O que o networking profissional pode fazer por você que outras pessoas não podem? - Unisales
  • Dicas de estudo

Ninguém faz nada sozinho. E nem deveria. Afinal, quando trabalhamos em equipe ou contamos com o apoio de outras pessoas, somos capazes de ir cada vez mais longe. E é aí que reside a importância do networking profissional.

Mas como contar com essa ajuda se você não conhece tanta gente assim? Uma das respostas é começar a nutrir o seu networking profissional. Continue a leitura e entenda melhor como essa prática pode te ajudar!

Mais oportunidades de emprego

Nem sempre as melhores oportunidades de emprego, as melhores vagas ou até mesmo as informações sobre quando vão precisar de um novo funcionário em alguma empresa de referência são amplamente divulgadas.

Neste sentido, manter um networking profissional sempre ativo pode apresentar você àquela oportunidade que tanto busca.  Isso acontece porque as empresas costumam valorizar as referências profissionais antes de contratar, principalmente quando é feita por ex-chefes.

Se você tem uma boa relação com antigos companheiros de trabalho, vale muito a pena manter-se em contato permanente e estar sempre consultando sobre possibilidades. Aqui, o famoso “QI” (quem indica) pode ser o diferencial para você conquistar uma nova vaga

Participação em eventos

Para falar da importância de participar de eventos na hora de fortalecer seu networking profissional, vale a pena entender a teoria do small world experiment (teoria do mundo pequeno). Ela afirma que qualquer um de nós está a seis pessoas de distância de qualquer outra pessoa no mundo.

E que melhor lugar para encontrar um monte de indivíduos que compartilham interesses pelas mesmas coisas do que em eventos? Mas, para aproveitar todas as oportunidades, você precisa se preparar para o evento e para ampliar sua rede de contatos.

Informe-se sobre o evento e os conteúdos que serão vistos. Planeje sua abordagem na hora de conhecer outras pessoas, aproxime-se com cordialidade e escolha profissionais de referência. Lembre-se de listar todos os contatos para dar seguimento às comunicações por meios digitais e redes sociais

Troca de conhecimentos

O networking profissional não deve surgir somente quando você precisar de um favor de alguém. De fato, é exatamente enquanto estamos inseridos no mercado de trabalho que fica mais fácil estar em contato com outros profissionais, de nosso setor ou de outros.

Aqui, a troca de conhecimentos é uma ótima oportunidade não só para ser conhecido, como também para aprender mais. Assim como você quer se conectar com os outros, também é importante deixar que terceiros entrem em contato com você.

Melhor ainda se você conseguir levar essa troca de conhecimentos a um patamar mais elevado e puder criar parcerias de longo prazo. Além disso, busque conexões com potencial para terem um efeito multiplicador de contatos do seu networking profissional.

A faculdade é o ponto de partida para a construção de um bom networking profissional e o UniSales sabe disso.

Por essa razão, investimos em maneiras de colocar você em contato com professores, colegas e profissionais do mercado e assim contribuir para que as suas conexões sejam tão vantajosas quanto podem ser.

Conheça a graduação MOB e dê seu próximo passo da sua futura vida como um profissional de sucesso!