O que é empreendedorismo social e como ele pode mudar o mundo? - Unisales
  • Home
  • Blog
  • O que é empreendedorismo social e como ele pode mudar o mundo?

O que é empreendedorismo social e como ele pode mudar o mundo?

Não há como negar: empreendedorismo é a palavra do momento. Apesar disso, é curioso ver que poucos sabem o que é empreendedorismo social num país que caminha para registrar um número recorde de empreendedores.

Se você também nunca ouviu falar nesse termo ou gostaria de conhecer um pouco mais sobre o empreendedorismo social, siga com a gente na leitura deste artigo e fique por dentro modelo inovador de negócio! 

O que é empreendedorismo social?

O termo empreendedorismo social se refere a uma série de ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo é específico: impactar e transformar socialmente a comunidade.

Os empreendimentos sociais atuam no combate à vulnerabilidade social de uma comunidade. Por conta disso, países marcados por problemas socioambientais, como o Brasil, são um campo fértil para o surgimento de modelos de negócios desse tipo.

Diante da impossibilidade do poder público de cuidar de todos os problemas de uma sociedade, é natural que o empreendedorismo social se expanda. Apenas na União Europeia, relatórios apontam que 1 em cada 4 novas empresas criadas todos os anos são empresas sociais.

Lucro: ter ou não ter?

Ao conhecer o que é empreendedorismo social, é comum que muitos questionem sobre o papel do lucro nessas organizações. Afinal, o empreendedorismo social pode gerar lucro?

Sim, um empreendimento social pode gerar lucro, mesmo que não seja esse o seu objetivo. A finalidade de um negócio desse tipo é a geração de benefícios transformacionais em larga escala, sem abrir mão do controle financeiro que garantirá a sustentabilidade do negócio.

Mesmo nos empreendimentos sociais com fins lucrativos, o lucro não assume um papel de grande protagonismo. Ainda que seja perseguido, não há nesse modelo de negócio a preocupação com a maximização do retorno financeiro: o que se busca é resolução de problemas sociais. 

Quem é o empreendedor social?

O perfil do empreendedor social é diferente daquele inserido numa lógica empresarial pura e simples. Nesse contexto, a empatia é uma característica essencial que define não só o que é empreendedorismo social, mas quem o sujeito ativo dessa iniciativa. 

Ser empático é ter capacidade de se identificar e ver a realidade pelos olhos do outro. O empreendedor social precisa estar atento e olhar de maneira humana para as pessoas da comunidade cuja realidade deseja transformar.

Além da empatia, outra característica marcante de um empreendedor social é a sua inconformação com as injustiças e desigualdades. Talvez seja esse o principal motor que induz a ação de quem deseja transformar o mundo, não?

Impactos do empreendedorismo social

O impacto positivo na comunidade é a medida de desempenho de um empreendimento social. Diferente do que ocorre nas empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, aqui o benefício à coletividade é o objetivo principal da atividade.

Dados apontam que, em 20 anos, projetos de empreendedorismo social impactaram 622 milhões de pessoas no mundo. A repercussão positiva dessas ações se dá principalmente em três segmentos relevantes para a sociedade:

  • Educação: em localidades com déficit no desempenho educacional, iniciativas de empreendedorismo social destinadas à formação de educadores ou gestores de educação podem ajudar a melhorar a qualidade do ensino gerado nas escolas, contribuindo a longo prazo para o desenvolvimento da região.
  • Meio Ambiente: o meio ambiente talvez seja o segmento atual em que o empreendedorismo social cause mais impacto. Iniciativas preocupadas com a expansão de tecnologias verdes, mercado de orgânicos, biotecnologia, análise de fauna e flora etc. são exemplos de empreendimentos que transformam positivamente a sociedade.
  • Saúde: dados apontam que 150 milhões de brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Empreendimentos sociais que atuam oferecendo acesso à saúde para comunidades carentes ou afastadas dos grandes centros urbanos auxiliam o Estado na garantia de saúde de qualidade às populações vulneráveis.

Iniciativas que vêm transformando o mundo

Tudo o que falamos até agora sobre o que é empreendedorismo social nos dá uma noção de como esse fenômeno funciona, seus benefícios e possibilidades. Vamos agora conhecer alguns empreendimentos que vêm, na prática, impactando positivamente o mundo.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma iniciativa que vem há mais de 40 anos lutando contra a extinção de espécies marinhas. Sua atuação é dividida em três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicadas, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Esse case de sucesso da preservação do meio ambiente brasileiro é um exemplo dos impactos positivos do empreendedorismo social. A iniciativa conta com um rico programa de auto-sustentação, sendo que uma parcela de sua receita vem da venda de produtos da sua marca e do ecoturismo.

Aravind Eye Care System

O Aravind Eye Care System vem desde 1976 com o propósito claro de eliminar a cegueira evitável. Com mais de 4,5 mil cirurgias e procedimentos oculares por ano, esse serviço cuida da população vulnerável da Índia oferecendo um atendimento acessível e de qualidade.

Esse sistema de atendimento oftalmológico é inovador quanto ao seu modelo de autossustentabilidade. O valor acessível dos seus serviços aliado ao alto volume de pacientes garante que a instituição consiga manter sua saúde financeira sem descuidar da missão de oferecer saúde ocular com equidade.

Instituto Chapada

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização que tem como missão viabilizar o acesso universal à educação pública de qualidade. Sua atuação é local, estendendo-se por seis territórios no estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

O ICEP atua em várias frentes, abarcando desde a formação continuada de profissionais da educação até a produção e sistematização de conhecimento. Sua metodologia é baseada no conceito de Territórios Colaborativos, envolvendo na busca por transformações sociais os diversos atores do processo educacional.

Esperamos que, com este artigo, você agora saiba o que é empreendedorismo social e que é possível empreender sem abrir mão do desejo de mudar o mundo. Além de impactar positivamente na vida de muitas pessoas, ele nos ajuda a enxergar alternativas para um futuro melhor, de modo mais ético e responsável.

Agora é sua vez! Baixe o canvas que preparamos para te ajudar a começar o seu empreendimento ainda este ano!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales