5 perguntas e respostas sobre a faculdade de Engenharia Civil - Unisales

5 perguntas e respostas sobre a faculdade de Engenharia Civil

Engenharia Civil é um dos cursos mais concorridos em todos os vestibulares do Brasil. E não é para menos: trata-se de uma carreira promissora, na qual o profissional pode se desenvolver como engenheiro contratado, autônomo, consultor e professor, entre outras possibilidades.

Para você ter uma ideia, na maioria das instituições de ensino superior, a nota de corte do curso de Engenharia Civil no Sisu fica acima dos 700 pontos. O mesmo ocorre para o Prouni.

Já pensou, então, no vestibular? A concorrência é realmente muito grande.

Por essa razão, se você está pensando em cursar uma faculdade de Engenharia Civil, é importante saber o máximo possível sobre esse curso. Afinal, é a partir de informações relevantes que você vai poder decidir se esta é a graduação ideal para você.

Então, continue a leitura e confira 5 perguntas e respostas sobre a faculdade de Engenharia Civil!

1. O que é Engenharia Civil

Engenharia Civil é o campo de estudo que se dedica a projetar, construir e monitorar todos os tipos de infraestrutura necessários para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

Nesse sentido, a faculdade de Engenharia Civil forma profissionais aptos a planejar, executar e gerenciar obras de infraestrutura, como casas, prédios, escolas, hospitais, viadutos, portos, aeroportos e aquedutos, entre muitos outros tipos de edificação.

2. O que se estuda em Engenharia Civil?

A graduação em Engenharia Civil oferece ao estudante conhecimentos de cálculo, estatística, álgebra e geometria a fim de prepará-lo para a concepção de projetos de infraestrutura.

Também são estudados em profundidade temas como mecânica dos solos, geologia, hidrologia e saneamento, para que se possa avaliar de forma adequada o local de execução da obra e providenciar os recursos necessários para que o projeto finalizado ofereça segurança aos usuários finais.

Resistência dos materiais, física, química e mecânica dos fluidos são ensinados para que o profissional formado saiba quais materiais usar em cada construção, prezando pela sustentabilidade do projeto a longo prazo.

Também são estudados conceitos de administração, comunicação e empreendedorismo, além de disciplinas ligadas à arquitetura, para que o aluno tenha uma formação compatível com as exigências do mercado e possa se destacar como um profissional diferenciado.

3. Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil tem dez períodos, cada período contando um semestre. Desse modo, a carga horária total é cursada em, no mínimo, cinco anos.

4. Por que fazer uma faculdade de Engenharia Civil?

O mercado de construção civil é um dos mais estáveis, tendo-se em vista que o desenvolvimento da sociedade depende da construção de novas infraestruturas que acompanhem o crescimento da população.

Assim, sempre será necessário construir novas habitações, hospitais, creches, escolas, estradas, praças, parques etc. Isso significa que a empregabilidade do engenheiro civil é alta, tanto na iniciativa privada quanto na pública.

5. Onde o engenheiro civil pode atuar?

As possibilidades de atuação profissional para o engenheiro civil são várias. É possível começar a carreira em empresas privadas, sendo contratado por construtoras e imobiliárias, por exemplo.

Associando-se a escritórios de arquitetura, o engenheiro civil pode atuar de forma consultiva, tendo vários clientes ao mesmo tempo. Também há a possibilidade de se tornar um profissional autônomo, isto é, sem vínculo empregatício com nenhuma empresa.

Fazendo uma pós-graduação, o profissional pode atuar como docente no ensino superior, formando novas turmas de engenheiros civis.

Existe, ainda, a possibilidade de fazer um concurso público, tornando-se um funcionário municipal, estadual ou federal, dependendo do órgão a que esteja vinculado.

Respondemos a todas as suas perguntas sobre a graduação em Engenharia Civil? Então entenda melhor como funciona o vestibular agendado e não perca essa chance!