Estreia 2023: Como fermento na família humana hoje - Unisales
  • Home
  • Pastoral
  • Estreia 2023: Como fermento na família humana hoje

Estreia 2023: Como fermento na família humana hoje

O Lançamento da Estreia é sempre um momento importante e que envolve toda a Família Salesiana para receber do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, o tema que irá inspirar todo o ano pastoral. Para o próximo ano, a mensagem 2023 terá como tema: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família Dom Bosco”.

A mensagem anual tem o objetivo de motivar e nortear as ações e o trabalho pastoral e pedagógico de toda a Família Salesiana. Esse conteúdo, conhecido como Estreia, é publicado em vários idiomas a fim de alcançar todos aqueles ligados ao carisma salesiano em 134 países. Trata-se de uma tradição iniciada por Dom Bosco, que se mantém viva ainda hoje através de seus sucessores.

O texto da Estreia propõe a cada membro da Família Salesiana e aos jovens que sejam fermento no mundo, espalhando a Palavra e o Reino de Deus da mesma forma que o fermento transforma a massa de pão. É um convite a ser “fermento na massa do pão da humanidade” e “viver de perto, deixando-nos enriquecer pela laicidade evangélica”.

O fermento, elemento também usado metaforicamente por Jesus para apresentar o Reino de Deus aos apóstolos, é “o único ingrediente vivo”, aquele elemento que é usado em pequenas quantidades, mas que “tem a capacidade de influenciar, condicionar e transformar toda a massa”, afirma o Reitor-Mor.

A reflexão também chama a atenção para a importância do trabalho dos leigos nas obras da Congregação Salesiana, lembrando que “a Igreja é composta por bem mais de 99% de leigos… imagine como a proporção se torna se você abraçar o mundo inteiro. Eles são a massa, bem como o fermento do Reino”.

Clique aqui para ler a carta íntegra.

 

Arte Estreia 2023

A arte do pôster é trabalho do Sr. Nuno Quaresma, membro do Setor de Comunicação Social da Inspetoria “Santo Antônio”, de Portugal, e expressa a autenticidade e vivacidade da Família Salesiana, de ontem e de hoje, a serviço dos jovens de todo o mundo. A proposta da ilustração se inspira na dimensão afetiva e familiar que uniu Dom Bosco e Mamãe Margarida aos meninos acolhidos no Oratório de Valdocco.

Na imagem, Dom Bosco, Pai e Mestre, conduz e organiza os jovens, que têm fome e precisam de um pastor que os apoie na busca do dom da solidariedade, do zelo amoroso pelas pequenas tarefas e pelo pão compartilhado da autoconsciência, como um bom fermento que os ajude a crescer e torne maior e mais saboroso o “pão da Família Humana”.

Logo Unisales