Aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar realmente funciona? - Unisales

Aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar realmente funciona?

O uso de redes sociais é intenso em toda a América Latina. Curiosamente, os países onde a população passa mais tempo online são os emergentes, devido à juventude da população.

Mundialmente, o Brasil é o segundo colocado em tempo de uso das mídias sociais. A média geral dos brasileiros é de mais de 3 horas diárias gastas nas redes, de acordo com o GlobalWebIndex.

Na contramão do uso acentuado dessas mídias, estão os aplicativos que bloqueiam redes sociais para estudar. Eles são uma alternativa para quem não consegue passar muito tempo sem dar aquela olhadinha no que está acontecendo no Facebook, Instagram e Twitter, entre outras plataformas.

Continue a leitura e saiba se aplicativos que bloqueiam redes sociais para estudar realmente funcionam!

Como funciona o aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar?

Existem opções diversas, tanto para instalar no smartphone quanto para o computador. Seu funcionamento é muito simples: na maioria das vezes, basta baixar o programa e definir parâmetros, como quais serão os sites ou apps bloqueados, e por qual período do dia.

Há ainda algumas opções criadas especificamente para estudantes, que incluem timers de tempo para concentração e tempo para relaxamento, baseados no método Pomodoro

Todos eles têm o objetivo de aumentar seu tempo de concentração em outras tarefas que não sejam as redes sociais. 

As vantagens de instalar um bloqueador no pc

Alguns apps possuem funcionalidades que permitem acompanhar por quanto tempo você ficou online durante cada dia. Checar esses dados é uma forma de monitorar a si mesmo, mas merece uma reflexão.

Já parou para pensar em tudo que é possível fazer no tempo que você passou rolando a barra das redes sociais?

Elas servem sim para aproximar pessoas, mas muitas vezes são apenas recursos para procrastinação.

Quando as redes acabam dificultando nossa produtividade, significa que está na hora de controlar melhor o tempo online. O vício nas redes sociais está crescendo na sociedade, e é preciso ter cuidado para não sucumbir à ele.

Fomo

O Fear of missing out, conhecido pela sigla FOMO, é um tipo de ansiedade criado pelo medo de ficar por fora das notícias, não conseguir acompanhar a evolução tecnológica ou não conseguir manter-se atualizado nas redes sociais. Instalar um bloqueador é um ótimo primeiro passo para pessoas com FOMO.

De acordo com estudos, a FOMO muitas vezes tem origem na infelicidade, e o pior é que acaba gerando mais infelicidade. Acessar as redes faz com que as pessoas comparem suas próprias vidas às vidas de amigos ou de celebridades, sem levar em consideração que as redes não retratam a vida real.

Não é saudável acessar as redes sociais logo quando acordamos, durante as refeições ou antes de dormir. Isso pode inclusive apontar para um possível vício. Já durante os estudos, as redes sociais consomem sua atenção e tornam o aprendizado de pior qualidade.

Por que as distrações prejudicam seu aprendizado

Alguma vez você já deixou de escutar ou de entender algo que foi dito para você porque estava mexendo no celular naquela hora? Esse fenômeno é muito comum e acontece tanto em conversas quanto quando você está estudando. É extremamente difícil absorver duas informações ao mesmo tempo.

É por isso que usar um aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar é benéfico, pois ele faz com que você mantenha o foco no que é importante naquele momento. 

Ficar mudando de foco, deixa o cérebro mais cansado e torna seu aprendizado mais raso. Concentrar-se nos estudos sem distrações vale a pena, pois gera um aprendizado mais profundo e duradouro. 

Alguns aplicativos para evitar as redes sociais

Stayfocusd

O StayFocusd é uma extensão para Google Chrome totalmente personalizável. Você faz o download e escolhe quais endereços na web quer que sejam bloqueados. Ele também permite configurar limites de tempo para cada site, ou seja, após o tempo determinado, o site fica inacessível.

Offtime

O Offtime é um aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar de acordo com os períodos de tempo que você escolher. É possível bloquear qualquer site ou app. Ele ainda mostra estatísticas de uso do aparelho.

Forest

O app Forest não é um bloqueador de redes sociais, mas oferece incentivo para deixá-las de lado por um tempo.

Funciona da seguinte forma: você abre o aplicativo e planta uma árvore. Se você sair do aplicativo, a árvore morre. Se ficar online, a árvore cresce. Ou seja, ele faz com que você não possa usar o celular por alguns minutos.

O Forest já recebeu vários prêmios como melhor app de produtividade. Ele também gera gráficos relacionados ao seu tempo de concentração. Há espécies de árvores e flores diferentes para serem liberadas conforme seu jardim cresce.

Mindful Browsing

Para ser usado no pc, o Mindful Browsing é uma extensão que mostra belas paisagens e sugestões de atividades sempre que você tenta acessar determinados site.

Por exemplo, ao digitar twitter.com, será aberta uma foto de um lindo pôr do sol com a mensagem “Tem certeza de que deseja mesmo abrir esse site? Por que você não respira profundamente 5 vezes ao invés disso?”.

Space

Disponível para Android e para iOS, o Space é o ideal para quem quer monitorar o uso do smartphone. Ele conta com tempo de bloqueio para os apps que você escolher e oferece dados variados sobre seu tempo de uso do celular. Ele bloqueia notificações de outros apps e assim evita distrações.

Resumindo: aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar funciona?

Sim! Desde que você configure o aplicativo e não volte atrás. Os apps que bloqueiam redes sociais são apenas um suporte para que seja mais fácil evitar as redes. Mas a sua determinação é o mais importante! 

Lembre-se do seu objetivo com os estudos e pense sobre o papel das redes sociais na sua vida. Faça então uma reflexão: qual deles trará resultados reais para você? Qual deve ser priorizado? 

Assim, escolha o aplicativo que bloqueia redes sociais para estudar que melhor se encaixa nas suas necessidades e faça o download. Deixe o acesso às redes para os momentos de relaxamento e aconselhe seus amigos a fazerem o mesmo! Compartilhe este post com eles!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales