Sala de aula invertida: a educação virou de ponta-cabeça? - Unisales

Sala de aula invertida: a educação virou de ponta-cabeça?

Desde os primeiros passos na educação superior no Brasil, ali pelo ano de 1808, muita coisa mudou. Vimos a quantidade de cursos e instituições se multiplicarem e a estreia de novas modalidades entrarem em cena, como o ensino a distância e o ensino híbrido.

Não era de se estranhar, então, que surgissem novos métodos e técnicas para dar suporte às novas necessidades do ensino. E uma delas é a sala de aula invertida.

Neste formato, os papéis tradicionais tanto de professores como de alunos funcionam diferente do que estamos acostumados. O aluno é quem conduz seu aprendizado, com o professor ocupando mais um lugar de mediador.

Peraí, o que é sala de aula invertida então?

Você leu corretamente: você, aluno, é o guia do seu próprio conhecimento. Não é que o professor deixa de ter importância, pelo contrário. Para que possa funcionar, a sala de aula invertida precisa ser muito bem pensada e contar com as ferramentas certas à sua disposição.

Por falar em ferramentas, a Educação 4.0 vem dar todo o suporte necessário para que a sala de aula invertida exista. E, mais do que isso, para que também seja um sucesso.

Como? Permitindo que você use todas as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para assimilar os conteúdos antes mesmo das aulas.

Parece que estamos falando grego? Tranquilo, a gente explica: na sala de aula invertida, você aprende a parte teórica antes, usando ambientes virtuais de aprendizagem. Nesses  ambientes, você confere vídeos e recursos interativos, como jogos virtuais, para mergulhar profundamente no assunto.

Mas, se você aprender antes, para que serve a hora da aula em si? A resposta é simples: o tempo em sala é usado para que você mostre o que aprendeu, compartilhe suas dúvidas e discuta com os colegas sobre os conteúdos por meio de dinâmicas de grupo.

O que a sala de aula invertida tem de bom?

Fala a verdade, você prefere o formato tradicional onde o professor faz um monólogo interminável e todo mundo fica calado sem participar, e só fala na hora de responder perguntas? Nós e as metodologias de ensino inovadoras acreditamos que não.

Este formato permite que a interação em sala de aula seja muito, muito maior. Como você assume o papel de protagonista na condução de seus estudos, fica livre para dedicar mais atenção aos assuntos que mais te interessam. Por isso mesmo, você acaba se envolvendo de forma mais intensa com a matéria.

Por exemplo, se você estiver estudando o hino nacional e quiser explicar que a parte que diz “ouviram do Ipiranga” tem relação com o grito de independência, dado por dom Pedro, às margens do rio que existe em São Paulo, vai ter toda a liberdade para isso.

Se for para pensar nas vantagens e desvantagens da sala de aula invertida, fica claro que ter alunos mais ativos em sala de aula só traz benefícios, tanto para a aula em si como para a formação, como um todo. Afinal de contas, ninguém quer mais ficar sentado só recebendo informação sem poder participar, certo?

Também poderíamos destacar outras vantagens da sala de aula invertida, tais como um melhor aproveitamento do tempo, já que todo mundo já chega na aula com o conteúdo na cabeça.

Outra vantagem é que você aprende no seu ritmo, já que tem todo o tempo do mundo para estudar antes, e não somente no momento da sala de aula.

O que você achou?

Entendeu o que é sala de aula invertida e quais são suas vantagens? Então aproveite e baixe o e-book Educação do Futuro: desenvolva seu potencial e tenha uma carreira de sucesso!