Por que estudar online afinal? Os prós e os contras - Unisales

Por que estudar online afinal? Os prós e os contras

Estudar online já é a opção de milhares de estudantes brasileiros. Em 2018, havia 2 milhões de alunos EAD no país.

Os motivos para que a modalidade virtual venha ganhando espaço nos últimos anos são muitos: da flexibilidade de se poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar à possibilidade de utilizar as novas tecnologias educacionais que vêm transformando a educação.

Mas, o que impede que mais estudantes desfrutem das vantagens dessa modalidade de ensino é a dúvida sobre quais são os prós e os contras de se estudar online. Por esse motivo, vamos apresentá-los no artigo de hoje.

Continue a leitura!

Flexibilidade de horários

Sabemos o quanto a sua rotina diária pode ser corrida. Trabalho, família, atividades esportivas e sociais, tudo isso tem que caber na agenda. E encaixar uma faculdade nessas limitadas 24 horas do dia nem sempre é fácil.

Mas, com uma graduação online, coordenar seus compromissos com uma formação universitária se torna bem mais fácil. Isso porque você não precisa se deslocar diariamente até a instituição de ensino e também pode assistir às aulas no momento que melhor lhe convier.

Uso de tecnologias inovadoras

O EAD também traz consigo a possibilidade de fazer uso de tecnologias educacionais inovadoras, como ambientes simulados, jogos, realidade aumentada e até inteligência artificial.

O intuito de ter plataformas tecnológicas no ensino à distância é personalizar ao máximo a experiência dos alunos, tornando os estudos mais dinâmicos, atrativos e eficazes.

Autodidatismo

Estudar online requer que você se comprometa com seus estudos. Assim como os horários de estudo ficam a seu critério, é de sua responsabilidade conduzir seu aprendizado da melhor forma possível.

Isso implica em desenvolver uma veia de pesquisador e usar a internet para buscar conteúdos mais aprofundados. Também pressupõe que você vai interagir com colegas e professores a fim de solucionar dúvidas e construir conhecimento coletivamente.

Networking

Ter uma boa rede de relacionamentos é fundamental para que você tenha acesso ao maior número de oportunidades profissionais no futuro. E é na faculdade que essa rede começa.

Ao estudar online, você tem a vantagem de conhecer pessoas de outras localidades, nutrir amizades com pessoas de culturas diferentes e com isso ampliar as possibilidades de atuar em empresas de destaque no cenário nacional e internacional.

Estudar no seu ritmo

Cada pessoa tem um ritmo de estudo. Enquanto algumas passam horas estudando, outras não conseguem permanecer concentradas por muito tempo.

Independentemente do seu perfil, o ensino a distância permite que você segmente seus estudos em curtos períodos ao longo da semana ou então concentre todas as atividades num único dia.

Além disso, você pode rever as aulas várias e várias vezes, enviar suas perguntas aos tutores, debater com colegas em fóruns de discussão e assim fortalecer seu aprendizado.

Mas e a experiência do campus, como fica?

Essa é a principal pergunta feita pela maioria dos estudantes que está na dúvida entre estudar online ou presencialmente. E a melhor resposta está na graduação híbrida ou semipresencial.

Nessa modalidade de ensino, você estuda os conteúdos teóricos em casa, com todas as vantagens do EAD.

As atividades práticas do curso, como aulas de laboratório, realização de projetos, entre outras, são desenvolvidas no campus da faculdade. Mas sempre com datas programadas, para que você possa organizar a sua agenda!

Gostou da ideia de estudar online e presencialmente ao mesmo tempo? Então conheça a graduação semipresencial do UniSales!