9 ferramentas de desenvolvimento de carreira que podem te ajudar a decolar profissionalmente - Unisales
  • Home
  • Blog
  • Carreira
  • 9 ferramentas de desenvolvimento de carreira que podem te ajudar a decolar profissionalmente

9 ferramentas de desenvolvimento de carreira que podem te ajudar a decolar profissionalmente

Um bom currículo acadêmico, experiência profissional e network de qualidade são os requisitos para ser bem-sucedido. Entretanto, investir continuamente na carreira é o que cria diferenciais e faz com que você conquiste cada vez mais sucesso. Neste post, escolhemos algumas ferramentas de desenvolvimento de carreira para te ajudar nisso. Confira:

1. Teste de âncora de carreira

A primeira das ferramentas para desenvolvimento de carreira que indicamos é o Teste de Âncora de Carreira. Trata-se de um teste criado por Edgar Schein na década de 1970, cujo objetivo é encontrar a verdadeira motivação profissional de cada pessoa.

Existem 8 tipos de motivação diferentes, que podem mudar ao longo da sua vida e que estão presentes em diferentes intensidades para todos nós.

Basicamente, são 40 afirmações simples, para as quais você deve definir em qual grau se identifica. Por exemplo: “Me sinto mais realizado em meu trabalho quando tenho total liberdade de definir minhas próprias tarefas, horários e procedimentos”. 

Você deve classificar essa frase com um dos números:

1 – Nunca

2 – Raramente

3 – Vez ou outra

4 – Com uma certa frequência

5 – Quase sempre

6 – Sempre.

Ao fim de 40 questões, é feita a soma e descobre-se qual é o seu motivador principal. 

Algumas pessoas buscam autonomia, outras estabilidade, outras querem exercer a criatividade ou desejam sentir-se desafiadas, por exemplo. Encontrar sua Âncora de Carreira é uma maneira de saber o que vai trazer realização profissional e o que te incentiva a fazer um bom trabalho.

A partir do resultado do teste você tem uma visão mais clara do que você mesmo espera conquistar e pode buscar oportunidades mais adequadas aos seus objetivos.

2. CoachMe

O aplicativo CoachMe não é especificamente uma ferramenta de desenvolvimento de carreira, e sim um app com o objetivo de ajudar o usuário a alcançar metas. 

Disponível para Android e IOS, ele permite que você informe seus objetivos e então a comunidade de usuários contribui com ideias e estratégias para conquistá-los. Para cada tipo de meta, existem várias opções de grupos de pessoas para ajudar. O app também conta com lembretes sobre seus objetivos.

Você pode fazer perguntas, adicionar notas aos seus objetivos e também contribuir com as metas de outras pessoas.

3. MeetUP

O MeetUp é um app desenvolvido para quem quer praticar networking de qualidade. Ele é estruturado em grupos de pessoas com interesses em comum, sejam relacionados ou não à carreira.

É possível conversar e divulgar seu trabalho, mas o foco principal do grupo é a organização de eventos presenciais. É possível criar novos eventos, convidar usuários para o seu evento ou participar de eventos de outras pessoas. Assim, é uma oportunidade de conhecer pessoas com interesses semelhantes e ficar atento às novidades da sua área.

Devido à pandemia de Covid-19, há muitos eventos online na plataforma. 

4. School of Life

A School of Life é uma instituição focada no desenvolvimento de inteligência emocional. Presente no Brasil desde 2013, a empresa oferece palestras e workshops presenciais e online com diversos temas.

Enquanto ferramenta de desenvolvimento de carreira, a School of Life é interessante por ajudar no seu autoconhecimento e realização pessoal. De acordo com a filosofia da instituição, pessoas bem resolvidas profissionalmente são mais motivadas e mais propensas a fazerem um bom trabalho. 

Há eventos online gratuitos e também opções pagas, desde coaching de carreira até aulas ao vivo sobre vários temas relacionados à vida profissional.

5. Asana

O Asana é um app utilizado para organizar projetos. É uma ferramenta de desenvolvimento de carreira porque permite planificar toda a sua rotina de trabalho, mesmo que você tenha muitos projetos ou várias equipes.

Na plataforma, é possível criar grupos e designar tarefas para cada um dos envolvidos, além de abrir fóruns e chats para discussão de projetos. São elaborados gráficos para a gestão de projetos, que também podem ser acompanhados no calendário.

O app pode ser integrado com o Google Docs e com o Dropbox, para anexar arquivos e documentos. Toda a sua estrutura é pensada para que o usuário veja rapidamente o que deve ser feito a seguir. Quem trabalha sozinho encontra no Asana uma maneira muito prática de se organizar.

6. MindMeister

Utilizando a mesma lógica dos mapas mentais, o app MindMeister também é uma ferramenta para organizar ideias. É o instrumento ideal para quem precisa tirar um projeto do papel e colocar em prática, pois pode ser usado como recurso de brainstorm ou como um app colaborativo para desenvolver projetos.

De maneira mais pessoal, também é possível usar os mapas mentais para traçar seus objetivos ou descobrir o que te faz feliz, por exemplo. Escreva o que vier à cabeça, crie relações entre as palavras e use o mapa como um recurso gráfico para refletir sobre si mesmo. 

Nas versões pagas, o usuário pode incluir fotos e vídeos e exportar seu diagrama em PDF. 

7. LinkedIn

A mais famosa ferramenta de desenvolvimento de carreira é o LinkedIn. A rede social corporativa serve para que você compartilhe ideias relevantes para a sua carreira ou até mesmo publique conteúdo de autoria própria, demonstrando sua expertise em determinado assunto, sendo assim reconhecido como autoridade na profissão.

Outra função interessante do LinkedIn é aproximar os usuários, ou seja, manter ativa a sua rede de contatos profissionais. Para ser lembrado para indicações e parcerias, você precisa mostrar que está ativo e que tem conhecimento. 

8. Linkedin job search

Para quem está em busca de novas oportunidades de trabalho, a ferramenta LinkedIn Job Search mostra vagas abertas de acordo com os seus parâmetros. Nesse app, você descobre vagas e se candidata com poucos cliques, inclusive importando seu currículo. Ele também emite alertas quando novas vagas aparecem.

9. Headspace 

Desenvolver sua inteligência emocional e aprender a lidar com o estresse, com a ansiedade e com a pressão por resultados também é altamente relevante na carreira.

São habilidades pessoais, mas que fazem toda a diferença para qualquer profissional, por isso incluímos o app Headspace entre as ferramentas de desenvolvimento de carreira neste post.

O aplicativo tem como foco o ensino da meditação e, como consequência, também acaba ensinando a manter a calma, melhorar a concentração e a dormir melhor.

Nele estão meditações guiadas para pessoas com os mais diversos objetivos, como controle da ansiedade, qualidade de vida ou produtividade no trabalho, entre outras.

Ferramentas para desenvolvimento de carreira nem sempre estão diretamente relacionadas com o exercício da profissão. O autoconhecimento e algumas habilidades pessoais podem ser seu grande diferencial.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira também 10 aplicativos para estudar a qualquer hora e em qualquer lugar!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales