• Home
  • Blog
  • Carreira
  • Como escolher minha carreira profissional? 7 reflexões que você precisa fazer para acertar

Como escolher minha carreira profissional? 7 reflexões que você precisa fazer para acertar

Muitas pessoas têm a profissão do sonho desde pequenas. Mas, para outras, decidir qual caminho seguir é um grande desafio.

Existem inúmeras possibilidades e eleger apenas uma pode parecer algo bastante difícil. Ainda mais para quem não tem experiência no mercado ou não conhece profundamente nenhuma profissão.

São muitas escolhas e possibilidades, o que se torna uma grande responsabilidade. Afinal, é uma decisão que vai acompanhar você por vários anos, senão a vida inteira.

Por isso, você se pega aí pensando “como escolher minha carreira profissional?”. Continue a leitura e confira dicas para chegar à sua resposta!

Qual área de estudos tem sua preferência?

Ao longo dos seus anos de estudo no Ensino Fundamental e Médio você teve aquelas disciplinas que mais curtia, certo? Aquelas em que você tinha prazer de estudar e que se dava bem nos trabalhos e exames. Isso ajuda muito a definir a área com a qual você tem mais afinidade.

Se você sempre gostou de História, Geografia, Literatura, Português, as profissões relacionadas às Ciências Humanas vão te dar mais opções de atuações que você possa se interessar. 

Já no caso de Matemática, Física e Química, procure por cursos da área de Exatas. Por outro lado, se você amava Biologia, todos os cursos da área de Saúde e Biológicas trazem um amplo leque de atuação.

Em qual ambiente de trabalho você se identifica?

Você se vê trabalhando em um escritório, em frente ao computador? Ou gostaria de algo com mais movimento e até viagens? Esses pontos são fundamentais na hora de considerar uma carreira. 

Há atividades que dependem inteiramente da sua posição em uma mesa de trabalho. Já outras que precisam que você esteja em vários lugares diferentes.

Há também aquelas profissões que vão trazer um misto. Um jornalista, por exemplo, passa muito tempo em frente ao computador, fazendo pesquisas e escrevendo, mas também vai a todo tipo de lugar para realizar suas entrevistas e reportagens.

Qual o seu perfil?

Seu perfil também é relevante na escolha da carreira. Por exemplo, no seu dia a dia você é mais organizado e se planeja? Então uma profissão que envolva estratégias é mais interessante. 

Prefere resolver tudo o quanto antes? Atividades que envolvam o operacional podem ser bem-sucedidas. Se você gosta e sabe lidar com o público, serviços que precisam desse tipo de interface são indicados. 

Faça uma auto-avaliação e veja com qual tipo de atividade você se identifica. 

Já fez um teste vocacional?

Existem especialistas que te ajudam a solucionar a dúvida sobre como escolher sua carreira profissional. Diversos psicólogos oferecem testes vocacionais

Esses testes consistem em perguntas variadas, que vão levar em consideração seus gostos, habilidades, personalidade e desejos. 

O resultado não necessariamente é uma resposta na qual você deve se obrigar a seguir uma profissão. Mas, contribui muito para direcionar para campos de atuação onde você pode se dar bem!

Para você, qual a remuneração ideal?

Essa questão pesa bastante para muita gente. Existem profissões que são melhor remuneradas que outras, muitas vezes pelo nível de conhecimento, dedicação e responsabilidade. Se isso é importante para você, faça uma pesquisa para alinhar suas expectativas.

No entanto, seu salário sempre será definido pela trajetória que você construir. Um gerente de comércio pode ganhar tão bem quanto um médico. Um diretor contábil pode receber muito mais que um advogado.  

Você sabe no que é bom?

Todo mundo é bom em alguma coisa. Comece a perceber suas habilidades e identifique como isso pode ser aplicado em uma carreira.

Por exemplo, se você se dá bem em debates e tem uma ótima oratória, você pode se dar bem em Direito.

Curte redes sociais e as pessoas sempre te elogiam sobre a abordagem de assuntos e suas postagens? Às vezes cursar Comunicação Social é uma boa! 

Se ama cozinhar e inventar receitas, a Gastronomia vem abrindo cada vez mais possibilidades.

Dessa forma, além de escolher um campo em que você já tem afinidade, você aumenta suas chances de sucesso com habilidades que você já se sobressai.

Converse com pessoas que já estão no mercado de trabalho

Por mais que estudos de mercado apontem estimativas sobre carreiras, só quem vive realmente uma profissão sabe as dores e alegrias dela.

Por isso, converse com pessoas que já atuam em uma área que você tem interesse. Pergunte sobre as oportunidades, dificuldades, jornadas de trabalho, quais são os desafios e as chances de crescimento no campo. 

Inclusive, questione sobre as atividades que exerce no dia a dia. Muitas vezes, existe uma idealização sobre uma profissão. Mas há muitas coisas por trás que podem não necessariamente te agradar.

De quebra, você já começa a formar um networking na sua área!

Dica de ouro: não se apresse! 

Aqui vai uma dica preciosa: tome a decisão com calma. Considere tudo o que a envolve. 

É comum que as pessoas escolham logo a profissão que vão exercer porque têm urgência em entrar no mercado de trabalho ou começar sua graduação. Mas isso pode resultar em uma seleção que não combina com você.

Avalie tudo, para acertar de primeira!

Quero trocar de carreira, como fazer?

Se você já segue uma profissão mas não gosta do que faz, saiba que isso é mais comum do que você imagina! A estimativa é de que nove em cada 10 brasileiros estão infelizes no trabalho.

Para quem se encontra nessa situação, a questão é não ter medo de fazer uma mudança, mesmo que drástica. Você pode considerar todas as reflexões que apresentamos neste artigo e começar sim uma nova carreira.

Você pode investir em uma nova formação, em uma especialização e buscar novos mercados. O trabalho ocupa parte considerável do dia a dia de todos e se sentir realizado e feliz com o que faz é muito importante!

Como escolher minha carreira profissional e alcançar o sucesso?

Se com nossas dicas você já descobriu como escolher a carreira profissional, você certamente quer começar logo e ter sucesso em seu campo, certo?

Pois isso é possível, desde que você trace um plano de carreira! Então, defina seus objetivos e trace um plano sobre os passos que você deve seguir para atingi-los.

Quais cursos você deve fazer? Workshops que vão te dar um diferencial? É importante aprender uma nova língua? Se sim, qual? Dessa forma você passa a ter as habilidades para conquistar suas metas profissionais!

Independentemente da carreira que você escolher, o UniSales tem o curso ideal para você dar início a ela!

Logo Unisales