Semana Missionária entrega cestas básicas às famílias do entorno - Unisales
  • Pastoral

Semana Missionária entrega cestas básicas às famílias do entorno

Fazer o bem faz a diferença! No último sábado (31), os jovens integrantes da Juventude Missionária Salesiana- JMS e da Pastoral Salesiana se reuniram para visitar algumas famílias moradoras do Forte São João, a fim de levar acolhimento, oração e cestas básicas. Ao todo, 50 famílias assistidas pelo Cesam e Oratório Festivo receberam cerca de meia tonelada de alimentos.

As ações fazem parte da Semana Missionária Virtual, realizada entre os dias 26 e 31 de julho, que reúne jovens das Obras Salesianas de Vitória integrantes da JMS para realizarem atividades missionárias que levem amor ao próximo e ressaltem que o verdadeiro sentido da caridade é ajudar o próximo sem esperar nada em troca. Durante esses dias,  foram visitadas dez famílias que compartilharam seus desafios e como enfrentaram a Pandemia.

De acordo com Igor Gonçalves, coordenador da JMS Vitória, “Essas famílias abriram suas casas para nos receber e contaram como eram os dias durante o isolamento, não somente sobre sua rotina, mas como encontram momentos para rezar, agradecer e ouvir a Deus. Foi uma experiência inexplicável, pois alcançamos nosso objetivo de levar o evangelho até esses lares, abençoando-os, transmitindo conforto, paz e esperança a cada familiar. Outras famílias optaram por receber as cestas no último domingo quando retornamos com as atividades do Oratório Festivo”.

As doações foram resultado da mobilização dos alunos do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória e Colégio Salesiano Jardim Camburi na ‘Em Rede Contra a FomeMãos Salesianas em Solidariedade’. Diante do cenário local, a Presença Salesiana de Vitória, por meio da Pastoral Universitária, iniciou em abril a campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, cestas básicas e produtos de higiene que serão destinadas às famílias moradoras dos bairros do entorno, como o Forte São João, Romão e Cruzamento.

Para o coordenador do Núcleo de Pastoral, S. Luiz Fernando de Oliveira, quando ajudamos o próximo, estamos ajudando o próprio Cristo que se encontra no nosso semelhante. “Como família Salesiana, nos unimos nesta ação para mostrar nossa solidariedade com aqueles que estão sendo atingidos pela pandemia, não somente pela doença, mas pela fome. Deste modo, esta campanha quer ter como princípio norteador a ajuda ao próximo, que é para nós, a imagem do próprio Cristo. Sejamos solidários e pratiquemos essa obra de misericórdia, estender a mão e partilhar o que temos é um gesto de amor e de esperança”.

Como doar?

• As doações podem ser entregues no Cesam, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. E aos finais de semana, na Capela dos Salesianos, aos sábados das 13h às 17h e aos domingos das 7h às 9h. Localizadas no endereço, Av. Vitória, nº 900, Forte São João.