Qual a importância das habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho? - Unisales

Qual a importância das habilidades socioemocionais para o mercado de trabalho?

Já faz tempo que conhecer muito bem um determinado processo era suficiente para ter um bom emprego. Hoje, além das competências técnicas, as empresas também querem pessoas com habilidades socioemocionais.

Mas afinal, o que são essas habilidades? Como desenvolvê-las para que você tenha sucesso na sua carreira?

Essas e outras respostas você encontra neste post. Continue a leitura!

O que são habilidades socioemocionais?

As habilidades não são todas iguais, nem são tratadas da mesma maneira. Por exemplo, você sabia que há dois grandes grupos, as hard skills e as soft skills?

O primeiro fala dos conhecimentos técnicos necessários para desenvolver uma função na prática. Por exemplo, saber operar um software de edição de vídeos. Já o segundo, tem relação com sua capacidade de se relacionar com as pessoas e o ambiente no qual trabalha.

É exatamente nesse segundo grupo que se encontram as habilidades socioemocionais. Elas são tão importantes que uma pesquisa feita em 2017 pelo Capgemini Digital Transformations Institute mostrou que aproximadamente 60% das companhias têm dificuldades para encontrar colaboradores com boas habilidades socioemocionais.

Até aí, deu pra entender o valor de ser uma pessoa hábil. Mas o que são habilidades emocionais mesmo?

Elas são aptidões relacionadas ao seu comportamento como profissional, com a sua personalidade em si.

Podemos incluir na lista de habilidades socioemocionais a capacidade de um profissional ser paciente, persistente e saber controlar seus impulsos. Além de ter a coragem para fazer o que seja necessário no momento certo, saber se comunicar, ter empatia pelos outros colaboradores e até mesmo saber lidar com frustrações.

As habilidades socioemocionais permitem que um profissional seja capaz de lidar com todos os tipos de situações que surgem na sua rotina de trabalho. Como exemplo, podemos citar os momentos de conflitos, a necessidade de atingir metas, superar desafios, entre outras.

É precisamente por isso que as habilidades socioemocionais são a chave para o futuro do bom profissional. Elas permitem que você desenvolva soluções de forma criativa e inovadora, contribuindo para a construção de uma ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Como desenvolver habilidades socioemocionais?

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais começa ainda na faculdade, por meio do uso de técnicas e metodologias de ensino inovadoras.

Se você pensar como a tecnologia mudou a forma de aprender, vai perceber que o aluno, agora, tem muito mais participação na sua formação. Só para dar um exemplo, a sala de aula invertida faz com que os estudantes sejam os principais decisores de seu aprendizado.

Sim, há coisas que dependem das instituições de ensino superior para a formação de excelência. Mas também cabe a você aproveitar todas as oportunidades que a educação do futuro lhe oferece.

Pense bem: há alguns anos, fazer uma faculdade era fazer parte de um ensino passivo, no qual o aluno era um mero espectador. Hoje, é você quem está na liderança do seu futuro acadêmico e da sua carreira.

E por falar em futuro e carreira, você já sabe como será a sua? Confira 7 reflexões que você precisa fazer para acertar no seu futuro profissional!