Confira algumas das inovações apresentadas pelo UniSales no ESX 2023 - Unisales

Confira algumas das inovações apresentadas pelo UniSales no ESX 2023

Começou hoje (02), na Praça do Papa, em Vitória, o ESX 2023, o maior evento de inovação do estado do Espírito Santo. O evento vai até o próximo domingo (04) e conta com a presença do Centro Universitário Salesiano – UniSales. Realizado pelo Sebrae ES o evento reuniu mais de 17 mil pessoas na sua última edição, apresentando novidades e fortalecendo relações entre diferentes públicos e setores.

Quem visitar o estande do UniSales, vai poder conhecer três iniciativas do UniSales com foco na inovação e no diálogo entre a formação da graduação e os desafios reais da sociedade e o mercado de trabalho.

Para o coordenador dos cursos da área de Tecnologia do UniSales, Marcelo Albuquerque Schuster, os trabalhos apresentados evidenciam uma integração tanto entre os cursos de diferentes áreas do conhecimento, como entre a sociedade e os cursos do UniSales.

“Além das ferramentas tecnológicas, como a impressora 3D, realidade virtual e projetos ampliados, estamos levando trabalhos construídos pelos estudantes em laboratórios voltados para a inovação e integração. No curso de Sistemas da Informação, por exemplo, estamos levando softwares construídos na Fábrica de Softwares, nosso laboratório prático, em parceria com outros cursos”, destacou o professor.

O BioIndica que será exibido, por exemplo, é um software conduzido pela equipe de tecnologia de informação, nosso laboratório de práticas a Fábrica de Softwares, juntamente com o curso de Ciências Biológicas. Então, está acontecendo uma integração natural entre as equipes, justamente por esse método de projetizar os cursos em desafios e esses desafios como ponto de apoio para projetos de longo prazo.

Conheça os projetos apresentados:

1. Projeto Visitar Vitória:

Idealizado e desenvolvido por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo UniSales e em parceria com a Prefeitura de Vitória, o projeto Visitar Vitória elaborou um mapa interativo que destaca informações e curiosidades sobre edifícios, ruas  e construções históricas da capital capixaba.

O mapa é acessível por meio do site visitarvitoria.com.br, e pode ser incorporado ao aplicativo do Google Maps, permitindo acesso a fatos históricos, pontos de interesse, significados de nomes de ruas e curiosidades locais da cidade de Vitória.

A visualização da cidade colonial no estande do UniSales já é possível com o uso do óculos de realidade imersiva.

1. Projeto do Hub de Inovação:

Também através do uso de óculos de realidade imersiva é possível visualizar o projeto do HUB de Inovação do UniSales, desenvolvido pelo curso de arquitetura, que atenderá aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil e de Produção, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e TADS.

O local abrigará a Fábrica de Software e os Núcleos de Projeto de Arquitetura e Engenharias do UniSales. O espaço foi pensado para concentrar atividades de extensão e pesquisa vinculadas à inovação, facilitando o desenvolvimento de projetos conjuntos e o surgimento de novas ideias e processos inovadores.

1. Projeto de edifício comercial:

Quem visitar o estande também poderá observar, em tela e em maquetes 3D, um projeto de extensão desenvolvido por alunos do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo para a implantação de um edifício comercial voltado à sustentabilidade e integração com a cidade, localizado no lote triangular no encontro da Av. Reta da Penha com Av. Rio Branco.

O projeto busca o aproveitamento máximo do potencial construtivo do lote, e a obtenção do selo de certificação internacional LEED. Para isso, o edifício adota uma série de estratégias relacionada ao conforto ambiental, transporte ativo, captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, processos construtivos limpos, etc.

1. Softwares multidisciplinares:

Trabalhos realizados por estudantes do curso de Engenharia de Software do UniSales desenvolvem plataformas e aplicativos propostos por outros cursos da instituição, pela reitoria e pró-reitoria acadêmicas, ou em parceria com empresas e órgãos públicos, como a SESA, em soluções de software.

O BioIndica, por exemplo, resulta de uma parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas da Informação. O aplicativo possibilita o registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação estaduais. O app foi desenvolvido a partir de uma demanda real da Savana do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

1. Salê Conecta+:

A plataforma Salê Conecta+ disponibiliza às empresas e organizações a possibilidade de buscar no UniSales a resolução de problemas reais do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea.

Pautada em duas interfaces principais (demanda e mentoria) integração proporcionada pelo Salê Conecta+ permite uma integração entre o UniSales e a solução de problemas reais.

Através do Salê Conecta+, empresas e organizações podem compartilhar demandas e desafios reais do mercado de trabalho, cujas soluções devem ser propostas por mentores e pelas equipes dos projetos integradores de extensão.

Já a mentoria é uma atividade voluntária em que profissionais, professores externos à IES e empresários, de referência em suas áreas de atuação, possam acompanhar e orientar as atividades realizadas nos projetos integradores de extensão e projetos de formação e aprendizagem.