profissionais de nível técnico no mercado de trabalho, essa é uma formação que não traz muitas possibilidades de crescimento na carreira.

Fazendo um curso técnico, você não pode fazer uma pós-graduação, por exemplo, tampouco participar de certos concursos públicos. Para progredir na sua vida profissional, você terá que fazer, obrigatoriamente, uma faculdade.

A remuneração para quem faz cursos técnicos é excelente para quem está em início de carreira, mas, em alguns anos, pode não ser tão atrativa. Só para você ter uma ideia, um técnico em enfermagem ganha, em média, R$ 1.712,30 por mês.

Por que optar por um curso superior?

A faculdade costuma levar mais tempo do que os cursos técnicos para ser concluída, o que pode parecer uma desvantagem em relação aos cursos técnicos. No entanto, o ensino superior oferece uma série de benefícios que, com uma formação de nível médio, você não teria.

Primeiramente, você tem um diploma que permite participar de concursos públicos de nível superior e assumir cargos de gestão, como coordenação e supervisão de setores, por exemplo.

A graduação também oferece uma formação mais ampla, o que traz mais oportunidades de carreira. Quem faz uma graduação em Administração, por exemplo, pode se especializar em marketing, finanças ou logística, entre outros setores.

Quanto à remuneração, quem conclui uma faculdade pode ganhar até 2,5 vezes mais do que quem parou de estudar no Ensino Médio. Algo que compensa o esforço pelos anos a mais de estudos.

E por que não fazer os dois?

Se você está ingressando no Ensino Médio agora, é bom saber que existem cursos técnicos que preparam o estudante tanto para exercer a profissão como técnico quanto prestar o vestibular para ingressar na faculdade ao mesmo tempo.

Essa possibilidade pode ser mais atrativa, já que você conquista uma profissão estando ainda no Ensino Médio, mas não perde tempo para fazer o vestibular e ingressar na faculdade tão logo acabe essa etapa dos estudos.

Optar pelo curso técnico antes da faculdade também pode ser a solução para quem já terminou o Ensino Médio e precisa de uma qualificação profissional mais rápida para conseguir um emprego e, mais tarde, poder pagar as mensalidades da graduação. Nesse caso, você deve fazer um curso técnico pós-médio.

A vantagem de fazer um curso técnico antes da faculdade é que você chegará ao ensino superior mais preparado do que a maioria dos estudantes que não passaram por essa etapa. Assim, aproveitará melhor as aulas específicas do curso e poderá, até, dar aulas de reforço para os seus colegas.

Em resumo, a faculdade, além de complementar seus conhecimentos, vai trazer outras oportunidades de carreira sem exigir tanto tempo de estudos.

Independentemente de você escolher curso técnico ou faculdade, é necessário desenvolver habilidades que estejam alinhadas com o mercado de trabalho, certo? Portanto, saiba o que o mercado de trabalho espera de você!