Mercado de trabalho em 2021 e além: o que você pode esperar do seu futuro profissional? - Unisales
  • Home
  • Blog
  • Mercado de trabalho em 2021 e além: o que você pode esperar do seu futuro profissional?

Mercado de trabalho em 2021 e além: o que você pode esperar do seu futuro profissional?

O ano de 2020 não foi fácil para ninguém. Afinal de contas, vimos como a pandemia afetou as empresas e as vidas profissionais de milhões de brasileiros. 

Um monte de gente perdeu seus empregos e até mesmo quem estava pensando qual era o melhor curso superior para escolher ficou na dúvida, ao perceber como alguns setores simplesmente desmoronaram.

Certo, mas vamos com calma.

Em primeiro lugar, não dá para negar que mercados de trabalho mais relacionados a atividades presenciais foram os mais afetados, mas isso não vai durar para sempre. Toda crise é seguida por um posterior período de recuperação. 

Em segundo lugar, temos que considerar as oportunidades de carreiras do futuro que a pandemia, de alguma forma, deixou mais evidente. Em toda crise também surgem novas oportunidades e é bom ficar atento. 

Ou seja, algumas carreiras vão manter sua importância, enquanto outras vão ganhar mais destaque a partir deste ano. Quer ver o que o mercado de trabalho em 2021 reserva para você? Continue com a leitura e descubra!

Carreiras do futuro

É impossível deixar de constatar que as carreiras relacionadas à tecnologia estão em pleno crescimento. 

Com o isolamento social, várias inovações relacionadas aos processos digitais foram aceleradas. Se já estávamos nos acostumando com resolver coisas pela internet, a pandemia obrigou muitos produtos e serviços a migrarem para o universo online, o que aqueceu o mercado de trabalho em 2021. 

Isso pode ser facilmente constatado quando observamos números do setor. Segundo uma pesquisa, as vagas em tecnologia cresceram nada menos do que 670% no ano passado e tudo indica que ainda irão faltar profissionais no futuro próximo

E carreiras que ajudem as empresas a melhorarem seus processos internos e eficiência da gestão também têm lugar garantido no mercado de trabalho em 2021. A gestão remota, a retenção de talentos e a transformação digital são tendências do recrutamento nas vagas do futuro. 

Agora que você já tem uma ideia de mercado, que tal saber quais são as carreiras em alta para os próximos anos?

Mercado de trabalho em 2021 na Tecnologia

A tecnologia se transformou em um dos principais parceiros dos negócios. De uma área tradicionalmente mais ligada ao suporte técnico, a tecnologia da informação (TI) saltou diretamente para ter um papel estratégico nas empresas. 

Com isso, o setor tende a ser cada vez mais valorizado, com as empresas investindo em capacitação, criação de postos e benefícios para atrair e manter os talentos. 

Tudo isso tem reflexo direto na criação de oportunidades e melhores salários de quem venha a escolher a tecnologia como campo de atuação. Confira algumas carreiras possíveis na sequência.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

Responsável por projetar, implementar e testar sistemas de informação, quem faz TADS é capacitado para desenvolver e programar sistemas computacionais. 

A área de tecnologia, segundo o guia salarial Robert Half, é a “bola da vez” e oferece salários de mais de 4 mil reais para quem entra como desenvolvedor front-end júnior, podendo chegar aos quase 20 mil mensais. 

Jogos Digitais

Se você quer trabalhar com games, esta é uma excelente escolha para ingressar no mercado de trabalho em 2021 e próximos anos. Quem se forma em Jogos Digitais trabalha concebendo jogos desde o começo, pensando desde os personagens, passando pelo cenário e roteiros. 

É um curso que une tanto a produção da interface gráfica como a programação dos games. Um desenvolvedor de jogos vai encontrar salários na casa dos 5 mil ou trabalhar por hora e criar sua carteira de clientes. 

Engenharia de Software

O engenheiro de software é o profissional qualificado para desenvolver novos programas, mas também é capacitado para gerenciar projetos relacionados a softwares e criar o design estrutural de sistemas.

Capaz de assumir funções de maior responsabilidade, um engenheiro de software pode começar ganhando cerca de 10 mil em postos como arquiteto de software ou de 9 mil como analista de Devops, segundo o guia Robert Half. 

Business Intelligence (BI) em Banco de Dados

O futuro está nos dados. Não importa a área, todos os campos de conhecimento estão aumentando o uso de dados

A inteligência artificial, capaz de automatizar tarefas e colaborar com a gestão de empresas, usa os dados como combustível e são precisos profissionais que saibam lidar com eles. 

Por ser um profissional capaz de transformar dados em estratégias, ao fazer uma formação em Big Data, você vai encontrar salários a partir de 13 mil para cientistas de dados ou começar com mais de 4 mil como analista de BI júnior. 

Área administrativa e de comunicação 

Saindo um pouco da tecnologia, mas ainda influenciado por seus avanços, a área administrativa tem feito surgir novas oportunidades no mercado de trabalho em 2021. 

A migração do comércio para o ambiente digital tem demandado profissionais capazes de lidar com essa e outras mudanças.

E as novas formas de comunicar marcas, produtos e serviços também têm criado uma alta demanda por profissionais conectados com os novos meios e estratégias de comunicação. Veja algumas profissões em alta no futuro.

Administração de e-commerces

Quem cursa administração como formação superior encontra no comércio eletrônico um campo bastante interessante para se desenvolver. 

Por exemplo, é necessário contar com profissionais que organizem os negócios digitais, pensem em seu formato, ajudem a definir a precificação e definam os portfólios das lojas virtuais. 

Um gerente de e-commerce pode começar ganhando a partir dos 8 mil reais mensais em pequenos e médios empreendimentos ou mais de 12 mil mensais quando se tratar de grandes lojas virtuais. Já executivos de contas começam com salários a partir dos 5 mil. 

Marketing 

Seja na era analógica como na digital, o marketing não perde seu valor. De fato, agora, ele tem muito mais ferramentas e canais de contatos à sua disposição para ajudar consumidores a encontrar exatamente o que precisam. 

Fazer faculdade de  marketing continua sendo um dos diferenciais na hora de se destacar, principalmente em momentos como o atual, em que o mercado está apostando em buscar novas estratégias na era das relações online. 

E a recompensa para quem aposta no setor pode ser conferida nos salários. Um analista de inteligência de mercado tem salários a partir dos 3,5 mil e um gerente de marketing já pode começar com salários de mais de  10 mil em pequenas e médias empresas. 

Os mercados estão mudando rapidamente e espera-se que, com a recuperação pós-pandemia, as oportunidades estejam à disposição para quem escolher seu curso superior com sabedoria e perspectiva do futuro. 

Hoje, citamos alguns cursos que têm tudo para você ter um lugar ao sol das profissões com mais perspectiva de trabalho daqui em diante. Mas elas são muitas mais! Aproveite que você está aqui e não deixe de conhecer nossos cursos!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales