Arquivos Pastoral - Unisales

Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Universidade Católica de Brasília acolheu o X Encontro da Instituições de Ensino Superior Salesianas da América. O evento tem o objetivo de formar gestores e animadores da Pastoral da IUS América, com a participação híbrida de representantes das Instituições Salesianas de Educação Superior da América Latina, incluindo países como Colômbia, Bolívia, Equador, Guatemala, Brasil, México, Argentina, El Salvador. O UniSales – Centro Universitário Salesiano, instituição de Ensino Superior que têm como mantenedora a Inspetoria São João Bosco (ISJB), também esteve presente no evento.

A equipe da Pastoral da Presença Salesiana de Vitória esteve representada pelo Diretor Pastoral da Presença, Pe. Ivan Artur Lima de Faria e pelo Coordenador Pastoral, Matheus de Souza.

Diretor de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Pe. Ivan Artur Lima de Faria, e Coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Matheus de Souza, participam do X Encontro da IUS América, na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Diretor de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Pe. Ivan Artur Lima de Faria (à esquerda), e Coordenador de Pastoral da Presença Salesiana de Vitória, Matheus de Souza, participam do X Encontro da IUS América, na Universidade Católica de Brasília (UCB).

A abertura do encontro foi conduzida pela equipe de Pastoralidade da UCB, seguida da acolhida do Reitor da universidade Carlos Longo; do presidente do Conselho de Administração do Grupo UBEC, Padre Geraldo Adair da Silva, SDB; do coordenador do Âmbito Pastoral, Prof. Genésio Zeferino; do Coordenador da Pastoral IUS América, Padre José Marioni; e do Coordenador geral das Universidades Salesianas, Padre Oscar Lozano, que veio de Roma.

*Com informações de Bárbara Fragoso, Universidade Católica de Brasília.

A espiritualidade e a adoração ao Santíssimo marcaram a Noite das Luzes do Salesianos de Vitória, evento marcante promovido pela Pastoral Salesiana nas obras salesianas de Vitória. Nos dias 13 e 20 de março, a comunidade educativa teve a oportunidade de vivenciar momentos de reflexão e oração em um ambiente iluminado pela suave luz das velas.

Na quarta-feira, dia 13 de março, a missa foi realizada na quadra das obras da Presença Salesiana do Forte São João, reunindo membros da comunidade para celebrar e renovar sua fé. Já na quarta-feira, dia 20 de março, o Salesinho do Forte São João recebeu os participantes para uma experiência espiritual igualmente tocante.

Ao chegar ao espaço, os participantes foram acolhidos por uma atmosfera especial, com o ambiente iluminado à meia-luz por velas, proporcionando um cenário propício para um momento de inflexão e encontro espiritual com Deus. Cada um teve a oportunidade de pegar uma vela, acendê-la e dedicar suas preces e agradecimentos, em um momento de profunda conexão espiritual.

Aluna do UniSales, a Débora Lopes participou do primeiro dia da atividade e frisou que o momento propicia uma reflexão muito importante em meio ao período da quaresma.

“Essa é uma oportunidade de refletirmos sobre a nossa vida, não só estudantil, mas também pessoal e espiritual. Esse é um momento de comunhão para nos comunicarmos e entregar nossa vida a Deus”, contou Débora.

No evento do dia 20, o Diretor Executivo do Colégio Salesiano Jardim Camburi, Ilton de Oliveira Chaves Jr, ressaltou a importância da atividade para a escola.

“A Noite das Luzes tem sido um momento muito especial para a escola, pois consegue reunir toda a comunidade de pais, alunos e educadores, em uma atividade muito bonita de devoção e fé que tem sido muito bonito, bem como a participação da comunidade educativa. Estamos muito contentes de estar aqui e gratos pela oportunidade de estarmos reunídos em oração por todos nós e pela obra salesiana”, ressaltou Ilton.

Durante a atividade, os participantes foram conduzidos por momentos de oração, música e reflexão, organizados pela equipe da Pastoral Salesiana de Vitória.

Anualmente, a Noite das Luzes é realizada pelos Salesianos de Vitória no período da quaresma, antecedendo a Semana Santa, oferecendo um período valioso para a reflexão sobre os ensinamentos de Jesus Cristo e o renovo da fé cristã. Uma oportunidade única de fortalecer os laços espirituais e comunitários na família salesiana de Vitória.

Entre os dias 21 e 26 de agosto a Pastoral Juvenil Salesiana da Presença Salesiana de Vitória (ES) realiza uma programação especial em celebração ao mês dedicado a Dom Bosco. As iniciativas buscam integrar as obras da Presença a partir da realização de momentos de reflexão sociocultural, além da exposição de produções artísticas de educadores e educandos salesianos.
A programação acontecerá em quatro eixos principais:
  • Palestras/debates sobre temas socioculturais pertinentes à educação;
  • Apresentações artísticas de música e literatura;
  • Exposição de obras de artes (telas e artesanato);
  • Tenda dos Sonhos.

Confira a Programação

  • 21 de agosto
    • 10h: Abertura da exposição das obras na Biblioteca e primeiro debate – Economia, com alunos do CSNSV e CESAM.
  • 22 de agosto
    • 9h30: Apresentação artística de alunos do 8º ano ao 3º ano, do Unisales e do CESAM, no Centro de Vivências.
    • 20h20: Apresentação artística do Unisales no Centro de Vivências.
  • 23 de agosto
    • 9h30: Apresentação artística do CESAM no Centro de Vivências.
    • 10h: Segundo debate – Racismo, com alunos do CESAM, Unisales e educadores, na Biblioteca.
    • 15h30: Apresentação artística de alunos do CSNSV, no Centro de Vivências.
    • 18h00: Roda de Conversa: Fazer Arte: Por quê? Para quê?. Alunos do Unisales e educadores, na Biblioteca.
    • 20h20: Apresentação artística do Unisales no Centro de Vivências.
  • 24 de agosto
    • 9h00: Apresentação artística do CSNSV e Unisales no Centro de Vivências.
    • 20h20: Apresentação artística do Unisales no Centro de Vivências.
  • 26 de agosto
    • 14h00: Visita à exposição com o Oratório, na Biblioteca.

Na sexta-feira (31) e na segunda-feira (03), aconteceu a Noite das Luzes nas obras salesianas de Vitória. O momento, marcado pela espiritualidade e adoração ao Santíssimo, é promovido pela Pastoral Salesiana.

Na sexta-feira (31), a missa aconteceu na quadra do Colégio Salesiano Jardim Camburi, enquanto na segunda-feira (03), foi a vez das obras do Forte São João, no Salesinho. Ao chegar no espaço, os participantes encontraram o espaço à meia-luz, iluminado à luz de velas, tornando o local acolhedor com uma atmosfera especial, propícia para o encontro espiritual com Deus.

 

Na ocasião, os participantes tinham disponíveis velas que poderiam, acender e fazer suas preces e agradecimentos. Abrindo a Semana Santa e na última semana da Quaresma, a atividade propõe um período de reflexão sobre as mensagens de Jesus Cristo. No período, os cristãos renovam sua fé e seu compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.

Na última terça-feira (21/02), faleceu o padre Braz Carnielle, aos 92 anos, em Vitória- ES. Natural de Venda Nova do Imigrante, o salesiano tinha 71 anos como religioso e 62 anos de ordenação sacerdotal.

O velório do padre foi realizado na Capela São João Bosco, no Forte São João. Na manhã de quarta-feira (22/02), foi celebrada a Missa de Exéquias, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin Lustoza, Dom Décio Sossai Zandonade, padres salesianos e diocesanos. Ao final do dia, foi realizado o sepultamento no distrito de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, cidade natal do salesiano, onde também foi celebrada uma missa de corpo presente.

Durante a Homilia de Exéquias, presidida pelo Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, ele destacou o carisma para trabalhar na evangelização dos jovens. “Hoje, nos reunimos para agradecer o dom da vida e do ministério presbiteral de nosso irmão padre Braz Carnielle, que tanto nos enriqueceu com a fecundidade de sua presença. Muitos são os relatos que ouvi desde que aqui cheguei sobre a presença e o serviço ministerial deste nosso irmão”.

“Alguém que se colocou disponível para assumir missões a ele confiadas, pela congregação e junto à nossa Arquidiocese, quando atuou como coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Reconhecemos também o zelo com o qual ministrava os sacramentos e a sua alegre presença junto aos jovens com quem dialogava e se encontrava com frequência”, acrescentou ainda.

A missa de Sétimo Dia será realizada na próxima segunda-feira, dia 27/02, às 6h30 e 19h30, na Capela São João Bosco, no Forte São João.

  • Trajetória de vida do Pe Braz

Pe. Braz Carnielle nasceu em 02 de dezembro de 1930, na cidade Conceição do Castelo, Estado do Espírito Santo. Filho de Francisco Carnielle e Ângela Destefani, fez sua Primeira Profissão Religiosa em 31 de janeiro de 1952, em Barbacena (MG), e Profissão Perpétua em 16 de janeiro de 1958, em Cachoeira do Campo (MG). Entre 1952 e 1954, cursou Filosofia no Estudantado Filosófico de São João Del Rei (MG).

Exerceu o tirocínio (assistência) em 1955 em São João Del Rei (MG), em 1956 em Pará de Minas (MG) e em 1957 em Santa Bárbara (RJ). Entre 1958 e 1961, estudou teologia no Instituto Pio XII, em São Paulo. Foi ordenado Diácono em 12 de março de 1961 e Presbítero em 08 de dezembro de 1961, ambos em São Paulo (SP). Faleceu em Vitória (ES), em 21 de fevereiro de 2023, aos 92 anos de idade, dos quais 71 anos como religioso salesiano e 62 anos como padre.

Para o Diretor da Presença Salesiana de Vitória, Pe Marcelo Vicente de Paula, “Ele, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, foi um ministro amoroso dos sacramentos e um pastor compassivo no acolhimento aos pobres e no convívio alegre com as juventudes. Assim, com a fé em Cristo que o chamou a participar do seu sacerdócio, compreendemos a história vocacional do Pe. Braz, cujo ministério entregamos hoje como oferta agradável ao Senhor, com o coração cheio de tristeza, mas, com jubilosa esperança e gratidão. Nós confiamos a tua alma à Mãe de Deus, tua Mãe, que o guiou todos os dias e o guiará agora à glória eterna do Seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor”.

As Obras Salesianas de Vitória manifestam profundo pesar pelo falecimento do Padre Braz Carnielle, 92 anos,  ocorrido nesta terça-feira, 21 de fevereiro, em Vitória- ES.

Foi sacerdote salesiano, ordenado em 1952. Era natural de Venda Nova do Imigrante e, durante muitos anos, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara. Nos últimos anos, ele se dedicava a celebração da Eucaristia na Capela São João Bosco e no Asilo dos Idosos e, diariamente, ele atendia confissões da comunidade.

Seu carisma para trabalhar na evangelização de crianças, teve destaque na visita do Papa João Paulo II ao Espírito Santo, quando ensaiou e dirigiu um coral de 300 crianças que encantaram o Papa com a música “casinhas de periferia’.

Agradecemos a Deus pelo dom da vida do Padre Braz, por seu ministério sacerdotal e trabalho pastoral com a juventude. Rendemos graças por todo seu legado na evangelização e sua doação aos jovens mais necessitados. Deixamos nossas mais sinceras condolências por esta inestimável perda.

“Felizes os que morrem no Senhor; doravante, diz o Espírito, descansem de suas fadigas, porque suas obras os acompanham” (Ap 14,13).

 

Horário de Sepultamento:

21/02
– 21h: Velório na Capela São João Bosco, (Capela dos Salesianos), no Forte São João.
22/02
– 10h30: Celebração Eucarística
Local: Capela dos Salesianos, no Forte São João.
– 16h: celebração Eucarística e sepultamento. Local: Venda Nova do Imigrante

 

  • Trajetória de vida

Pe. Braz Carnielle nasceu em 02 de dezembro de 1930, na cidade Conceição do Castelo, Estado do Espírito Santo. Filho de Francisco Carnielle e Ângela Destefani, fez sua Primeira Profissão Religiosa em 31 de janeiro de 1952, em Barbacena (MG), e Profissão Perpétua em 16 de janeiro de 1958, em Cachoeira do Campo (MG). Entre 1952 e 1954, cursou Filosofia no Estudantado Filosófico de São João Del Rei (MG).

Exerceu o tirocínio (assistência) em 1955 em São João Del Rei (MG), em 1956 em Pará de Minas (MG) e em 1957 em Santa Bárbara (RJ). Entre 1958 e 1961, estudou teologia no Instituto Pio XII, em São Paulo. Foi ordenado Diácono em 12 de março de 1961 e Presbítero em 08 de dezembro de 1961, ambos em São Paulo (SP). Faleceu em Vitória (ES), em 21 de fevereiro de 2023, aos 92 anos de idade, dos quais 71 anos como religioso salesiano e 61 anos como padre

Na manhã da terça-feira (31), Dia de São João Bosco, os educadores das obras da Presença Salesiana de Vitória (ES), participaram juntos de uma formação pastoral que desenvolveu o tema da Estreia Salesiana para 2023 “Como Fermento na Família Humana Hoje. A Dimensão Laical da Família de São João Bosco”. A mensagem anual tem o objetivo de motivar e nortear as ações e o trabalho pastoral e pedagógico de toda a Família Salesiana.

O momento de formação foi conduzido pela educadora do CESAM-GO, Rosangela Cruz Ferreira. Ela abordou a Estreia 2023, que convida os membros da Família Salesiana, a ser como fermento no mundo, espalhando a Palavra e o Reino de Deus como o fermento transforma a massa de pão. Para a educadora, além de desenvolver a reflexão proposta pela Estreia 2023, o momento permitiu uma aproximação entre as presenças salesianas em Vitória (ES) e em Goiânia (GO).

“É muito prazeroso perceber como temos tanta gente trabalhando, levando o legado de Dom Bosco. Essa integração é tudo para a obra Salesiana. Assim como Dom Bosco, nós não trabalhamos isolados e a realização deste sonho de Dom Bosco só chegou até aqui por causa de um trabalho que acontece em rede. Nós somos uma família e uma família unida no carisma salesiano”, destacou Rosangela.

Missa em honra a São João Bosco

A formação aconteceu logo após a missa em honra ao padroeiro dos jovens e fundador da obra salesiana, São João Bosco. A missa foi celebrada pelo Diretor da Presença Salesiana de Vitória, pe. Marcelo Vicente de Paula, que conduziu uma preleção sobre o texto bíblico Matheus 18:1-3.

“Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles, E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como acrianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

 

Bolas, bonecas, carrinhos de brinquedo, roupas, materiais escolares, calçados, entre outros presentes, foram entregues as crianças e adolescentes na manhã festiva em comemoração do Natal do Oratório Festivo, realizada no último domingo (18), nas Obras Salesianas de Vitória. Neste ano, a comemoração foi ainda mais especial, os educadores se uniram para presentear mais de 100 crianças que fazem parte do projeto e junto com o presente enviaram cartões com palavras de esperança.

Durante a festa, foram realizadas brincadeiras, práticas de esportes, recreação, ginástica rítmica que marcaram a comemoração. A programação também contou com o apoio voluntários e dos acadêmicos de diversos cursos do Centro Universitário Salesiano- UniSales que prepararam o lanche e ajudaram na organização das atividades. Uma surpresa animou a festa, a participação do Irmão Pereira vestido de Papai Noel entregando todos os presentes para as crianças.

De acordo com Rita Perim, coordenadora e voluntária do Oratório Festivo há 49 anos, esse momento é cheio de vida e alegria como é o Oratório Festivo de Dom Bosco. “As crianças e famílias que participaram do Natal viram esperança em cada voluntário, nos presentes e nas cartinhas que receberam. Viram o céu aqui na terra, nós vivemos um dia de céu no Oratório cercados por pessoas que querem fazer o bem”.

Na manhã de sábado, dia 10 de dezembro, os educadores da Presença Salesiana de Vitória- ES se reuniram para celebrar o encerramento do ano de 2022 em uma grande festa.

Para dar início às festividades, os Salesiano celebraram uma missa em ação de graças pelos trabalhos das Obras Salesianas de Vitória e pelos75 anos da Inspetoria São João Bosco com a participação dos educadores do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Colégio Salesiano Jardim Camburi, Centro Universitário Salesiano- UniSales, Cesam ES, Oratório Festivo e Pré-vestibular Dandara.

A celebração foi realizada na Capela São João Bosco e presidida pelo Pe Braz. Durante a homilia, ele destacou a história da ISJB e de como teve início a Presença Salesiana no Espírito Santo, há 99 anos. No ofertório, alguns educadores entraram com símbolos significativos representando cada Obra, como as camisetas dos grupos juvenis da JMS e AMS, o diamante dos 75 anos da Inspetoria e o Projeto Político Pedagógico Pastoral dos colégios. Ao final da celebração, foi realizado um almoço festivo, sendo regido pela fraternidade e pela alegria entre a comunidade educativa.

Na tarde da última segunda-feira (12), os acadêmicos dos 3º e 8º períodos do curso de Direito realizaram a entrega de mais de 100 livros que serão destinados à biblioteca da Penitenciária Semiaberta de Cariacica. A entrega das doações foi realizada para a juíza da Vara de Execuções Penais de Vila Velha (VEP), Drª Patrícia Faroni, e contou com a participação dos alunos; prof. Thyago Brito de Mello, coordenador do curso de Direito; prof. Vicente de Paulo Colodete, professor orientador do projeto; prof. Alexandre Aranzedo, pró-reitor Acadêmico e profª Carmen Luiza da Silva, reitora.

A campanha de arrecadação surgiu a partir de uma visita técnica à unidade prisional, por meio do Projeto Reescrevendo a Liberdade. Conversando com os apenados, os alunos perceberam a necessidade de novos livros de literatura que contribuíssem para a leitura e lazer. A partir disso, desenvolveram Projetos Integradores de Extensão que despertassem o interesse na comunidade acadêmica em doar.

Para o acadêmico do 3º período de Direito, Arthur Lubase, essa foi uma forma de abrir os olhos dos apenados para o mundo da leitura. “Encontramos uma defasagem no acervo de livros da biblioteca da penitenciária e, a partir disso, iniciamos uma campanha em nossas redes sociais e no campus para arrecadar livros. Queremos levar além de educação, cultura, esperança e entretenimento por meio da leitura.”

De acordo com Patrícia Faroni, a parceria com o UniSales tem proporcionado o envolvimento dos alunos com os projetos do sistema prisional. “Hoje, estamos aqui para fechar o ano com chave de ouro e receber doações de livros e comemorar a importância do Reescrevendo a Liberdade, e dessa forma, levar amor, oitiva, esperança, acolhimento e remissão de pena por meio da leitura”.

“Essa foi a primeira instituição de ensino superior que abraçou nossas ideias e diversos cursos se envolveram com nossos projetos no sistema prisional. Mais um ano, celebramos a parceria da VEP com o UniSales nos projetos sociais do Semiaberto”, reforçou ainda.

Reescrevendo a Liberdade

O Reescrevendo a Liberdade é um projeto de extensão do Centro Universitário Salesiano- UniSales realizado de forma articulada ao projeto “Remição pela Leitura”, desenvolvido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha- ES. Por meio do projeto, previsto no Art. 5º, inciso IV, da resolução do CNJ nº 301/2021, os reeducandos do sistema prisional terão a possibilidade da remição de dias da pena, por meio da leitura de obras literárias e da realização de um relatório de leitura que será avaliado por voluntários.

O Reescrevendo a Liberdade contribui com a ressocialização do reeducando do sistema prisional, bem como estimula o processo de reflexão e ressignificação da trajetória de vida, além de contribuir para o crescimento pessoal e social, fomentar o aumento da autoestima, concentração, memória, imaginação e expansão do conhecimento artístico-cultural.

O UniSales recebeu o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), pela participação na campanha do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2022. Esse é o décimo ano consecutivo que a Instituição é reconhecida pelo seu compromisso social.

As atividades fazem parte do Dia da Responsabilidade Social, promovido anualmente pelo Centro Universitário em parceria com a Associação Brasileira dos Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), com atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.

De acordo com a reitora do UniSales, profª Carmen Luiza da Silva, esse selo é um marco que reforça as atividades sociais e de extensão desenvolvidas ao longo do ano, por todos os cursos de graduação. “Sabemos a importância do envolvimento dos nossos alunos e professores com as comunidades do entorno e população capixaba. Esse é o DNA Salesiano de  estar envolvidos com as Obras Salesianas, nas comunidades e serviços sociais. Por meio dos diversos projetos e ações desenvolvidas pelo Centro Universitário Salesiano ressaltamos nosso comprometimento com a construção de um mundo mais sustentável e igualitário”.

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales