Sala de aula invertida: você na liderança do seu futuro - Unisales

Sala de aula invertida: você na liderança do seu futuro

Quantas coisas interessantes estão acontecendo no mundo da educação, não é mesmo? Estávamos tão acostumado a só ter um formato de estudo à disposição, a famosa e tradicional faculdade presencial. Agora, as novas metodologias ativas de aprendizagem estão mudando tudo o que conhecíamos.

Dentro do universo de novas técnicas, ferramentas e possibilidades, vale a pena falar da sala de aula invertida. Neste formato, os papéis são trocados. O professor passa a ser um mediador e orientador, enquanto os alunos é que tomam a iniciativa de conduzir seu aprendizado.

Quer saber mais? Siga com a gente!

Onde nasceu a sala de aula invertida?

Para você entender melhor, vale a pena saber que a sala de aula invertida nem é tão antiga. Ela inaugurou sua participação na educação em 2007, ou seja, há somente 12 anos! Os professores americanos Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams buscavam melhorar o ensino tanto presencial como online.

E o que eles fizeram? Na busca de minimizar a perda de aulas (em relação às faltas dos alunos), os criadores começaram a gravar os conteúdos das aulas e compartilhar com os alunos antes do dia das aulas.

Dessa forma, os alunos assimilavam as informações previamente e, no momento presencial, eram desenvolvidas atividades práticas com base nos conteúdos distribuídos.

O que aconteceu, então? Os criadores desta metodologia perceberam que as notas dos estudantes melhoraram.

Vantagens da sala de aula invertida

A educação 4.0 chegou para mudar totalmente a forma como nos relacionamos com os estudos universitários. E o ensino híbrido está aproveitando todas as vantagens da sala de aula invertida, que funciona de acordo com alguns pilares fundamentais:

O aluno está no centro das decisões

O professor, aqui, atua como uma espécie de ‘coach educacional’. Neste sentido, o aluno tem todo um leque de conteúdos à sua disposição, fornecidos pelo professo. Mas também pode se aprofundar em temas e questões que sejam de seu interesse particular.

Respeito ao ritmo de aprendizado individual

Você tem todo o tempo do mundo para estudar o que quiser, sempre que tiver relação com os conteúdos da sala de aula invertida da qual você participa. Não precisa estar necessariamente condicionado somente ao tempo da sala de aula.

Interação como forma de exercitar suas habilidades

Na hora da aula é quando os alunos podem colocar em prática o que aprenderam previamente. Para isso, precisam também se posicionar e compartilhar suas ideias e opiniões sobre os temas.

Isso, feito em conjunto, mas mantendo o aluno como protagonista do seu aprendizado, permite que as informações sejam efetivamente transformadas em conhecimentos.

Tecnologia como facilitador do ensino

Sabemos que a tecnologia mudou a forma de aprender ao permitir que novas metodologias de ensino inovadoras pudessem ser materializadas. Neste caso, a sala de aula invertida se apoia em plataformas digitais, vídeos, áudios e outros conteúdos digitais para facilitar o acesso ao que o aluno precisa ver antes da hora da aula.

O que esperar da educação daqui em diante?

A sala de aula invertida é uma das muitas faces das metodologias ativas no ensino. Pode dar adeus aos velhos formatos de ensino, onde o aluno era um mero coadjuvante do seu próprio processo de aprendizado.

Acreditamos que teremos melhores profissionais no mercado, capazes de atender às novas demandas da sociedade, com mais segurança, propriedade e alinhados com os novos tempos.

E por falar nisso, que tal conferir o que o mercado de trabalho espera de você? Acesse o post e descubra!