O mercado de trabalho é um grande desafio, então comece a vencê-lo na faculdade! - Unisales
  • Home
  • Blog
  • O mercado de trabalho é um grande desafio, então comece a vencê-lo na faculdade!

O mercado de trabalho é um grande desafio, então comece a vencê-lo na faculdade!

Escolher qual profissão seguir não é tarefa fácil, ainda mais quando o mercado de trabalho é um grande desafio. Você tem que avaliar a sua afinidade com a área, a empregabilidade após a formatura, a remuneração média que você irá receber, entre outras coisas.

Além disso, você tem que  decidir o tipo de aprendizado que vai te ajudar a ser um profissional diferenciado, capaz de vencer a concorrência e se sobressair na sua área de atuação. São muitas coisas a se pensar, não é mesmo?

Neste artigo, vamos entender porque o mercado de trabalho é um grande desafio e como conseguir as habilidades e competências necessárias para se destacar ainda na graduação! Vamos juntos?

O mercado de trabalho é um grande desafio

Seria um mundo maravilhoso se apenas com as teorias e práticas aprendidas na faculdade você estivesse 100% preparado para o mercado de trabalho, certo? Mas, no primeiro estágio, você já percebe que é necessário muito mais. 

Afinal, cada empresa tem um perfil, modelo de negócio, cultura corporativa, gargalos na produção e vendas a serem resolvidos. Ademais, cada setor tem necessidades específicas e o profissional precisa estar preparado para elas.

Nesse sentido, o que você aprende em sala de aula, de fato, faz toda a diferença. Mas o mercado de trabalho é um grande desafio e nem toda instituição prepara seus alunos para enfrentá-lo. 

Imagine que você fez diferentes estágios, pesquisas e trabalhos e finalmente se formou. Além de você, milhares de recém-formados estão entrando no mercado de trabalho. Aquela vaga cobiçada, na organização dos seus sonhos, está aberta. 

Quem você acha que vai conquistá-la? Alguém que sabe absolutamente tudo sobre determinado assunto da profissão ou aquele que sabe aplicar os conhecimentos para resolver os problemas, trazer boas ideias e realmente contribuir para o crescimento do negócio?

A maioria das pessoas conquista essa habilidade de identificar os problemas e solucioná-los com anos de experiência no mercado. Mas, você pode já se formar na graduação com esse diferencial e se tornar o profissional que o mercado deseja.

Você só precisa escolher uma graduação que tenha como metodologia a aprendizagem baseada em desafios. Vamos nos aprofundar neste conceito agora?

O que é aprendizagem baseada em desafios?

Também chamada de Challenge Based Learning, a aprendizagem baseada em desafios é uma metodologia onde as experiências e os questionamentos são protagonistas. 

Nela, você é estimulado a ter suas próprias ideias e encontrar soluções aplicáveis aos desafios do mundo real. Até mesmo conceitos antigos são reformulados para aplicação na atualidade.

Na prática, podemos dizer que é uma formação onde você aprende sim todas as teorias e como aplicá-las. Ela também permite que você identifique, desde o começo da graduação, como os problemas aparecem no dia a dia da sua profissão e como aquilo que aprendeu pode ser usado para resolver as questões.

Por isso, nesse tipo de metodologia, você tem voz ativa em sala de aula. Extrapola-se o modelo em que o professor fala e você só ouve. Você e seus colegas vão além. Os ensinamentos passam a ser flexíveis e personalizados, de acordo com as habilidades dos envolvidos, impulsionando a aprimorá-las.

Alguns princípios norteiam esse tipo de aprendizagem. Você se torna capaz de:

  • Identificar grandes ideias;
  • Descobrir quais são os desafios e solucioná-los;
  • Questionar os cenários;
  • Adquirir profundo conhecimento sobre a área estudada;
  • Compartilhar suas opiniões e pensamentos com outras pessoas, tendo voz ativa nas tomadas de decisão;
  • Desenvolver habilidades de acordo com o cenário atual e as ferramentas disponíveis.

Para você ter uma ideia da potência desta metodologia, ela é a escolhida pela Apple em seus projetos educacionais. Inclusive, durante a pandemia de Coronavírus, ela tem se tornado transformadora para a educação remota, em que alunos e professores se envolvem nos problemas reais da atualidade para aplicar seus conhecimentos. Isso vale até para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. 

Habilidades construídas durante o processo

Desenvolver as habilidades e competências com estudos de casos reais é muito diferente. Enquanto muitos vão aprender com a vivência de um emprego, você tem a chance de ter esse desenvolvimento de maneira natural, em um ambiente educativo.

A proatividade, por exemplo, está entre as características mais desejadas nos mais diferentes setores. Afinal, que empresa não quer um funcionário que antecipa os problemas e encontra as melhores soluções?

Ninguém precisa apontar o problema. Você se torna um profissional apto a identificar, perceber como aquilo impacta nos negócios e as diferentes maneiras de lidar com a questão. 

Além disso, unindo senso crítico e capacidade de superação, é possível aprender a se tornar um líder, o que impacta diretamente na maneira em que a carreira é construída. 

Por que cada vez mais alunos buscam esse modelo de aprendizado?

Os métodos tradicionais de ensino já se mostraram ultrapassados. Até mesmo o Ensino a Distância quebrou barreiras e mostrou sua relevância, aumentando, inclusive, a interação entre professores e alunos.

Diante disso, você deve buscar por formas de aprendizado que vão além do simples compartilhamento de conhecimento, onde o que é ensinado é testado e apenas isso conduz os estudos. Afinal, já é sabido que a prática unida à teoria permite uma formação mais completa.

Com a aprendizagem baseada em desafios, você se torna ainda mais apto para o mercado de trabalho. Você não aprende simplesmente as diferentes funções e formas de atuação da profissão que escolheu e sim como atuar de maneira estratégica. Por isso, essa tem sido a escolha de muitos estudantes na hora de escolher um curso superior. 

Vamos supor que você tenha optado pela graduação em Administração. Todas as teorias e conceitos de gestão fazem parte da sua grade curricular. O que diferencia esse modelo de ensino é que você vai aprender como funciona o mundo dos negócios aplicando esses ensinamentos em projetos reais

Ou seja, na hora de se inserir no mercado de trabalho, você não só está preparado para atuar como profissional de sua área, mas também a enfrentar os desafios que por ventura apareçam.

Esse é o grande impacto para aqueles que escolhem essa aprendizagem. Você passa a ter as habilidades e capacidades desejadas, além das já esperadas. 

Onde você encontra esse tipo de metodologia? 

Após a leitura, você já percebeu como a metodologia de aprendizado baseado em desafios faz a diferença na sua formação, não é mesmo?

Embora nem todas as instituições de ensino estejam preparadas para te oferecer essa oportunidade, você tem uma delas ao seu alcance! 

Estamos falando do Centro Universitário Salesiano, onde você encontra essa metodologia revolucionária em cada uma das disciplinas do curso, desde o início da graduação. Dessa forma, você aprende vivenciando os desafios e solucionando problemas.

Esta é a sua chance de se tornar um profissional apto para aproveitar as melhores oportunidades do mercado, portanto, conheça os cursos disponíveis e faça sua matrícula!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales