Como conseguir desconto na graduação com a nota do Enem? - Unisales

Como conseguir desconto na graduação com a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. A nota do Exame pode garantir o acesso a instituições públicas de ensino superior, o financiamento (Fies) ou público em instituições privadas, bolsas integrais públicas em instituições privadas (Prouni) ou mesmo descontos a partir de políticas de descontos das próprias instituições particulares, sem falar das políticas regionais de concessão de bolsas dos governos estaduais, como é o caso do Programa Nossa Bolsa, no Espírito Santo.

Para esclarecer todas essas dúvidas e te ajudar a realizar o sonho de cursar uma graduação, o UniSales preparou um guia básico com todas as dicas para você não deixar passar a sua chance de começar sua faculdade.

Descontos de IES com base na nota do Enem

A política de concessão de descontos de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas passam também pela concessão de descontos pelo resultado alcançado na nota do Enem.  No UniSales, a sua nota do Enem pode valer até 100% de desconto em todo o curso.

O desconto é proporcional à nota alcançada no exame é válido a partir da segunda parcela para os estudantes ingressantes que solicitarem o desconto no momento da inscrição.

Como receber deconto na faculdade com a nota do Enem?

A concessão de desconto com base na nota do Enem pode ser solicitada diretamente no ato da matrícula. Para saber a porcentagem de descontos ou como receber, a equipe Comercial do UniSales está disponível por meio do WhatsApp no número (27) 9 8123-4566, se preferir, basta clicar aqui que você será redirecionado para uma conversa com a equipe no WhatsApp.

Convênios e Parcerias

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) particular possui também suas políticas próprias de concessão de desconto, que podem ou não estar atrelados ao resultado do Enem.

No UniSales, por exemplo, estão disponíveis possibilidades de financiamentos por meio do Faça Acontecer (Sicoob) e do CredIES (Fundacred), além da concessão de bolsa ofertada pelo Santander, pelo programa Santander Facilita.

Como conseguir o desconto por meio de parcerias?

Como cada IES possui políticas de desconto específicas e cada caso resulta em possibilidades múltiplas de negociação, a melhor forma de entender as políticas de descontos é entrando em contato diretamente com a instituição de interesse.

As informações sobre a política de descontos do UniSales estão disponíveis na página “Descontos e Financiamentos”, do site do UniSales. Entretanto, para possibilitar uma análise e te amparar na definição de qual desconto se adequa melhor ao seu perfil, a equipe Comercial do UniSales está disponível para análise dos casos através do WhatsApp no número (27) 9 8123-4566, se preferir, basta clicar aqui que você será redirecionado para uma conversa com a equipe no WhatsApp.

Prouni:

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal, que oferta bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de graduação em faculdades, centros universitários e universidades particulares. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Como se inscrever no Prouni?

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do Prouni. Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.

Ao se inscrever é preciso escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

Diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que concede financiamento a estudantes em cursos de graduação em instituições particulares.

Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a depender da renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Como conseguir o financiamento estudantil pelo Fies?

O programa utiliza a nota do Enem como critério para a seleção. As inscrições deverão ser efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio do sistema de Seleção do Fies – Fies Seleção, no endereço eletrônico.

Políticas locais de concessão de bolsas e financiamentos

Os governos de cada estado do Brasil também realizam programas de financiamentos e concessões de bolsas para graduação. Esse é o caso do Nossa Bolsa, programa realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. Em 2024, o programa disponibilizou 68 bolsas de integrais em 15 cursos de graduação do UniSales.

Como concorrer a bolsas de graduação pelo Nossa Bolsa?

As inscrições acontecem diretamente no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), no período de 03 de janeiro de 2024, das 9h às 23 horas e 59 minutos do dia 17 de janeiro de 2024. Em 2024 as inscrições aconteceram entre os dias 3 e 17 de janeiro. O processo de inscrição detalhado está disponível clicando aqui.