Faculdade de Direito: duração, custo e tudo o que você precisa saber! - Unisales
  • Direito

Faculdade de Direito: duração, custo e tudo o que você precisa saber!

A faculdade de Direito é o sonho de muita gente. É a possibilidade de atuar numa área com muita relevância no mercado, aprender a interpretar as leis e utilizá-las para defender o que for preciso, além de ter a oportunidade de ser um agente das transformações sociais.

Mas, como é o caminho até se formar e se tornar um advogado? Criamos esse conteúdo para você saber tudo sobre faculdade de Direito, confira!

Como é a faculdade de Direito?

Se você está aí quebrando a cabeça sobre exatamente o que é faculdade de Direito, calma! Nós vamos te explicar!

É no curso de Direito que você vai ter o seu primeiro contato com a Constituição Nacional, suas emendas, a forma como a lei é aplicada e as diversas legislações válidas no Brasil, além das mudanças e o que ainda está em desenvolvimento no país.

Para isso, você conta com uma ampla matriz curricular. Nela você aprende sobre Direito Processual Penal, Direito Internacional, Trabalhista, Direito do Consumidor, Direito Constitucional, Direito Civil, da Família, Administrativo, Ambiental e muito mais!

Outras experiências durante a faculdade

É comum que você participe de simulações de tribunal, faça parte de projetos de pesquisa que contribuam para a sociedade e tenha outras importantes vivências.

Durante a graduação, você também deve fazer um estágio obrigatório. Ele é fundamental para que você coloque em prática no “mundo real” tudo o que foi passado a você em classe.

Ao fim da graduação, é necessário desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Você escolhe um tema e objeto de pesquisa, desenvolvendo a metodologia de pesquisa acadêmica. Para isso, você irá utilizar o que aprendeu durante a graduação e contará com a orientação de um professor.

Após passar por toda essa experiência, você terá aprendido tudo o que precisa para fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e estar apto para atuar como advogado no mercado!

Quanto tempo dura a faculdade de Direito?

A faculdade de Direito dura cinco anos. Este é o tempo que você precisa para ver todas as disciplinas que compõem a matriz curricular elaborada pela instituição de ensino. Os conteúdos são divididos por semestres. A cada seis meses você estuda e é avaliado em determinado número de disciplinas e projetos.

No entanto, vale ressaltar que, esse período de duração dos estudos vai depender do seu desempenho. Caso você seja reprovado em alguma disciplina, terá a oportunidade de melhorar o seu projeto final, encontrando soluções mais adequadas para o desafio proposto.

Quanto custa uma faculdade de Direito?

O valor da mensalidade da faculdade de Direito varia conforme o turno e o semestre em que você ingressa no curso. Por isso, é importante que você acesse o site da instituição antes de fazer o vestibular para conhecer todas as normas e diretrizes do processo seletivo.

A vantagem de escolher uma instituição de ensino superior de renome é que você pode contar com programas de financiamento estudantil, bolsas de estudos e descontos pelo seu desempenho no Enem, entre outros benefícios.

Quer saber mais sobre a graduação em Direito? Acesse a página do curso e veja todas as informações!