Imigração e Refúgio

Imigração e Refúgio

Em todas as sextas-feiras do mês de setembro, o curso de Direito irá promover o “Congresso Internacional Imigração e Refúgio: acolhida, assistência jurídica e inclusão social” que irá possibilitar o acesso de acadêmicos à abordagem teórica e prática dos Direitos Humanos dos Imigrantes e Refugiados.

O evento foi desenvolvido para marcar o lançamento da Plataforma Lince, que será no dia 25 de setembro, um espaço digital de interação social elaborada pelo aluno do curso de Direito, Laércio Jorge Ramos Júnior e a professora orientadora Thaíse Valentim Madeira, a fim de facilitar o acesso de refugiados à justiça e à informação. O projeto teve como incubadora um programa de Inovação Tecnológica financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em parceria com o UniSales.

A programação será transmitida por meio do canal do UniSales no Youtube e faz parte das Sextas Acadêmicas. O evento contará com a presença de convidados que atuam na área: professores, pesquisadores, defensores públicos, acadêmicos com experiência internacional, profissionais da comunicação, da saúde, e de ativistas. Os alunos que participarem irão receber 15h de horas de Atividades Curriculares Complementares- ACC.

Programação:

Dia 04 de setembro:

19h – Abertura

19h20 – Isabela Nahssen- acadêmica de direito na Queen Mary University of London com experiência em assistência à refugiados e migrantes em Londres. “Abordagem comparativa entre Inglaterra e Brasil na acolhida e assistência de Imigrantes e Refugiados”.

20h – Karina Mitleg Bayerl (Defensora Pública Federal, Chefe do Ofício Regional dos Direitos Humanos do Espirito Santo) – “Atuação da Defensoria Pública da União na promoção do acesso à justiça de Refugiados e Imigrantes”.

Dia 11 de Setembro:

19h – Abertura

19h20 – Dr. Leonardo Magalhães (Defensor Público Federal, com atuação na Corte Interamericana de Direitos Humanos, e pesquisador – ) – “Sistema de Acolhida de Refugiados no Brasil”.

20h – Dr. Gustavo Zortea (Defensor Público Federal de Categoria Especial, Membro do Grupo de Trabalho Migração, Apatridia e Refúgio da DPU, integrante da assessoria de atuação no STF). – “Assistência Jurídica para Refugiados, Imigrantes e Apátridas pela DPU”

Dia 18 de Setembro

19h – Abertura

19h20 – Regina Helena Alves da Silva (Vice-coordenadora do INCT de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPUT e Coordenadora do Centro de Convergência das Novas Mídias – CCNM UFMG). “Exercício da cidadania na cultura digital”.

20 h – Barbara Costa (Psicóloga do Médico sem Fronteiras, especialista em saúde mental). “O trabalho de Organização Humanitária Internacional em Territórios de Conflitos”.

Dia 25 de Setembro:

19h – Abertura

19h20 – Dra Marina Almeida (Advogada internacionalista, Pesquisadora e Consultora da Comissão Interamericana de Direitos Humanos). – “Casos emblemáticos sobre Refúgio e Imigração na CIDH”.

20h – Lançamento da Plataforma Lince e encerramento

 

Logo Unisales