• Home
  • Notícias
  • CORONAVÍRUS: Comunicados e Orientações para a Comunidade Acadêmica

CORONAVÍRUS: Comunicados e Orientações para a Comunidade Acadêmica

CORONAVÍRUS: Comunicados e Orientações para a Comunidade Acadêmica

15/05/2020

Tem novidade sobre a renovação do seu desconto para 2020/2

Para garantir a segurança de todos, o UniSales estabeleceu algumas regras para renovação de descontos neste momento de pandemia.

Todos os descontos concedidos pelo UniSales terão renovação automática no sistema desobrigando o aluno beneficiado de entregar ou protocolar seus comprovantes.

Para alunos beneficiados com os programas do Educa Mais e Desconto Sindical, observar:

Educa Mais – Educa Mais – O pagamento da taxa será até o dia 30.06.2020, diretamente na plataforma desse parceiro. Após o pagamento, o aluno deverá encaminhar o comprovante de pagamento da taxa de renovação até o dia 02.07.2020 para e-mail: GGD-financeiro@salesiano.br, informando o número da matrícula. O desconto será aplicado sobre as parcelas vincendas.

Desconto Sindical – (exclusivo para colaboradores UniSales e seus dependentes legais) – A renovação do certificado deverá ser solicitada até o dia 10.06.2020 pelo responsável financeiro ou aluno através do e-mail recepcao@sindeducacao.com com cópia para dp@unisales.br, anexando cópia do contra-cheque e documento de identificação do aluno (CI ou CPF ou Certidão de Nascimento). Lembrando que o colaborador UniSales precisa ser sindicalizado para usufruir do desconto.

08/05/2020

CORONAVÍRUS: Atendimento Financeiro Especializado

Não há como não se solidarizar com a situação daqueles que estão passando por momentos difíceis com a perda do emprego ou de renda. O UniSales, como instituição confessional e filantrópica, empenhará todos os esforços possíveis para não deixar nenhum de seus alunos sem poder estudar.

Para tal, disponibilizará um protocolo de atendimento individual para estudantes que precisarem de flexibilização para o cumprimento financeiro de seus contratos. A Instituição entende que a definição de uma única medida igual para todos não atende às particularidades dos alunos que estão com dificuldades financeiras e vivem realidades muito distintas. Por esse motivo, serão deliberadas medidas individuais àqueles estudantes que comprovarem a necessidade de alguma flexibilização no pagamento de mensalidades durante esse momento de pandemia, com soluções customizadas a partir das possibilidades e da capacidade de pagamento de cada estudante e de seus familiares.

Como solicitar avaliação financeira, confira na prática!

04/05/2020

COMUNICADO AOS ALUNOS

Fique atento! Começa amanhã, terça (05/05), o período de aplicação de provas do primeiro bimestre (P1).

Respeitando as medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde e do Governo do Estado em atenção ao quadro de pandemia da COVID-19, o Centro Universitário Salesiano comunica a toda comunidade educativa que a aplicação das provas ocorrerá no período de 05 a 13 de maio de 2020 por meio de seminários, trabalhos ou provas discursivas com consulta. As avaliações serão disponibilizadas no AVA conforme calendário da disciplina e cada docente informará as suas turmas o tempo de duração da prova.

A data limite para lançamento de notas pelos professores será dia 20 de maio de 2020, e o prazo para a divulgação dos resultados bimestrais será no dia 22 de maio de 2020 e a data limite para os pedidos de revisão de notas e faltas do 1º bimestre será no dia 29 de maio de 2020.

Como instituição estamos disponibilizando os laboratórios de Informática para os alunos que tenham dificuldades com utilização de recursos de tecnologia, o aluno deverá acessar o Portal e agendar a utilização do laboratório através do Link “ Agendamento de laboratório TI para prova”. Respeitaremos as medidas preventivas com limitação de usuários por laboratório, limpeza e ventilação adequada do local, e o uso obrigatório de máscara pelos alunos – importante ressaltar que os alunos sem máscara não poderão adentrar as dependências do Unisales.

Reforçamos ainda que os alunos devem acompanhar as atividades disponibilizadas no AVA e interações remotas nos horários das aulas de cada disciplina, estas atividades e tarefas contabilizarão tanto na frequência quanto nas avaliações das disciplinas, assim como as avaliações da semana de provas.

 

16/04/2020

Em atenção ao quadro de pandemia da COVID-19,  respeitando as medidas preventivas da Organização Mundial de Saúde e do Governo do Estado do Espírito Santo, o UniSales- Centro Universitário Salesiano, comunica a toda comunidade educativa que a aplicação de provas do primeiro bimestre (P1), previstas para o período de 13 a 24 de abril de 2020, foram adiadas/transferidas para o período de 05 a 13 de maio de 2020.

Com esta alteração, a data limite para lançamento de notas pelos professores será dia 20 de maio de 2020, e o prazo para a divulgação dos resultados bimestrais será no dia 22 de maio de 2020 e a data limite para os pedidos de revisão de notas e faltas do 1º bimestre será no dia 29 de maio de 2020.

Ressaltamos que os alunos devem acompanhar as atividades disponibilizadas no AVA e interações remotas nos horários das aulas de cada disciplina, estas atividades e tarefas contabilizarão tanto na frequência quanto nas avaliações das disciplinas.

Novas informações e orientações serão divulgadas nos nossos canais oficiais de comunicação.  Fiquem atentos!

Mensagem do reitor à comunidade acadêmica: Juntos sairemos fortalecidos

 

07/04/2020

Prezados estudantes, professores, educadores, familiares e amigos.

O atual cenário de crise mundial nos impõe desafios de proporções nunca antes vivenciadas por nossa geração, exigindo de todos nós o máximo da nossa inteligência, criatividade, compreensão, solidariedade e dedicação. Juntos podemos encontrar as melhores soluções para os problemas que nos afligem, resistir ao pessimismo, ao derrotismo, à insegurança e ao medo, e sairmos fortalecidos desta crise, encontrando caminhos promissores, inovadores e transformadores em nossas vidas e nossas profissões.

O UniSales, atento às necessidades de todos nós neste difícil período de isolamento social, procura fazer o seu melhor para que possamos atravessar este período da melhor maneira, sem prejuízos para nossa vida acadêmica e pessoal.Em função das inúmeras incertezas, que se revertem em muitas ligações e mensagens à nossa central de atendimentos, resolvemos elencar as principais indagações da nossa comunidade discente e respondê-las aqui, no formato de perguntas frequentes-  FAQ.

1) Qual a previsão de retorno às aulas presenciais?

Neste momento não há nenhuma previsão oficial, mas o Estado do Espírito Santo vem fazendo um trabalho exemplar de controle da disseminação do coronavírus, impedindo um crescimento exponencial e desenfreado da COVID-19. A quantidade de casos em nosso município cresce em proporções relativas abaixo da média mundial e o sistema de saúde está sendo preparado para atender uma significativa demanda de pacientes internados.

Por enquanto as aulas presenciais continuarão suspensas por período indeterminado, enquanto durar a pandemia e as orientações oficiais de isolamento social forem mantidas pelos órgãos governamentais. A comunidade acadêmica será informada, com a devida antecedência, caso haja alterações no posicionamento e as aulas presenciais tiverem condições de serem retomadas.

2) As atividades remotas valerão para substituir as atividades presenciais?

Sim, por determinação do Ministério da Educação (MEC) através da Portaria no 345 de 19 de março de 2020, que diz o seguinte:

“Art. 1º Fica autorizada, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino, de que trata o art. 2º do Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017.”

Todos os alunos que estão realizando as atividades remotas não precisarão fazer nenhum tipo de reposição de aulas, a não ser determinadas atividades práticas específicas que não puderam ser realizadas remotamente. Também os estágios supervisionados serão repostos, ao final do período de confinamento, atendendo a carga horária já determinada.

3) Atividades remotas (virtuais) são o mesmo que cursos em EAD?

Não, o modelo predominante de cursos a distância (EAD) no Brasil é um modelo de baixa interatividade, em que o estudante tem acesso às aulas gravadas e a um conjunto de textos para estudar quando e onde quiser ou puder, com suporte de tutores apenas para tirar dúvidas, se elas acontecerem. Neste modelo de EAD as instituições de ensino podem cobrar mensalidades menores, pois elas têm ganhos em escala, ou seja, podem distribuir o mesmo material e as mesmas aulas gravadas para centenas ou milhares de alunos, gastando a mesma coisa.

As atividades remotas que estão sendo oferecidas pelo UniSales, e por várias outras universidades de excelência em todo o Brasil, são diferentes do EAD tradicional porque mantêm a interação entre alunos e professores da mesma turma, de modo telepresencial, mas com a mesma carga horária e a mesma dedicação dos docentes aos seus alunos, sem variação quantitativa que pudesse trazer algum ganho à Instituição

4) As instituições de ensino estão economizando com as atividades remotas, portanto deveriam oferecer descontos na mensalidade?

As instituições de ensino que utilizam o modelo da atividade remota virtual (telepresencialidade) não têm nenhuma economia no seu processo acadêmico, uma vez que continua com os mesmos custos de professores para a mesma quantidade de alunos.

A economia que a Instituição poderá ter neste período diz respeito à conta de água, energia elétrica e material de consumo (produtos de limpeza, papel toalha, papel higiênico, material de escritório, etc), porém, as contas deste mês ainda não refletem essa economia. Vale ressaltar que estes elementos juntos poderão proporcionar uma economia de 3% em todos os custos e despesas, mas esta economia é compensada pelo aumento dos custos com TI, internet, servidores, entre outros, para suportar adequadamente as atividades remotas (virtuais).

Deste modo, fica claro o entendimento que o Centro Universitário não tem margem para oferecer nenhum tipo de desconto adicional em suas mensalidades ou parcelas, pois se o fizer ela certamente não conseguirá manter os salários de seus professores e educadores.

O Procon do Espírito Santo afirmou que por se tratar de emergência em saúde pública, é  permitida a prestação das aulas na modalidade à distância, de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC). Nesse caso, a instituição de ensino poderá oferecer aulas presenciais, como a parte prática ou estágio supervisionado, em período posterior, não sendo obrigatória a redução do valor da mensalidade, uma vez que entende-se os investimentos necessários em tecnologia.

5) Haverá algum tipo de apoio financeiro para quem estiver com dificuldades de pagamento?

Não há como não se solidarizar com a situação daqueles que estão passando por momentos difíceis com a perda do emprego ou de renda. O UniSales, como instituição confessional e filantrópica, empenhará todos os esforços possíveis para não deixar nenhum de seus alunos sem poder estudar.

Para tal, disponibilizará um protocolo de atendimento individual para estudantes que precisarem de flexibilização para o cumprimento financeiro de seus contratos. A Instituição entende que a definição de uma única medida igual para todos não atende às particularidades dos alunos que estão com dificuldades financeiras e vivem realidades muito distintas. Por esse motivo, serão deliberadas medidas individuais àqueles estudantes que comprovarem a necessidade de apoio no pagamento de mensalidades durante esse momento de pandemia, com soluções customizadas a partir das possibilidades e da capacidade de pagamento de cada estudante e de seus familiares.

Como solicitar avaliação financeira? Confira na prática!

6) Quem teve dificuldade em acompanhar as aulas remotas, terá alguma chance de reparar a perda?

Se eventualmente algum estudante não conseguir acompanhar as atividades remotas, deve apresentar sua justificativa por meio de um requerimento ao UniSales. Assim, a Instituição ao deferir o pedido, irá avaliar a melhor maneira de proceder com a reposição das aulas.

Agradecimento

Não podemos encerrar este comunicado sem um agradecimento a todos os educadores e professores do UniSales que estão servindo de exemplo para várias universidades no Brasil em demonstrar como se organiza e como atua em momentos de crise.

Nossos professores não mediram esforços em se prepararem e adequarem suas aulas e atividades para o ambiente remoto. Com uma dedicação ainda maior que tinham no ambiente presencial, se esmeram em levar aos seus alunos todos os elementos necessários à continuidade do aprendizado e da formação, inclusive atendendo-os individualmente sempre que necessário.

Sem estas pessoas magníficas, não conseguiríamos manter nosso padrão de qualidade, nem a motivação e o entusiasmo de nossos alunos. Agradeço também aos nossos estudantes, que demonstram muita coerência e maturidade neste momento difícil, se esforçam para manter-se em dia com as atividades acadêmicas, mesmo quando precisam se desdobrar para resolverem questões familiares, de saúde e de renda.

Atenciosamente,

Cledson Rodrigues

Reitor do Centro Universitário Salesiano

Logo Unisales