• Home
  • Notícias
  • Coronavírus: Comunicados para a Comunidade Acadêmica

Coronavírus: Comunicados para a Comunidade Acadêmica

28/07/2021
Com a publicação da Portaria Conjunta Sedu/Sesa Nº 06-R, de 21 de julho de 2021 que suspende as restrições sanitárias que subsidiavam a decisão de não obrigatoriedade de atividades presenciais e com as mudanças no mapa de risco da Grande Vitória e disponibilidade de vacinas conta a Covid-19, a partir de segunda-feira, dia 2 de agosto, todos os documentos relacionados à Estágios, Extensão, Iniciação Científica deverão ser entregues presencialmente na Central de Carreiras.
Em casos de dúvidas, por favor, entre em contato pelo e-mailggd-estagio@salesiano.br.
23/07/2021
Com a publicação da Portaria Conjunta Sedu/Sesa Nº 06-R, de 21 de julho de 2021 que suspende as restrições sanitárias que subsidiavam a decisão de não obrigatoriedade do ensino presencial e dispõe sobre a frequência presencial dos estudantes em instituições de ensino no âmbito do Estado do Espírito Santo e considera:
A cobertura vacinal contra a Covid-19 superior a 62% da população adulta no Estado do Espírito Santo; a plena cobertura vacinal dos trabalhadores da educação pública e privada no Estado do Espírito Santo; a taxa de transmissão abaixo de 1% sustentada por 6 semanas consecutivas na Grande Vitória e 4 semanas consecutivas em todo Estado, caracterizando contexto epidemiológico de baixa transmissão do vírus; a efetividade dos protocolos adotados em diversas atividades sociais e econômicas.
Bem como a classificação de 72 municípios capixabas no risco baixo, 6 no risco moderado e a ausência de qualquer território no risco alto; as condições de testagem em massa com testes de RT-PCR e antígeno no Estado do Espírito Santo disponibilizados em mais de 500 pontos de testagem dentro do Sistema Único de Saúde; as experiências consolidadas em diversas nações com o retorno seguro das atividades escolares em contextos de baixa transmissão da doença associada ao avanço da vacinação nos territórios.
Dessa forma, o UniSales comunica que a partir de 02/08 as aulas serão obrigatoriamente presenciais, com rodízio de forma semanal por meio da Plataforma Microsoft Teams para as turmas que tiverem número superior a capacidade permitida para utilização dos espaços. A comunicação da operação do rodízio será feita pela Coordenação do Curso nas próximas semanas. Ressaltamos que a presença será registrada presencialmente nos dias de aula presencial e através da lista do Teams para o grupo de alunos no rodízio online.
Informamos que os casos de estudantes com situações de comorbidades ou deficiências poderão solicitar a dispensa da obrigatoriedade presencial, exceto os casos de estágios supervisionados e práticas, com a apresentação de laudo médico em requerimento específico a ser aberto no portal do aluno a partir de 27/07.
04/06/2021

Comunicado – Retorno as Aulas Presenciais

Considerando a atualização da classificação do município de Vitória como Risco Moderado em 04 de junho de 2021, o Centro Universitário Salesiano – UniSales – comunica que seguirá as determinações do Governo do Estado do Espírito Santo que permite as atividades letivas presenciais para todos os segmentos de ensino.

Desta forma, a partir desta segunda-feira, dia 07/06, estaremos com o retorno das atividades presenciais para todos os cursos, no formato híbrido de ensino*, com aulas presenciais e transmissão em tempo real pela plataforma Microsoft Teams, respeitando as regras da Portaria Conjunta Sedu/Sesa nº 01-R de 08 de agosto de 2020 e o PEPC – Plano Estratégico de Prevenção e Controle da transmissão do Covid-19.

Confira aqui todas as adequações realizadas no campus:

Lembramos!

  1. É OBRIGATÓRIO o uso de máscaras durante todo o tempo de permanência no campus, e aferição de temperatura ao chegar. Disponibilizamos maior número de pias e displays de álcool gel para a lavagem frequente das mãos.
  2. Ressaltamos que casos de suspeita ou confirmação de COVID-19 devem ser imediatamente informados a Instituição no e-mail pepc@unisales.br e estudantes que apresentem sintomas gripais não devem comparecer à Instituição até descartada a possibilidade de infecção por Covid-19 ou a ausência dos sintomas por 72h;
  3. Os espaços físicos do Unisales estão sinalizados para garantir o afastamento de 1,5m entre as pessoas. É importante que os alunos respeitem as demarcações existentes nas salas de aula, laboratórios, biblioteca, cantina e demais espaços, pois não podemos permitir a aglomeração de pessoas nos espaços;
  4. Retornaremos o atendimento presencial à comunidade acadêmica em 07/06/2021 com o horário do campus das 7h às 22h30, de segunda à sexta-feira, e aos sábados das 7h às 14h, abaixo algumas informações específicas dos setores:
  5. Biblioteca: funcionamento de 7h às 22 h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, oferecendo serviços de pesquisa e consulta ao acervo, empréstimos, devoluções, renovações e utilização do salão de estudos.
  6. Laboratórios de Informática: funcionamento de 7h às 22 h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, com os laboratórios previamente reservados pelos professores. Liberação de ambiente de laboratório para acesso livre, desde que a demanda não cause aglomeração, impossibilitando o uso. Este laboratório será liberado sob demanda com mesmo horário de funcionamento.
  7. MultiAtendimento: horário de funcionamento de segunda à sexta das 7h30 às 21h e no sábado, das 8h às 14h.
  8. Central de Carreiras: de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h.
  9. Cantina: horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, e sábados, de 8h às 11h. Nestes dias, evitar a utilização no horário das 9h30 às 10h devido ao horário de intervalo do Colégio. Informamos que os intervalos de aula devem ser suprimidos para evitarmos aglomerações no espaço da cantina.
  10. Coordenação de Cursos: de segunda à sexta-feira das 7h às 21h – verifique o horário de atendimento do seu coordenador de curso
  11. Ciasc – de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, das 8h às 12h
  12. NPJ – de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, e sábado de 8h às 12h

Mais uma vez sejam bem-vindos, desejamos um bom retorno às atividades presenciais!

Exceto para atividades práticas e de estágio supervisionado que deverão ocorrer de forma presencial, com rodízio de alunos, conforme orientação da coordenação do curso.

29/05/2021

Em cumprimento ao decreto estadual Nº 4859-R e as Portarias Sesa nº 165-R e 166-R, de 28 de maio de 2021, o UniSales comunica as medidas que serão adotadas a partir desta segunda-feira, dia 31 de maio de 2021, e enquanto estivermos com o mapa de Risco Extremo e as medidas restritivas a ele vinculadas.

Devido ao município de Vitória se apresentar na matriz de risco alto, a partir de segunda-feira, dia 31/05, manteremos as atividades presenciais apenas para os cursos de saúde, os demais cursos terão todas as atividades realizadas de forma remota por meio da plataforma Microsoft Teams.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu coordenador de curso.

18/05/2021

Comunicado -Retorno as Aulas Presenciais

Considerando o Decreto nº 4886-R, publicado em 15 de maio de 2021, e a atualização da classificação do município de Vitória como Risco Moderado, o Centro Universitário Salesiano – UniSales – comunica que seguirá as determinações do Governo do Estado do Espírito Santo que permite as atividades letivas presenciais para todos os segmentos de ensino.

Desta forma, a partir desta quarta-feira, dia 19/05, estaremos com o retorno das atividades presenciais para todos os cursos, no formato híbrido de ensino*, com aulas presenciais e transmissão em tempo real pela plataforma Microsoft Teams, respeitando as regras da Portaria Conjunta Sedu/Sesa nº 01-R de 08 de agosto de 2020 e o PEPC – Plano Estratégico de Prevenção e Controle da transmissão do Covid-19.

Confira aqui todas as adequações realizadas no campus:

Lembramos:

  1. É OBRIGATÓRIO o uso de máscaras durante todo o tempo de permanência no campus, e aferição de temperatura ao chegar. Disponibilizamos maior número de pias e displays de álcool gel para a lavagem frequente das mãos.
  2. Ressaltamos que casos de suspeita ou confirmação de COVID-19 devem ser imediatamente informados a Instituição no e-mail pepc@unisales.br e estudantes que apresentem sintomas gripais não devem comparecer à Instituição até descartada a possibilidade de infecção por Covid-19 ou a ausência dos sintomas por 72h;
  3. Os espaços físicos do Unisales estão sinalizados para garantir o afastamento de 1,5m entre as pessoas. É importante que os alunos respeitem as demarcações existentes nas salas de aula, laboratórios, biblioteca, cantina e demais espaços,  pois não podemos permitir a aglomeração de pessoas nos espaços;
  4. Retornaremos o atendimento presencial à comunidade acadêmica em 19/05/2021 com o horário do campus das 7h às 22h30, de segunda à sexta-feira, e aos sábados das 7h às 14h, abaixo algumas informações específicas dos setores:
  1. Biblioteca: funcionamento de 7h às 22 h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, oferecendo serviços de pesquisa e consulta ao acervo, empréstimos, devoluções, renovações e utilização do salão de estudos.
  2. Laboratórios de Informática: funcionamento de 7h às 22 h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, com os laboratórios previamente reservados pelos professores. Liberação de ambiente de laboratório para acesso livre, desde que a demanda não cause aglomeração, impossibilitando o uso. Este laboratório será liberado sob demanda com mesmo horário de funcionamento.
  3. MultiAtendimento: horário de funcionamento de segunda à sexta das 7h30 às 21h e no sábado, das 8h às 14h.
  4. Central de Carreiras: de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h.
  5. Cantina: horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h, e sábados, de 8h às 11h. Neste dias, evitar a utilização no horário das 9h30 às 10h devido ao horário de intervalo do Colégio. Informamos que os intervalos de aula devem ser suprimidos para evitarmos aglomerações no espaço da cantina.
  6. Coordenação de Cursos:  de segunda à sexta-feira das 7h às 21h – verifique o horário de atendimento do seu coordenador de curso
  7. Ciasc – de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, das 8h às 12h
  8. NPJ – de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, e sábado de 8h às 12h

Mais uma vez sejam bem-vindos, desejamos um bom retorno às atividades presenciais!


Exceto para atividades práticas e de estágio supervisionado que deverão ocorrer de forma presencial, com rodízio de alunos, conforme orientação da coordenação do curso.

23/04/2021

Em cumprimento ao decreto estadual Nº 4859-R e as Portarias Sesa nº 165-R e 166-R, de 03 de abril de 2021, o UniSales comunica as decisões que serão adotadas enquanto a Grande Vitória estiver no mapa de Risco Extremo e as medidas restritivas a ele vinculadas.

– As aulas teóricas estão mantidas no modelo remoto por meio da Plataforma Microsoft Teams, conforme Calendário Acadêmico. Essa medida é válida até que tenhamos alteração no mapa de risco da Grande Vitória.

– As atividades práticas dos cursos de saúde retornaram gradativamente desde aúltima quinta-feira, dia 15/04/21. Caso tenha dúvidas, verifique com o professor do projeto sobre a programação das aulas práticas. Os demais cursos continuarão com as práticas suspensas.

– Para o MOB, uma vez que não teremos transporte público aos finais de semana, iremos permanecer de forma remota.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu coordenador de curso.

Veja como fica o funcionamento da Biblioteca 

No período em que a Grande Vitória se encontrar em risco alto ou extremo, os serviços da Biblioteca serão oferecidos de forma remota. Veja o funcionamento:

– Empréstimo: consulte o acervo pelo Portal Acadêmico, escolha os títulos de seu interesse e envie as referências para o e-mail biblioteca@unisales.br, junto com seu nome completo, número de matrícula e telefone celular. Os livros poderão ser retirados na portaria principal de segunda a sexta-feira, de 11h às 20 horas, e sábado até às 12 horas, um dia após a solicitação feita por e-mail. Será necessário apresentar documento com foto.

– Renovação: os títulos serão renovados automaticamente pela Biblioteca até o retorno das atividades presenciais.

 Devolução: poderá ser efetivada após o retorno presencial das atividades acadêmicas. Não haverá cobrança de multas geradas nesse período.

13/04/2021

Em cumprimento ao decreto estadual Nº 4859-R e as Portarias Sesa nº 165-R e 166-R, de 03 de abril de 2021, o UniSales comunica as medidas que serão adotadas a partir desta quarta-feira, dia 14 de abril de 2021, e enquanto estivermos com o mapa de Risco Extremo e as medidas restritivas a ele vinculadas.

– As aulas teóricas estão mantidas no modelo remoto por meio da Plataforma Microsoft Teams, conforme Calendário Acadêmico. Essa medida é válida até 19 de abril de 2021 ou até que tenhamos alteração no mapa de risco da Grande Vitória.

– As atividades práticas dos cursos de saúde retornarão gradativamente a partir da próxima quinta-feira, dia 15/04/21. Verifique com o professor do projeto sobre a programação das aulas práticas. Os demais cursos continuarão com as práticas suspensas.

– Para o MOB, uma vez que não teremos transporte público aos finais de semana, iremos permanecer de forma remota.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu coordenador de curso.

05/04/2021

Em cumprimento ao decreto nº 4859-R do Governo Estadual e as Portarias Sesa nº 165-R e 166-R, de 03 de abril de 2021, o UniSales comunica as medidas que serão adotadas a partir de 06 de abril de 2021 e enquanto estivermos com o mapa de Risco Extremo e as medidas restritivas a ele vinculadas:

– As atividades acadêmicas presenciais que acontecem no UniSales estão suspensas devido a interrupção do transporte coletivo.

– As aulas teóricas estão mantidas no modelo remoto por meio da Plataforma Microsoft Teams, conforme Calendário Acadêmico. Essa medida é válida entre os dias 05 de abril e 19 de abril de 2021 ou até que tenhamos alteração no mapa de risco da Grande Vitória.

– No dia 12/04 haverá expediente e será dia letivo com aulas ocorrendo de forma remota, uma vez que ocorreu a troca do feriado para o dia 30/03/21.

– Os estágios obrigatórios poderão ocorrer presencialmente, desde que seja autorizado pelos entes competentes e for opção expressa do aluno, que deverá obedecer as normas de funcionamento dos respectivos locais.

– Não haverá atendimento acadêmico -administrativo-financeiro presencial no campus do UniSales de 05 a 19 de abril de 2021. Todos os atendimentos serão realizados por e-mail, Chat no site e por telefone, no horário de 8h às 20h.

– Biblioteca Informa:

No período de 6 a 17 de abril os serviços da biblioteca serão oferecidos de forma remota.

Empréstimo: consulte o acervo pelo Portal Acadêmico, escolha os títulos de seu interesse e envie as referências para o e-mail biblioteca@unisales.br, junto com seu nome completo, número de matrícula e telefone celular. Os livros poderão ser retirados na portaria principal de segunda a sexta-feira, de 11h às 20 horas, e sábado até às 12 horas, um dia após a solicitação feita por e-mail. Será necessário apresentar documento com foto.
Renovação: os títulos serão renovados automaticamente pela Biblioteca até o retorno das atividades presenciais.
Devolução: poderá ser efetivada após o retorno presencial das atividades acadêmicas. Não haverá cobrança de multas geradas nesse período.

Juntos sairemos mais fortes!

UniSales

29/03/2021

Na última sexta-feira (26), em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Vitória decidiu pelo adiantamento de três feriados, sendo um municipal, um estadual e um nacional, que foram transferidos da seguinte forma:

  • Nossa Senhora da Penha (12 de abril) – 30 de março
  • Corpus Christi (03 de junho) – 31 de março
  • Nossa Senhora da Vitória (08 de setembro) – 1º de abril

Com isso, as instituições de ensino localizadas no Município de Vitória, NÃO poderão ministrar aulas, nem mesmo online nos feriados que foram antecipados. Desta forma o Centro Universitário Salesiano- UniSales comunica a seguinte alteração no calendário acadêmico:

  • 30 de março – feriado – aulas serão repostas no dia 12 de abril de 2021.
  • 31 de março – feriado – aulas serão repostas no dia 03 de junho de 2021.
  • 01 de abril – feriado -sem alteração no calendário.

Vale ressaltar que os dias 12 de abril de 03 de junho deixam de ser feriado no Calendário Acadêmico do UniSales passando a contar como dias letivos.

Juntos sairemos mais fortes!

26/03/2021

Em cumprimento ao decreto estadual Nº 4848-R do Governo Estadual, o UniSales comunica as medidas que serão adotadas no período de 29 de março a  05 de abril de 2021:

  • Todas as atividades acadêmicas presenciais que acontecem no UniSales estão suspensas;
  • As aulas teóricas estão mantidas no modelo remoto por meio da Plataforma Teams, conforme Calendário Acadêmico. Essa medida é válida entre os dias 29 de março e 05 de abril ou até que tenhamos um novo decreto.
  • Nos dias 01, 02 e 03  de abril não haverá expediente nem aulas devido ao feriado da Paixão de Cristo.
  • As atividades acadêmicas práticas de todos os cursos estão suspensas, bem como as atividades práticas de saúde e atendimentos no Ciasc neste período.
  • Os estágios obrigatórios são facultativos e deverão obedecer às normas de funcionamento dos respectivos locais.
  • A Biblioteca estará fechada neste período.
  • Não haverá nenhum atendimento administrativo-financeiro no campus do UniSales neste período. Todos os atendimentos serão realizados por e-mail, Chat no site e por telefone, no horário de 8h às 20h.
  • Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coordenação de Curso.

Juntos sairemos mais fortes!

17/03/2021

COMUNICADO À COMUNIDADE ACADÊMICA DO UNISALES:

O Centro Universitário Salesiano, em razão da ameaça de propagação dos casos do novo coronavírus (Covid-19), à pressão atual em todo o sistema de saúde do país e em atenção ao Decreto nº 4838-R dessa terça-feira, 17/03/21, do Governo do Estado do Espírito Santo vem por meio deste informar que substituirá as aulas presenciais a partir de 18 de março de 2021 por aulas no formato on-line ao vivo que utilizam recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação. Essa substituição por aulas via interação digital síncrona permanecerá, a princípio, até 31 de março sendo preservada a segurança dos estudantes, professores e colaboradores, pautados nas normativas dos órgãos governamentais municipais, estaduais e do Ministério da Educação, fazendo-o por meio das seguintes considerações e resoluções:

Considerando o estabelecimento das medidas qualificadas extraordinárias pelo prazo, a princípio, de 14 (quatorze) dias para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrentes da súbita elevação no número de casos do novo coronavírus (Covid-19) em todos os Municípios do Estado do Espírito Santo;

Considerando a suspensão temporária da classificação dos Municípios com base no mapeamento de risco previsto no Decreto nº 4.636-R, de 19 de abril de 2020; e considerando que estão suspensas as aulas presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, inclusive cursos livres, das redes de ensino públicas e privada.

O Centro Universitário Salesiano resolve pela:

1. Substituição das aulas presenciais por aulas on-line ao vivo com os respectivos professores utilizando as TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, especificamente o AVA e o Microsoft Teams de 18, a princípio, 31 de março de 2021;
2. Manutenção das datas do calendário acadêmico dos cursos presenciais e semipresenciais para o semestre 2021/1;
3. Realização das avaliações através das TICs para os cursos presenciais e semipresenciais conforme divulgado em calendário acadêmico anteriormente;
4. Manutenção das atividades presenciais de atendimento de saúde do Centro Integrado de Atenção à Saúde da Comunidade – Ciasc; e
5. Manutenção das atividades de estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios da área da saúde sempre que os campos de estágio estiverem disponíveis para a execução presencial das atividades de estágio.Gostaríamos de reforçar que essa é uma situação temporária e que, se as medidas qualificadas para o enfretamento atual da emergência de saúde decorrente da Covid-19 implicarem nos resultados esperados, voltaremos ao formato presencial como iniciamos o semestre na data acima informada.

Durante esse período, os setores administrativos funcionarão de segunda a sexta, de 8h às 20h e aos sábados, de 8h às 12h, para os atendimentos pelos canais de comunicação já anteriormente disponibilizados, sendo eles: telefones, chat, e-mail, Teams, para assuntos de Ambiente Virtual de Aprendizagem, Multiatendimento, Secretaria, Financeiro, Central de Carreiras, Coordenação de Cursos e outros. Informamos que a Biblioteca manterá o mesmo horário de funcionamento para o empréstimo e devolução de livros por agendamento no e-mail: biblioteca@unisales.br.

Se puder, fique em casa, evite aglomerações, use máscara e siga rigorosamente as orientações das autoridades de saúde.

16/03/2021

Comunicado à Comunidade Acadêmica do UniSales:

O Centro Universitário Salesiano- UniSales, em razão da ameaça de propagação dos casos do novo coronavírus (Covid-19), e em atenção ao comunicado do Governo do Estado do Espírito Santo em 16/03/2021, vem por meio deste informar que substituirá as atividades acadêmicas presenciais a partir de quinta-feira, 18 de março de 2021, por atividades letivas que utilizam recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação. Essa substituição por aulas via interação digital permanecerá até 31 de março de 2021 sendo preservada a segurança dos alunos, professores e colaboradores, pautados nas normativas dos órgãos governamentais estaduais, municipais e MEC.

Mais informações serão divulgadas após publicação do decreto do Governo do Estado.

23/11/2020

Na última sexta-feira, 20 de novembro, o governo do Espírito Santo informou em coletiva de imprensa que as aulas presenciais na rede de ensino da Grande Vitória seriam suspensas novamente. Ratificamos que essa medida é direcionada apenas para (creches e escolas das áreas de risco – retirar) educação básica, como divulgado sábado (21) no Diário Oficial da União.

Portanto, todas as atividades no campus do UniSales estão mantidas seguindo todas as orientações do Protocolo de Biossegurança, a fim de garantir a saúde de toda a comunidade educativa.

Clique aqui e baixe a Cartilha de Retorno das Atividades dos alunos.
20/10/2020

O UNISALES ESTÁ PRONTO PRA TE RECEBER!


O campus está preparado para o retorno neste momento de flexibilização, seguimos o protocolo de biossegurança, para assegurar saúde de educadores e alunos. O UniSales está de portas abertas para te receber com segurança e responsabilidade!

05/10/2020

Educadores do UniSales recebem treinamento de Biossegurança

Nesta segunda-feira (05), o UniSales realizou um treinamento de Biossegurança para receber os educadores técnico- administrativos que retornaram para as atividades presenciais. Toda a comunidade educativa foi recepcionada um kit de prevenção contendo máscaras e álcool gel.

Além das mudanças e orientações sobre a rotina da Instituição neste novo contexto, foram reforçadas informações importantes para a prevenção do coronavírus, como: lavagem das mãos, uso obrigatório de máscaras, aglomeração, limpeza dos aparelhos celulares, entre outros. O treinamento foi realizado pelos acadêmicos do 8º período de Enfermagem, Yago Santos e Weverton Rangel, com orientação da professora Lívia Bedin.

O Departamento Pessoal também instruiu aos educadores no caso de notificações, atestados médicos e sobre um check list de sintomas que deverá ser atualizado semanalmente pelos funcionários. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- Cipa explicou como o UniSales tem se preparado para a retomada das atividades no campus e apresentou o Plano Estratégico de Prevenção e Controle- PEPC, atualizado semanalmente, e que está disponível no site Institucional.

Para o reitor do Centro Universitário, Cledson Rodrigues, é uma satisfação ver como a Instituição tem se preparado para receber alunos, professores e educadores. “É uma alegria receber nossos educadores de volta, mas os cuidados devem ser mantidos. Nós Salesianos, nos importamos com a vida, esta é a missão da nossa Instituição. Por isso, nos adequamos a este momento. Além das devidas seguranças em nossos procedimentos, também realizamos um treinamento para se sentirem mais protegidos neste momento em que ainda lutamos contra um inimigo invisível. Sabemos que vai passar, mas até lá estamos tomando todos os cuidados necessários”.

23/09/2020
Estamos retornando de forma gradativa e escalonada com as atividades presenciais, e conforme orientado na Portaria 01-R de 08/08/2020 publicada pela Secretaria Estadual de Educação- Sedu e Secretaria Estadual de Saúde do ES- Sesa, todos os alunos do Centro Universitário Salesiano- UniSales deverão informar o contato de uma pessoa em caso de emergências. Criamos um formulário on-line para que você atualize seus dados junto à Instituição.

Acesse aqui e preencha seus dados.

14/09/2020

O Centro Universitário Salesiano- UniSales confirma a retomada das atividades presenciais de forma gradativa.

Seguindo nosso Plano Estratégico de Prevenção e Controle, que atende as normas de biossegurança e protocolos da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo – Sesa e da Secretaria Estadual de Educação- Sedu, fizemos as adequações necessárias em nosso campus para termos um retorno seguro para todos.

Além disso, realizamos uma pesquisa nas últimas semanas com nossos alunos, a fim de ouvir a comunidade acadêmica sobre o retorno das aulas presenciais. O resultado apontou que 74% dos alunos ainda não se sentem seguros para retomarem suas atividades no campus, dessa forma iremos fazer o retorno de forma gradativa, permitindo que os discentes escolham entre assistir às aulas presencialmente, ou permanecer no formato telepresencial, com aulas transmitidas ao vivo.

Estamos organizando a retomada das atividades práticas em nossos laboratórios de forma escalonada que obedecem todas as regras de segurança para nossos alunos e educadores. Ressaltamos que alguns conteúdos práticos exigem a experiência presencial em laboratórios que só o campus possibilita. Para esses casos, consulte o coordenador do seu curso.

Cronograma de retorno gradativo das atividades presenciais:

10/08/2020 – Estágios alunos formandos 2020-1

21/09/2020 – Estágios de todos os alunos

05/10/2020 – Retorno de todas as atividades práticas e laboratoriais.

21/10/2020 – Retorno parcial e gradativo das aulas presenciais.

Para mais informações, consulte a coordenação do seu curso ou entre em contato pelo nosso chat, pelo Whatsapp: (27) 98123-4566 (27) 98153-4422(27) 98122-5477 ou ligue para (27) 3331-8500.

Esperamos revê-los em breve!

28/08/2020

Queremos te ouvir!

Prezado aluno, o UniSales está se adequando o para o retorno das aulas presenciais. Todas as questões de biossegurança já foram adotadas para atender os protocolos exigidos pelos órgãos governamentais.

A fim de garantir a saúde de toda a comunidade acadêmica, disponibilizamos uma pesquisa no Portal Acadêmico que irá nos ajudar a entender sua opinião e nortear as decisões institucionais. Participe!

08/07/2020

O Centro Universitário Salesiano – desenvolveu um Plano de Contingência para retorno das atividades que contém Protocolo de Biossegurança e Cartilha de Orientação para alunos, professores e educadores. A data prevista para o retorno das aulas presenciais é dia 3 de agosto, mas depende da liberação dos órgãos governamentais para o retorno presencial.
As medidas adotadas são importantes para que toda a comunidade acadêmica possa restabelecer suas atividades de forma segura, respeitando todas as recomendações dos órgãos competentes.

07/07/2020

Hoje (7), é o último dia do período oficial de renovação de matrícula. A diretora acadêmica do UniSales, profª Lis Helena, preparou um vídeo com todas as informações importantes para este momento. Confira!

26/05/2020

O UniSales vem esclarecer que já está se organizando administrativamente e que observará o disposto na Lei nº 11.144/2020, promulgada pelo Estado do Espírito Santo, enquanto estiver em vigor e caso não seja suspensa ou afastada por eventual ordem judicial”.

Neste primeiro momento, aplicaremos o desconto de 30% na parcela de julho de 2020, referente a rematrícula do semestre 2020/2.

15/05/2020

Tem novidade sobre a renovação do seu desconto para 2020/2

Para garantir a segurança de todos, o UniSales estabeleceu algumas regras para renovação de descontos neste momento de pandemia.

Todos os descontos concedidos pelo UniSales terão renovação automática no sistema desobrigando o aluno beneficiado de entregar ou protocolar seus comprovantes.

Para alunos beneficiados com os programas do Educa Mais e Desconto Sindical, observar:

Educa Mais – Educa Mais – O pagamento da taxa será até o dia 30.06.2020, diretamente na plataforma desse parceiro. Após o pagamento, o aluno deverá encaminhar o comprovante de pagamento da taxa de renovação até o dia 02.07.2020 para e-mail: GGD-financeiro@salesiano.br, informando o número da matrícula. O desconto será aplicado sobre as parcelas vincendas.

Desconto Sindical – (exclusivo para colaboradores UniSales e seus dependentes legais) – A renovação do certificado deverá ser solicitada até o dia 10.06.2020 pelo responsável financeiro ou aluno através do e-mail recepcao@sindeducacao.com com cópia para dp@unisales.br, anexando cópia do contra-cheque e documento de identificação do aluno (CI ou CPF ou Certidão de Nascimento). Lembrando que o colaborador UniSales precisa ser sindicalizado para usufruir do desconto.

08/05/2020

CORONAVÍRUS: Atendimento Financeiro Especializado

Não há como não se solidarizar com a situação daqueles que estão passando por momentos difíceis com a perda do emprego ou de renda. O UniSales, como instituição confessional e filantrópica, empenhará todos os esforços possíveis para não deixar nenhum de seus alunos sem poder estudar.

Para tal, disponibilizará um protocolo de atendimento individual para estudantes que precisarem de flexibilização para o cumprimento financeiro de seus contratos. A Instituição entende que a definição de uma única medida igual para todos não atende às particularidades dos alunos que estão com dificuldades financeiras e vivem realidades muito distintas. Por esse motivo, serão deliberadas medidas individuais àqueles estudantes que comprovarem a necessidade de alguma flexibilização no pagamento de mensalidades durante esse momento de pandemia, com soluções customizadas a partir das possibilidades e da capacidade de pagamento de cada estudante e de seus familiares.

Como solicitar avaliação financeira, confira na prática!

04/05/2020

COMUNICADO AOS ALUNOS

Fique atento! Começa amanhã, terça (05/05), o período de aplicação de provas do primeiro bimestre (P1).

Respeitando as medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde e do Governo do Estado em atenção ao quadro de pandemia da COVID-19, o Centro Universitário Salesiano comunica a toda comunidade educativa que a aplicação das provas ocorrerá no período de 05 a 13 de maio de 2020 por meio de seminários, trabalhos ou provas discursivas com consulta. As avaliações serão disponibilizadas no AVA conforme calendário da disciplina e cada docente informará as suas turmas o tempo de duração da prova.

A data limite para lançamento de notas pelos professores será dia 20 de maio de 2020, e o prazo para a divulgação dos resultados bimestrais será no dia 22 de maio de 2020 e a data limite para os pedidos de revisão de notas e faltas do 1º bimestre será no dia 29 de maio de 2020.

Como instituição estamos disponibilizando os laboratórios de Informática para os alunos que tenham dificuldades com utilização de recursos de tecnologia, o aluno deverá acessar o Portal e agendar a utilização do laboratório através do Link “ Agendamento de laboratório TI para prova”. Respeitaremos as medidas preventivas com limitação de usuários por laboratório, limpeza e ventilação adequada do local, e o uso obrigatório de máscara pelos alunos – importante ressaltar que os alunos sem máscara não poderão adentrar as dependências do Unisales.

Reforçamos ainda que os alunos devem acompanhar as atividades disponibilizadas no AVA e interações remotas nos horários das aulas de cada disciplina, estas atividades e tarefas contabilizarão tanto na frequência quanto nas avaliações das disciplinas, assim como as avaliações da semana de provas.

 

16/04/2020

Em atenção ao quadro de pandemia da COVID-19,  respeitando as medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde e do Governo do Estado do Espírito Santo, o UniSales- Centro Universitário Salesiano, comunica a toda comunidade educativa que a aplicação de provas do primeiro bimestre (P1), previstas para o período de 13 a 24 de abril de 2020, foram adiadas/transferidas para o período de 05 a 13 de maio de 2020.

Com esta alteração, a data limite para lançamento de notas pelos professores será dia 20 de maio de 2020, e o prazo para a divulgação dos resultados bimestrais será no dia 22 de maio de 2020 e a data limite para os pedidos de revisão de notas e faltas do 1º bimestre será no dia 29 de maio de 2020.

Ressaltamos que os alunos devem acompanhar as atividades disponibilizadas no AVA e interações remotas nos horários das aulas de cada disciplina, estas atividades e tarefas contabilizarão tanto na frequência quanto nas avaliações das disciplinas.

Novas informações e orientações serão divulgadas nos nossos canais oficiais de comunicação.  Fiquem atentos!

Mensagem do reitor à comunidade acadêmica: Juntos sairemos fortalecidos

 

07/04/2020

Prezados estudantes, professores, educadores, familiares e amigos.

O atual cenário de crise mundial nos impõe desafios de proporções nunca antes vivenciadas por nossa geração, exigindo de todos nós o máximo da nossa inteligência, criatividade, compreensão, solidariedade e dedicação. Juntos podemos encontrar as melhores soluções para os problemas que nos afligem, resistir ao pessimismo, ao derrotismo, à insegurança e ao medo, e sairmos fortalecidos desta crise, encontrando caminhos promissores, inovadores e transformadores em nossas vidas e nossas profissões.

O UniSales, atento às necessidades de todos nós neste difícil período de isolamento social, procura fazer o seu melhor para que possamos atravessar este período da melhor maneira, sem prejuízos para nossa vida acadêmica e pessoal.Em função das inúmeras incertezas, que se revertem em muitas ligações e mensagens à nossa central de atendimentos, resolvemos elencar as principais indagações da nossa comunidade discente e respondê-las aqui, no formato de perguntas frequentes-  FAQ.

1) Qual a previsão de retorno às aulas presenciais?

Neste momento não há nenhuma previsão oficial, mas o Estado do Espírito Santo vem fazendo um trabalho exemplar de controle da disseminação do coronavírus, impedindo um crescimento exponencial e desenfreado da COVID-19. A quantidade de casos em nosso município cresce em proporções relativas abaixo da média mundial e o sistema de saúde está sendo preparado para atender uma significativa demanda de pacientes internados.

Por enquanto as aulas presenciais continuarão suspensas por período indeterminado, enquanto durar a pandemia e as orientações oficiais de isolamento social forem mantidas pelos órgãos governamentais. A comunidade acadêmica será informada, com a devida antecedência, caso haja alterações no posicionamento e as aulas presenciais tiverem condições de serem retomadas.

2) As atividades remotas valerão para substituir as atividades presenciais?

Sim, por determinação do Ministério da Educação (MEC) através da Portaria no 345 de 19 de março de 2020, que diz o seguinte:

“Art. 1º Fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.”

Todos os alunos que estão realizando as atividades remotas não precisarão fazer nenhum tipo de reposição de aulas, a não ser determinadas atividades práticas específicas que não puderam ser realizadas remotamente. Também os estágios supervisionados serão repostos, ao final do período de confinamento, atendendo a carga horária já determinada.

3) Atividades remotas (virtuais) são o mesmo que cursos em EAD?

Não, o modelo predominante de cursos a distância (EAD) no Brasil é um modelo de baixa interatividade, em que o estudante tem acesso às aulas gravadas e a um conjunto de textos para estudar quando e onde quiser ou puder, com suporte de tutores apenas para tirar dúvidas, se elas acontecerem. Neste modelo de EAD as instituições de ensino podem cobrar mensalidades menores, pois elas têm ganhos em escala, ou seja, podem distribuir o mesmo material e as mesmas aulas gravadas para centenas ou milhares de alunos, gastando a mesma coisa.

As atividades remotas que estão sendo oferecidas pelo UniSales, e por várias outras universidades de excelência em todo o Brasil, são diferentes do EAD tradicional porque mantêm a interação entre alunos e professores da mesma turma, de modo telepresencial, mas com a mesma carga horária e a mesma dedicação dos docentes aos seus alunos, sem variação quantitativa que pudesse trazer algum ganho à Instituição

4) As instituições de ensino estão economizando com as atividades remotas, portanto deveriam oferecer descontos na mensalidade?

As instituições de ensino que utilizam o modelo da atividade remota virtual (telepresencialidade) não têm nenhuma economia no seu processo acadêmico, uma vez que continua com os mesmos custos de professores para a mesma quantidade de alunos.

A economia que a Instituição poderá ter neste período diz respeito à conta de água, energia elétrica e material de consumo (produtos de limpeza, papel toalha, papel higiênico, material de escritório, etc), porém, as contas deste mês ainda não refletem essa economia. Vale ressaltar que estes elementos juntos poderão proporcionar uma economia de 3% em todos os custos e despesas, mas esta economia é compensada pelo aumento dos custos com TI, internet, servidores, entre outros, para suportar adequadamente as atividades remotas (virtuais).

Deste modo, fica claro o entendimento que o Centro Universitário não tem margem para oferecer nenhum tipo de desconto adicional em suas mensalidades ou parcelas, pois se o fizer ela certamente não conseguirá manter os salários de seus professores e educadores.

O Procon do Espírito Santo afirmou que por se tratar de emergência em saúde pública, é  permitida a prestação das aulas na modalidade à distância, de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC). Nesse caso, a instituição de ensino poderá oferecer aulas presenciais, como a parte prática ou estágio supervisionado, em período posterior, não sendo obrigatória a redução do valor da mensalidade, uma vez que entende-se os investimentos necessários em tecnologia.

5) Haverá algum tipo de apoio financeiro para quem estiver com dificuldades de pagamento?

Não há como não se solidarizar com a situação daqueles que estão passando por momentos difíceis com a perda do emprego ou de renda. O UniSales, como instituição confessional e filantrópica, empenhará todos os esforços possíveis para não deixar nenhum de seus alunos sem poder estudar.

Para tal, disponibilizará um protocolo de atendimento individual para estudantes que precisarem de flexibilização para o cumprimento financeiro de seus contratos. A Instituição entende que a definição de uma única medida igual para todos não atende às particularidades dos alunos que estão com dificuldades financeiras e vivem realidades muito distintas. Por esse motivo, serão deliberadas medidas individuais àqueles estudantes que comprovarem a necessidade de apoio no pagamento de mensalidades durante esse momento de pandemia, com soluções customizadas a partir das possibilidades e da capacidade de pagamento de cada estudante e de seus familiares.

Como solicitar avaliação financeira? Confira na prática!

6) Quem teve dificuldade em acompanhar as aulas remotas, terá alguma chance de reparar a perda?

Se eventualmente algum estudante não conseguir acompanhar as atividades remotas, deve apresentar sua justificativa por meio de um requerimento ao UniSales. Assim, a Instituição ao deferir o pedido, irá avaliar a melhor maneira de proceder com a reposição das aulas.

Agradecimento

Não podemos encerrar este comunicado sem um agradecimento a todos os educadores e professores do UniSales que estão servindo de exemplo para várias universidades no Brasil em demonstrar como se organiza e como atua em momentos de crise.

Nossos professores não mediram esforços em se prepararem e adequarem suas aulas e atividades para o ambiente remoto. Com uma dedicação ainda maior que tinham no ambiente presencial, se esmeram em levar aos seus alunos todos os elementos necessários à continuidade do aprendizado e da formação, inclusive atendendo-os individualmente sempre que necessário.

Sem estas pessoas magníficas, não conseguiríamos manter nosso padrão de qualidade, nem a motivação e o entusiasmo de nossos alunos. Agradeço também aos nossos estudantes, que demonstram muita coerência e maturidade neste momento difícil, se esforçam para manter-se em dia com as atividades acadêmicas, mesmo quando precisam se desdobrar para resolverem questões familiares, de saúde e de renda.

Atenciosamente,

Cledson Rodrigues

Reitor do Centro Universitário Salesiano

Logo Unisales