10 livros de empreendedorismo para se aprofundar no assunto

Você pode ser um empreendedor experiente, estar começando um negócio agora, ou, simplesmente, ter o desejo de empreender algum dia. Mas uma coisa é certa: para construir um negócio de sucesso, é preciso estudar muito e aprender com quem já passou pelo mesmo caminho.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os livros de empreendedorismo mais recomendados atualmente. Com eles, você aprenderá lições inspiradoras de gestão de negócios, comportamento, autoconhecimento e outras habilidades essenciais para ser um bom empreendedor. Boa Leitura!

1. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios – Charles Duhigg

Acordar no mesmo horário todos os dias, fazer exercícios, estudar. Quase tudo o que fazemos é determinado por nossos hábitos. Só que, para ser um bom empreendedor é preciso abandonar velhos hábitos e incorporar novos à sua rotina. 

É exatamente isso que este livro do inglês Charles Duhigg ensina. Ele conta como os hábitos são adquiridos, quais os segredos para mudar o que não funciona e adquirir novos hábitos que tragam benefícios reais para sua vida.

2. O ponto da virada – Malcolm Gladwell

Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença? Esta é a questão que dá origem ao best-seller que já vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

Neste livro, Malcolm Gladwell explica como uma ideia, produto, mensagem ou comportamento pode se alastrar, exatamente como um vírus. Para ele, não é apenas uma questão biológica, mas também da grande influência do meio em que vivemos. 

Mas como chegar ao “ponto da virada”, para que suas ideias caiam no gosto popular e se tornem uma “mina de ouro”? É isso que você vai descobrir neste livro.

3. O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas – Ben Horowitz

Ser gestor de uma empresa certamente envolve muitas situações difíceis, e é preciso saber lidar com elas para crescer. Reconhecido empreendedor do Vale do Silício, Ben Horowitz traz conselhos preciosos de quem conhece a realidade de um ambiente de negócios altamente competitivo, como é o de tecnologia . Por isso, é um dos melhores livros de empreendedorismo da atualidade. 

4. A Startup enxuta – Eric Ries

As startups estão ganhando o mundo com a criação de produtos e serviços altamente inovadores — e rentáveis — e com uma operação enxuta. Foi assim que nasceram empresas como Uber, Easy Taxi e tantas outras que, agora, são líderes de mercado.

O segredo para essas empresas crescerem tanto em pouco tempo está no modelo desenvolvido por Eric Ries, que se baseia em experimentação contínua — testar o produto /serviço — otimização de processos, avaliação constante de métricas e de comportamento do cliente.

Com as dicas deste livro, você estará pronto para colocar a sua ideia inovadora no mercado!

5. Aventuras empresariais – John Brooks

Para alcançar o sucesso, você precisa passar pelo fracasso. Aventuras empresariais, de John Brooks, ilustra bem esse paradoxo.

Ele conta histórias de grandes marcas do mercado que fracassaram simplesmente porque seus gestores tomaram uma decisão errada, o que ocorre quando eles se recusam a evoluir, acompanhando uma tendência, promovendo mudanças no negócio ou mesmo ouvindo a opinião de seus clientes.

E se você ainda não estiver convencido da importância da obra, saiba que ele é apontado como o livro de negócios favorito de Bill Gates.

6. Empreendedorismo para subversivos – Facundo Guerra

Facundo Guerra é um renomado empresário da noite paulistana, CEO do Grupo Vegas. Neste livro, ele descreve sua trajetória profissional e como decidiu migrar de uma carreira estável, atuando em grandes companhias, para o terreno incerto do empreendedorismo. 

7. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital – Dale Carnegie

Como sabemos, de algumas décadas para cá, muita coisa mudou: nos relacionamentos, nas formas de comunicação e expressão e na cultura, de um modo geral. Então, nada melhor do que ter uma versão atualizada do clássico Como fazer amigos e influenciar pessoas, lançado por Dale Carnegie em 1936.

O autor traz suas antigas teorias à realidade do mundo atual, mostrando que as ferramentas de comunicação mudaram, mas não a forma de agir. Assim, ele dá conselhos que valem tanto para sua vida pessoal quanto para a profissional, como:  “pense duas vezes antes de dizer algo de que poderá se arrepender. Se você desenvolver o autocontrole, evitará perder horas tendo que se retratar”, e  “Tenha a diplomacia como critério padrão. Admita que pode estar errado e que o outro pode estar certo. Seja agradável. Faça perguntas. E, acima de tudo, considere a situação do ponto de vista do outro e demonstre respeito”.

8. A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon

É difícil de imaginar como uma empresa que começou como uma pequena livraria virtual nos EUA tenha se tornado essa gigante mundial do e-commerce, mas em A loja de tudo, você vai conhecer em detalhes a história da Amazon e as estratégias que seu CEO, Jeff Bezos, utilizou para fazer com que ela se tornasse a maior loja virtual do mundo.

Este livro de empreendedorismo ganhou o prêmio de “melhor livro de negócios de 2013” pelo Financial Times/Goldman Sachs, e também está entre os melhores títulos do ano no The Washington Post e Forbes.

9. Startup Brasil – Pedro Mello e Marina Vidigal

Entre os livros de empreendedorismo, é raro encontrar títulos brasileiros como referência. Mas os autores Pedro Mello e Marina Vidigal merecem um espacinho nesta lista, pois fizeram um trabalho excepcional reconstruindo histórias de empreendedores brasileiros que transformaram o país a partir dos seus negócios.

O livro mostra erros, acertos e conselhos dos empreendedores mais experientes para os mais jovens sobre a árdua missão de empreender no Brasil. Para ler e se inspirar!

10. O gestor eficaz – Peter Drucker

Um dos clássicos de gestão, publicado pela primeira vez na década de 60, O Gestor Eficaz ganhou uma versão atualizada recentemente. Peter Drucker é um dos maiores especialistas em administração moderna, e o que ele ensina neste livro é válido para qualquer tipo de negócio.

A leitura vai ajudar você a praticar os fundamentos da boa administração, que são a organização, desenvolvimento pessoal e tomar as decisões certas. Dessa forma, você terá muito mais chances de bem-sucedido como empreendedor.

Gostou das recomendações? Então compartilhe o artigo com seus amigos que também desejam empreender!

Logo Unisales