Como ser um jovem empreendedor no Brasil? - Unisales

Como ser um jovem empreendedor no Brasil?

Já pensou em ser empreendedor ou empreendedora? Trabalhar por sua conta, podendo aumentar a renda e ainda se destacar no mercado, traz inúmeras vantagens, não é mesmo?

A estimativa é de que o Brasil conte com mais de 53,4 milhões de pessoas à frente de alguma atividade empreendedora e que em 2020 o país atinja a marca de um quarto da população adulta envolvida com o empreendedorismo.

Mas, como ser um jovem empreendedor no Brasil? Começar essa jornada não é fácil, mas pode ser menos difícil do que você imagina! Por isso, neste artigo, você vai saber mais sobre as oportunidades do mercado, os desafios e dicas para se dar bem como empreendedor. Confira!

Muitas oportunidades te esperando

Diante das mudanças nas leis trabalhistas nos últimos anos e as possibilidades de trabalhar por conta própria, o empreendedorismo vem crescendo consideravelmente no Brasil.

No país, há mais pessoas que optam por começar um negócio do que nos Estados Unidos, México, Alemanha, Colômbia e muitos outros.  

Há ramos que sempre contam com alta demanda, como o de alimentação, roupas, consertos, serviços para pets, cosméticos, desenvolvimento de aplicativos, entre outros. As possibilidades são muitas.

Além disso, o mercado digital faz com que o investimento inicial de um negócio seja mínimo. Com as estratégias corretas, o digital pode ser amplamente explorado e ter as ferramentas que você precisa para chegar ao seu público.

Não acredita? Um estudo mostrou que no 1º semestre de 2020 as vendas por e-commerce cresceram 47%, a maior alta em 20 anos.

Mas, há muitos desafios no mercado

Ainda que as oportunidades sejam múltiplas, empreender é um desafio. Requer dedicação, comprometimento e preparação da pessoa que quer seguir esse caminho.

Para você ter uma ideia, dados do IBGE apontam que 21% das empresas fecham suas portas ainda no primeiro ano de funcionamento. E nos primeiros cinco anos, os números crescem para 60%. 

Por isso, empreender deve ser uma decisão tomada com muita sensatez. Isso porque o sonho de ter um negócio próprio pode resultar em dívidas, caso não seja bem planejado.

Dicas de como ser um empreendedor

Se você quer saber como ser um empreendedor ou empreendedora, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nessa trajetória e contribuir para que você prospere no mercado. Confira!

Conheça seu mercado

Antes de começar um negócio, é fundamental que você conheça o seu mercado.

Estude a concorrência, veja que tipo de serviços ou produtos do nicho em que você deseja investir fazem mais sucesso com o público e como as empresas comercializam, considerando preço e estudando todas as possibilidades.

Além disso, de que maneira seu negócio pode lucrar mais? Um e-commerce, por exemplo, pode ser uma alternativa de baixo custo de execução. Se você vai abrir uma loja física, qual o melhor lugar para isso?

Explore os diferenciais do seu negócio

Por que o cliente deve escolher a sua empresa e não a do concorrente? Vamos supor que você queira abrir um negócio de comercialização de vestidos e saias, focando nesse nicho de vestimentas.

Oferecer roupas com tamanho único, que se adéquam a todas as numerações e corpos pode ser o ideal, democratizando o setor e sendo um diferencial.

Diversas empresas que oferecem serviços médicos ou de estética estão atuando com atendimento sem agendamento. Desse modo, o cliente pode adequar o serviço em sua agenda, dando mais comodidade e praticidade ao seu dia a dia.

Criar restaurantes com cardápios veganos atraem um público único, disposto a optar por seu empreendimento pelo valor que ele gera.

Percebe como simples práticas podem atrair o público e fazer com que a sua empresa tenha diferenciais perante outras?  

Considere as questões legais

Nunca se esqueça de conferir as questões legais que vão envolver sua empresa. Consulte um contador sobre os impostos praticados e qual a melhor maneira de ter um CNPJ.

Seu caso se enquadra em ser MEI? Simples? Quais são as taxas fixas mensais? E se for ter funcionários no começo, como proceder?

Isso tudo deve ser muito bem analisado.

Atue em uma área em que você tem afinidade

Quem é empreendedor de primeira viagem deve levar em consideração a área de atuação e suas afinidades. Por exemplo, se você não sabe e nem gosta de lidar com números, como vai abrir um negócio de consultoria contábil e avaliar os dados necessários? 

Como vai abrir um bar ou restaurante se você não gosta de frequentar esses lugares, não conhece o mundo da gastronomia e o que é tendência no setor?

Você tem mais chances de criar uma empresa de sucesso se você gostar da área. É o mesmo que acontece com funcionários que estão motivados no local de trabalho e que apreciam o que fazem: eles geram mais resultados!

Faça um planejamento

Ao empreender, fazer um plano de negócios te dá mais oportunidades de crescer e alcançar os seus objetivos. 

Coloque no papel as metas, o que você pode investir, como será sua atuação e faça um planejamento sobre o que você deve fazer para crescer da maneira como deseja em um período ideal.

Assim você toma as rédeas da situação, evita gastos desnecessários e ainda pode ajustar estratégias, se for preciso.

Prepare-se da melhor maneira possível

Essa provavelmente é a dica mais importante de todas! Para se dar bem no mercado, é fundamental se preparar. A maioria dos negócios quebra por falta de gestão adequada e falhas na gestão financeira. 

Embora na prática você vá aprender muito, nada se compara a começar essa empreitada com conhecimento. Por isso, é fundamental que você faça cursos que vão agregar valor ao seu negócio e te fazer ser bem-sucedido.

Uma formação em Administração, por exemplo, pode ser exatamente o que você precisa, pois te dá uma ampla noção de mercado e como administrar sua empresa.

E se você já tem uma graduação e quer mudar de carreira com o empreendedorismo, uma especialização ou nova formação vai te ajudar nesses aspectos de gestão. Cursos como Gestão Financeira e Processos Gerenciais são apostas certeiras para estar bem preparado e saber como ser um empreendedor de sucesso! 

Agora que você já sabe como ser um jovem ou uma jovem empreendedora no Brasil, que tal dar o pontapé inicial? Baixe o template e crie seu negócio em 9 passos simples!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales