Seja voluntário do 'Reescrevendo a Liberdade' - Unisales
  • Pastoral

Seja voluntário do ‘Reescrevendo a Liberdade’

O Reescrevendo a Liberdade é um projeto de extensão universitária do Centro Universitário Salesiano- UniSales realizado de forma articulada ao projeto “Remição pela Leitura”, desenvolvido pela Vara de Execuções Penais de Vila Velha- ES (VEP). Por meio do projeto, previsto no Art. 5º, inciso IV, da resolução do CNJ
Nº 301/2021, os
reeducandos do sistema prisional terão a possibilidade da remição de dias da pena, por meio da leitura de obras literárias e da realização de um relatório de leitura que será avaliado por voluntários.

O Reescrevendo a Liberdade  contribui com a ressocialização do reeducando do sistema prisional, bem como estimula o processo de reflexão e ressignificação da trajetória de vida, além de contribuir para o crescimento pessoal e social, fomentar o aumento da autoestima, concentração, memória, imaginação e expansão do conhecimento artístico-cultural.

A partir do envolvimento de docentes, estudantes e educadores das Obras Salesianas de Vitória poderão participar de forma voluntária da comissão de validação do relatório de leitura. Os acadêmicos receberão 5h de ACC e para atuar como voluntariado, toda a comunidade acadêmica poderá se inscrever no link.

De acordo com o pró-reitor do UniSales, prof. Alexandre Aranzedo, essa iniciativa irá contribuir com a ressocialização dos internos do sistema prisional e está de acordo com o carisma salesiano. “O projeto iniciou a partir da articulação da reitoria do UniSales com a Vara de Execuções Penais de Vila Velha. O Reescrevendo a Liberdade é um projeto de extensão universitária, em consonância com carisma e missão salesiana, que determina que uma pessoa dentro do sistema prisional pode ter a remissão da pena a partir da leitura e resumo”.

“Os reeducandos do sistema prisional, por diversas circunstâncias, foram sentenciados e privados da liberdade. Então, a partir do projeto é que esse reeducando estará no processo de refletir e reescrever sua forma de viver livre. Queremos fomentar o engajamento e o envolvimento de toda a comunidade acadêmica da Presença Salesiana de Vitória para que se tornem voluntários e auxiliem a validação dos formulários de leitura dos internos. Acreditamos que a partir disso iremos contribuir com a ressocialização dos internos do sistema prisional, estimular reflexões, crescimento pessoal e social”, acrescentou ainda.