• Home
  • Pastoral
  • Implementação do NAF a partir de parceria com a Receita Federal

Implementação do NAF a partir de parceria com a Receita Federal

Desafios reais que possibilitam viver a experiência de ser um profissional desde a academia. Na tarde dessa terça-feira (04), o Centro Universitário Salesiano- UniSales assinou o termo de colaboração técnica com a Receita Federal para a criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal- NAF em que serão oferecidos serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas, jurídicas e micro-empreendedores (MEI). A parceria é voltada à capacitação dos estudantes, por meio do aprendizado acadêmico na prática de suas obrigações como profissionais.

O convênio irá contribuir para uma formação mais completa dos estudantes que desde a academia irão desenvolver competências e habilidades por meio da prática profissional, também terão acesso aos treinamentos, cursos de capacitação, mentoria e visitas técnicas à Receita Federal. Além disso, é mais uma oportunidade dos acadêmicos de Ciências Contábeis participarem de situações e desafios reais do trabalho, levando uma assistência gratuita à comunidade hipossuficiente e fortalecendo a cidadania.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Francesca Nossa, iremos prepará-los para enfrentar os desafios e peculiaridades do mercado de trabalho. “Por meio do NAF iremos qualificar o futuro profissional por meio de uma vivência prática, proporcionando a aplicação do seu aprendizado acadêmico. Além de oportunizar uma formação de qualidade, priorizando o intuito de prepará-los para enfrentar os desafios e peculiaridades do mercado de trabalho, e conscientizá-los da função social que devem exercer enquanto profissionais, além de potencializar competências e habilidades fundamentadas no exercício da profissão”.

O delegado da Receita Federal, Eduardo Augusto Roelke, “O fato do UniSales estar aqui ao lado esse já é um grande ponto de partida, pois facilitará que o contribuinte que procura à Receita Federal seja orientado a ir ao NAF e receba essa assessoria gratuita. Acreditamos que a vivência que o aluno tem a partir do Núcleo possibilita assimilar melhor os conhecimentos, uma vez que ele passa por toda a prática real da profissão”.

De acordo com o reitor do Centro Universitário, prof. Cledson Rodrigues, “os estudantes têm a oportunidade de aplicar as atividades de sua área profissional, aprimorar os conhecimentos e se manter informados de todas atualizações legais do segmento. Isso é viver a metodologia do UniSales em sua totalidade, sem nos afastar da nossa missão que é o nosso comprometimento com a sociedade por meio de serviços como o NAF, que irá prestar uma assessoria contábil gratuita aos menos favorecidos”.

O NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma ação conjunta entre a Receita Federal do Brasil e as Instituições de Ensino Superior, a fim de promover uma interação entre as instituições, os alunos e a sociedade. Funciona como escritório tributário e fiscal, através de uma cooperação mútua e a qualificação de futuros profissionais contábeis oferecendo a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes

Alguns serviços que serão ofertados:

– Auxílio à elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF;
– Auxílio à inscrição e Informações cadastrais de CPF, CNPJ, CEI
– Auxílio à emissão e informações sobre Certidões Negativas de Débitos PF e PJ;
– Auxílio à consulta à situação fiscal;
– Agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal;
– Informações e auxílio à regularização de CPF Suspenso;
– Informações e auxílio à elaboração de pedido de isenção de IRPF para portadores de moléstias graves;
– Orientações e auxílio à elaboração de pedidos de isenção de IPI/IOF na compra de veículos por portadores de deficiência física, mental ou visual;
– Auxílio à inscrição e Informações gerais sobre o Microempreendedor Individual- MEI;
– Auxílio à inscrição e Informações gerais sobre o Simples Nacional.

Logo Unisales