Qual é melhor: licenciatura ou bacharelado em Educação Física? - Unisales

Qual é melhor: licenciatura ou bacharelado em Educação Física?

Educação Física é o campo de estudo que permite investigar e aplicar técnicas de condicionamento físico, sejam elas esportes, dança, yoga ou pilates, entre outras.

Quando o estudante decide que quer fazer uma graduação em Educação Física, deve decidir entre duas habilitações: licenciatura ou bacharelado.

Ambas proporcionam conhecimentos aprofundados sobre atividades físicas em geral e como treinar pessoas para que elas executem essas atividades com a maior eficácia possível. Entretanto, existem diferenças que se refletem no campo de atuação do profissional, uma vez que ele esteja formado.

Siga com a leitura e descubra qual é melhor, licenciatura ou bacharelado em Educação Física!

Licenciatura em Educação Física

A licenciatura em Educação Física é a habilitação com a qual temos mais contato no dia a dia. O profissional formado nessa graduação ministra aulas em escolas do ensino infantil, fundamental e médio.

O professor de educação física tem como objetivo ensinar às crianças e jovens qual a importância da educação física no cotidiano deles, proporcionando uma vida mais saudável aos alunos.

Durante a faculdade, o estudante aprende sobre o funcionamento do corpo humano para que compreenda como o condicionamento físico pode auxiliar na aquisição de resistência física, velocidade, ganho muscular, entre outros.

Também tem uma base aprofundada sobre os diversos tipos de esportes, suas regras e suas práticas. Disciplinas de sociologia, filosofia e empreendedorismo estão presentes na matriz curricular para que o estudante tenha, também, uma formação mais humana e voltada para o desenvolvimento de novos negócios.

Mas o grande destaque dessa modalidade de ensino superior são as disciplinas ligadas à educação. Afinal, o professor de educação física terá que desenvolver sua didática para repassar o conhecimento aos seus alunos.

Bacharelado em Educação Física

O bacharelado em Educação Física compartilha de praticamente todas as disciplinas vistas durante a licenciatura. A exceção são as matérias ligadas à área de educação, que são exclusivas da licenciatura.

Isso significa que o bacharel em educação física não pode ministrar aulas em escolas. Porém, ele é o profissional que atua em academias, centros esportivos, clubes de atletismo, academias de dança, estúdios de pilates e yoga e como personal trainer, entre outras funções.

Na dúvida, qual escolher: licenciatura ou bacharelado em Educação Física?

Pode ser que no momento você não se imagine dando aulas para crianças e adolescentes, mas queira desenvolver essa habilidade com o tempo. Ou, por outro lado, prefira ingressar no mercado como professor de educação física e, mais tarde, queira desenvolver um negócio próprio.

Isso é natural, pois a nossa carreira profissional evolui com o tempo e nossos interesses podem mudar significativamente. Por isso, não dá para dizer qual é melhor, se licenciatura ou bacharelado em Educação Física. Isso vai depender da sua vocação e dos seus interesses.

A vantagem da graduação em Educação Física é que você pode começar tanto pela licenciatura quanto pelo bacharelado e depois complementar a sua formação fazendo uma segunda graduação. Assim, você terá ambas habilitações e poderá escolher onde atuar.

E o melhor: todas as disciplinas que você cursou na primeira graduação que são compatíveis na segunda podem ser eliminadas da sua matriz curricular, por meio de um processo chamado equivalência de disciplinas. Desse modo, sua segunda graduação dura menos tempo e fica mais barata.

Curtiu a ideia? Acesse o site do UniSales, escolha sua primeira graduação e inscreva-se no processo seletivo!