Como planejar a carreira profissional em 8 passos simples - Unisales

Como planejar a carreira profissional em 8 passos simples

Quando estamos na faculdade, uma das preocupações é como planejar a carreira profissional. Quais cursos extracurriculares fazer? E idiomas, será que é preciso aprender? Como posso organizar meu futuro?

São perguntas mais do que válidas, já que sua carreira profissional depende das ações que você desenvolve agora. Pensando nisso, resolvemos criar um pequeno e eficiente guia para ajudar você a estruturar seus passos daqui por diante.

Siga com a leitura e confira!

1. Analise o mercado

O mercado muda muito, mas apresenta tendências que podem te ajudar a decidir sobre qual é a melhor área para atuar futuramente. 

Se você está perto de se formar, pode aproveitar as oportunidades que vão surgir no cenário de pós-pandemia, onde é esperada uma recuperação e abertura de vagas.

Mas se ainda falta um pouco para você conquistar seu diploma, nada impede que você já comece a entender o comportamento do mercado de trabalho. Acompanhe portais com esta temática e procure relações com o que você mais gosta de fazer. 

2. Faça uma autoavaliação e encontre o seu propósito

Acompanhar o mercado de trabalho também pode dar sinais para você sobre quais são as competências mais buscadas. Daqui até o final da faculdade, você tem tempo de sobra para aprimorar suas habilidades. 

Para isso, que tal fazer uma autoavaliação e aproveitar para se conhecer melhor?

Seja como estudante ou profissional, ser consciente de suas afinidades e limitações é fundamental para ajustar seus conhecimentos e definir seu caminho daqui em diante. 

A dica aqui é: encontre seu propósito. Você pode começar a fazer isso elaborando uma série de perguntas que vão orientar sua busca. Vamos sugerir algumas, mas sinta-se livre para ampliar essa lista:

  • Quais são suas maiores dificuldades de prática e aprendizado? 
  • Quais são as suas maiores conquistas até agora? 
  • Quais são as disciplinas e atividades mais prazerosas?
  • O que você faria diferente a partir de hoje?

Reflita sobre estas questões para saber se você já se sente indo pelo caminho certo ou se é preciso ajudar sua trajetória. Invista em cursos extras, fora da faculdade, que complementem sua matriz curricular pessoal.

3. Defina onde você quer chegar

Na hora de pensar no planejamento da sua carreira profissional, tente visualizar todo o caminho que você terá que percorrer até chegar nas posições que deseja.

Veja quais são os cargos que você vai precisar ocupar para atingir postos de liderança, por exemplo. Você pode criar um roadmap para manter sempre à vista e inclusive modificar seu caminho pretendido.  

Para que tudo isso funcione, é necessário atingir metas a curto, longo e médio prazo. Então, tudo o que você precisa fazer é colocar as metas no papel (ou numa planilha) e estabelecer prazos para concluí-las.

Agora  que você já tem uma meta, vem a parte mais difícil: saber como você vai chegar lá.

4. Comece a alimentar um perfil no LinkedIn

Todo mundo já conhece bem o LinkedIn e sabe que essa rede social é perfeita para estabelecer conexões com profissionais da sua área ou buscar uma colocação profissional. Além disso, é uma ferramenta onde você pode adquirir o conhecimento necessário e desenvolver novas habilidades, sendo muito útil para planejar a sua carreira.

Nele, é possível acompanhar as informações mais atualizadas do mercado, candidatar-se para vagas de emprego e até ser chamado para entrevistas. E como você ainda está na faculdade, pode aproveitar para começar sua carreira e procurar um estágio no LinkedIn.

Para atrair a atenção dos recrutadores, você precisa ser um usuário ativo e ter um perfil completo na rede, demonstrando todas as suas experiências, participando e propondo debates e pesquisando conteúdos relacionados à sua área. 

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Como comentamos, é muito importante estabelecer prazos para realizar suas ações. Mas se você apenas colocar uma data e não tiver um lembrete, é provável que, no dia seguinte, você esqueça o que tem que ser feito.

Ainda bem que há vários aplicativos e programas de computador que podem ajudá-lo a planejar e executar as tarefas do dia a dia sem perder prazos, pois eles te enviam lembretes automaticamente. O Trello, Pipefy e Asana são alguns exemplos.

6. Inclua recompensas para cada etapa ou meta realizada

Nossa mente é cheia de armadilhas que levam à procrastinação. Ela é movida a recompensas, por isso, é muito importante celebrar cada vitória, por menor que seja.

Pense em coisas que você gosta muito e como incluí-las na sua rotina. Dar uma escapada e ir à praia, andar de bicicleta, visitar os amigos. Permita-se fazer tudo isso depois de um dia intenso de estudos.

Crie um plano de benefícios e, para cada objetivo que você atingir, dê algo de presente para você mesmo. E não deixe de hierarquizar os prêmios, deixando os mais preciosos para as maiores conquistas.

7. Revise seu plano de carreira periodicamente

Pensar em como será sua carreira é algo muito importante, pois esta é a base para o seu desenvolvimento profissional.

Agora, além de criar um plano “engessado”, vale a pena revisar suas metas e objetivos de vez em quando, procurando avaliar se eles ainda fazem sentido. Seu cronograma está sendo cumprido no tempo desejado?  É preciso incluir ou retirar algumas atividades?

Lembre-se que o seu sucesso profissional só depende de você. Mas, às vezes, gerenciar a si mesmo é mais difícil do que gerenciar uma equipe. Por isso, para que sua carreira profissional dê certo, é necessário uma dose extra de paciência, disciplina e determinação.

8. Busque apoio de um especialista

Se depois de fazer tudo isso você ainda não estiver satisfeito ou tiver dúvidas sobre os rumos da sua trajetória como estudante e como isso vai se refletir em sua atividade profissional, não hesite em procurar um especialista. 

Profissionais em desenvolvimento de carreira podem orientá-lo. E isso é válido para pessoas de qualquer faixa etária. Jovens estudantes devem fazer uma orientação vocacional com psicólogo. Já os mais experientes podem recorrer a programas de coaching ou mentoria.

Não importa quanto tempo leve ou em que fase da vida você está, o que importa é encontrar a sua vocação e ser feliz fazendo o que ama!

Conte com o UniSales para obter a melhor qualificação profissional. Conheça nossos cursos e inscreva-se no vestibular!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales