• Home
  • Blog
  • Carreira
  • 10 carreiras profissionais em alta que você precisa ficar de olho

10 carreiras profissionais em alta que você precisa ficar de olho

A escolha de uma profissão deve levar em conta aquilo com que você tem mais afinidade. Mas não esqueça que também é muito importante analisar o mercado para saber quais são as carreiras profissionais em alta.

Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn no início de 2020, revelou que os profissionais mais requisitados estão na área de tecnologia da informação.

Outra área onde a busca por profissionais aumentou foi a da saúde, tendo em vista a emergência de saúde pública vivida em 2020.

Vamos ver essas e outras carreiras profissionais em alta e que vale a pena investir, mesmo em tempos de crise?

1. Marketing Digital

De acordo com a pesquisa do LinkedIn, o gestor de mídias sociais é o profissional mais requisitado do momento. Entre 2015 e 2019, a busca por esse profissional aumentou 122%. E mais: das 15 carreiras emergentes apontadas no relatório, pelo menos nove são ligadas à área de TI.

Esse profissional é responsável por planejar a estratégia de comunicação das empresas por meio das redes sociais, fazendo com que elas tenham bom desempenho e conquistem novos clientes online.

A graduação em Mídias Digitais, que dura 2 anos, é uma das opções de curso para quem deseja ingressar na carreira. Mas ela também pode ser exercida por profissionais da área de TI, como cientistas de dados.

2. Ciência de Dados

Assim como o gestor de mídias sociais, o cientista de dados utiliza sistemas de informação avançados com o intuito de analisar e organizar dados que possam ajudar as  empresas a melhorar seus produtos e serviços.

A ideia é fornecer informações que auxiliem os gestores a tomarem melhores decisões e conseguir melhores resultados em qualquer área da empresa — vendas, atendimento ao cliente etc.

O cientista de dados pode captar tanto dados internos (gerados dentro da empresa) quanto externos (provenientes das redes sociais ou do site da empresa, por exemplo). O tempo de duração do curso é de 4 anos.

3. Medicina

A carreira de medicina sempre foi uma das mais concorridas nos vestibulares. Mas, diante da pandemia do Covid-19, os profissionais da área tornaram-se ainda mais disputados nas unidades de saúde pública e particular de todo país.

Ou seja, postos de trabalho não faltam, assim como desafios profissionais. Mas, se você sonha em ser médico, saiba que terá um longo caminho pela frente. O curso de medicina dura 6 anos, mais o período de residência, que varia de acordo com cada especialização desejada.

4. Fisioterapia

O fisioterapeuta é um profissional que cuida da saúde do corpo e dos movimentos. Ele é essencial para manter a qualidade de vida, atuando para reabilitação física de pacientes que apresentam perda de funções motoras. A faculdade de Fisioterapia tem a duração de 4 anos.

5. Administração

Os alunos formados em administração contam com uma grande oferta de vagas no mercado de trabalho, podendo atuar em qualquer segmento de negócio. Além do que, há muitas possibilidades de especialização. Por isso, é uma das carreiras profissionais que estão sempre em alta.

Mas nem sempre conquistar um emprego na área é fácil, pois a alta demanda é proporcional ao nível de exigência das empresas, que contratam apenas os mais qualificados.

Em tempos de crise, é importante garantir uma formação completa e ter versatilidade para ser valorizado no mercado. O curso leva quatro anos para ser concluído.

6. Economia

O economista exerce um papel muito importante dentro das organizações e da sociedade, já que a economia influencia diretamente na situação política do país e nas condições de vida da população.

Nosso país precisa de profissionais capacitados para apontar as tendências e indicadores econômicos, auxiliando no planejamento financeiro de pessoas físicas ou jurídicas. Sem isso, os negócios vão à falência e as pessoas ficam endividadas, o que gera instabilidade na economia.

Interessado em fazer uma graduação em economia? O curso tem a duração de 4 anos.

7. Logística

As atividades de logística vêm ganhando força nos últimos anos, especialmente devido ao crescimento do comércio eletrônico e dos serviços de delivery. E tudo indica que esses segmentos vão crescer mais ainda, gerando muitos empregos aos profissionais da área.

E não é à toa que o especialista em logística tornou-se presença fundamental dentro das empresas. Ele tem a função de avaliar os processos e a qualidade dos produtos e serviços, identificando oportunidades de melhorias, como, por exemplo, fazer entregas mais rápido e reduzir custos.

O profissional formado nessa área irá lidar com cálculos, gestão de processos e administração, marketing, entre outras disciplinas. O curso superior de Logística é do tipo tecnólogo, com duração de 2 anos. Há, ainda, a possibilidade de se formar em Engenharia de Produção e atuar no mesmo segmento.

8. Engenharia agronômica

Muita gente nem percebe, mas a agricultura é um setor fundamental para o desenvolvimento humano, social e econômico do país, uma vez que o agronegócio responde por 21,4% do PIB brasileiro.

Conhecendo esse dado, é possível entender porque a agronomia é uma das carreiras profissionais em alta.

O profissional graduado na área é capacitado para atuar em diversos setores da produção agrícola, desenvolvendo áreas de cultivo de alimentos e plantas e todos os fatores envolvidos no processo, como irrigação, construções e instalações rurais, química agrícola, análise e preparação de solos, processamento de produtos agrícolas, entre outras atividades.

Essa é uma boa opção de carreira para quem é apaixonado pela natureza. Mas prepare-se para estudar bastante, pois o curso tem a duração de 5 anos.

9. Engenharia Civil

Mais uma das carreiras profissionais que estão sempre em alta, a engenharia civil também é vital para a saúde econômica do país. O profissional da área é apto a realizar projetos de construções residenciais e comerciais, bem como obras públicas —  viadutos, ruas, estradas etc.

Após ter o seu diploma, você poderá se especializar em projetos de hidráulica, saneamento básico, transportes, materiais de construção, entre outros. O curso de engenharia também dura 5 anos.

10. Biotecnologia

O biotecnólogo é um cientista que se dedica a aprimorar processos de produção industrial com base em insumos naturais (análise das propriedades de plantas e células), visando criar produtos e serviços de qualidade sem impactar o meio ambiente.

Nos últimos anos, com a conscientização sobre a sustentabilidade e o avanço das tecnologias para obter produtos biodegradáveis, a procura por essa graduação vem crescendo bastante.

A biotecnologia é bastante utilizada nas indústrias, especialmente na agrícola, farmacêutica e de cosméticos. O profissional dessa área passa boa parte do seu tempo em laboratório, avaliando amostras de materiais e fórmulas, e a graduação dura de 2 a 4 anos.

Estas são algumas das carreiras profissionais que estão em alta no momento. Você se identificou com alguma delas? Conheça os cursos de graduação da UniSales e venha construir o seu futuro profissional conosco!

Logo Unisales