Faculdade de Pedagogia: o que você precisa saber antes de escolher? - Unisales

Faculdade de Pedagogia: o que você precisa saber antes de escolher?

Já pensou em fazer faculdade de pedagogia, mas ainda está em dúvida? Isso é super normal. A escolha de uma graduação deve levar em consideração várias questões, como sua afinidade com a área e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, por exemplo.

Além disso, saber o máximo possível sobre o curso, as matérias e os desafios que acompanharão você ao longo dos próximos anos de estudo é fundamental. Por isso, desenvolvemos este post. Nele, você vai saber tudo o que precisa para se decidir de uma vez por todas pela faculdade de pedagogia. Continue a leitura!

O que é Pedagogia?

Pedagogia é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos.

Embora a faculdade de pedagogia prepare o futuro profissional para atuar no ensino infantil e primeira etapa do ensino fundamental, ou seja, do primeiro ao quinto ano, existem outras áreas de atuação para quem se forma neste curso. Alguns exemplos são o trabalho com desenvolvimento de materiais didáticos, revisão e tradução de livros, consultoria para escolas particulares, entre outros.

Por que fazer faculdade de pedagogia?

Muitas pessoas escolhem a pedagogia como profissão porque gostam de crianças e acreditam que essa é a carreira certa. Porém, o pedagogo que se especializa com uma pós-graduação tem muitas outras opções.

É possível atuar com psicopedagogia, andragogia (ensino de adultos), gestão de escolas, desenvolvimento de materiais didáticos, pedagogia empresarial e docência em cursos de graduação em pedagogia, por exemplo.

Como você pode ver, ministra aulas no ensino infantil e fundamental somente quem realmente se identifica com essa atividade. As oportunidades são variadas e podem ser encontradas em vários segmentos de mercado.

O que se aprende na faculdade de Pedagogia?

O curso de pedagogia tem duração de quatro anos. Nos primeiros meses, você entrará em contato com conhecimentos sobre história da pedagogia, as principais correntes da pedagogia, história e filosofia da educação.

Entrando na parte mais específica do curso, você terá disciplinas que versam sobre metodologia do ensino de língua portuguesa, metodologia do ensino de ciências e metodologia do ensino de matemática, entre outras.

Também serão apresentados conceitos de gestão da aprendizagem, educação profissional, educação de jovens e adultos e pedagogia empresarial.

Percebeu como a grade curricular é bastante diversificada? Ela é construída dessa maneira para que o profissional possa atuar em distintos segmentos de mercado.

Como ingressar no curso de pedagogia no UniSales?

O Centro Universitário Salesiano – UniSales, lançou o curso de Licenciatura em Pedagogia visando à formação de profissionais qualificados para atuar em diferentes segmentos da profissão.

Sendo assim, o egresso da Licenciatura em Pedagogia poderá desenvolver-se como docente, supervisor, orientador, coordenador ou diretor escolar. Também poderá trilhar os primeiros passos em outras áreas, como a pedagogia empresarial, hospitalar e ensino de jovens e adultos.

Para ingressar neste curso, você deve realizar a inscrição para o vestibular e obter aprovação no exame.

Por que escolher a o Centro Universitário Salesiano?

O UniSales vem se firmando como uma das melhores instituições de ensino de Vitória, oferecendo a seus alunos metodologias inovadoras de educação, as quais primam pelo desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que levam à uma formação completa do profissional.

Por meio do ensino híbrido, os cursos do UniSales oferecem flexibilidade para que os estudantes aprendam a teoria em casa e apliquem os conhecimentos aprendidos na prática em sala de aula, sob supervisão de professores experientes.

Dessa maneira, o egresso do Centro Universitário Salesiano se insere mais rapidamente no mercado de trabalho, levando consigo a experiência necessário para enfrentar os desafios do dia a dia do pedagogo.

Quer saber mais sobre a Licenciatura em Pedagogia do UniSales? Fique por dentro do vestibular!