O que é masterclass e como ela impacta na sua vida acadêmica e profissional? - Unisales
  • Home
  • Blog
  • O que é masterclass e como ela impacta na sua vida acadêmica e profissional?

O que é masterclass e como ela impacta na sua vida acadêmica e profissional?

Você já ouviu falar em masterclass? Embora não seja um conceito novo, as masterclasses passaram por muitas modificações nos últimos anos e atualmente são vistas como fontes de conteúdos exclusivos.

Então, o que você acha de entender melhor o que é masterclass e como ela pode se tornar um diferencial na sua graduação? Continue a leitura!

O que é masterclass?

Imagine que você pratica natação há muitos anos e sonha em se tornar nadador profissional. Acha que teria interesse em conhecer a trajetória de Michael Phelps e César Cielo?

Já pensou no que eles teriam a dizer para nadadores iniciantes e amadores, após décadas de dedicação ao esporte? Pois saiba que uma masterclass seria uma incrível maneira de descobrir.

A expressão “masterclass” foi criada a partir da união de duas palavras em inglês: master (mestre) e class (aula). Ou seja, é uma aula oferecida por um mestre em determinado assunto.

Não estamos falando necessariamente de mestres acadêmicos, que cursaram um mestrado, e sim de mestres como pessoas de grande conhecimento e experiência.

Nesse sentido, as masterclasses são eventos didáticos, nos quais profissionais consagrados dedicam-se a ensinar, aconselhar, compartilhar reflexões e conhecimentos específicos com profissionais menos experientes na área. 

No mundo corporativo, são realizadas masterclasses com profissionais que precisam se preparar para assumir cargos executivos. Para as empresas é vantajoso que os profissionais estejam mais preparados. Por isso, podem ser realizadas masterclasses focadas em habilidades específicas, como liderança, ou focados em softwares do setor, por exemplo. 

Atualmente, as masterclasses podem acontecer presencialmente ou online. Muitas vezes são eventos transmitidos via YouTube ou oferecidos dentro de faculdades e empresas. A duração também pode variar, tendo apenas um dia ou sendo distribuída em várias datas, para conteúdos mais extensos.

Origem das masterclasses

Sabia que, originalmente, a palavra masterclass era usada no mundo das artes, especialmente na música?

As aulas com grandes mestres começaram no século XIX, quando músicos renomados dedicavam tempo para ensinar seus aprendizes. Na época, era um grande privilégio poder participar de uma masterclass, tanto pelo prestígio de ser escolhido para um evento quanto pela chance de ter contato direto com um mentor de grande reconhecimento.

Hoje elas são mais frequentes, mas ainda são oportunidades únicas de aprendizado.

Objetivo da masterclass

Compreender o que é masterclass significa compreender seu principal objetivo: que iniciantes possam aprender diretamente com profissionais de sucesso, sem intermediadores. 

Nesse tipo de aula, o nome do palestrante ou instrutor é tão importante quanto o tema que será tratado. Afinal, é o renome do profissional que faz com que a aula seja especial, e designada como “master”.

Assim, a finalidade é que esse grande nome possa repassar conhecimentos únicos, frutos de sua trajetória individual. 

Principais características

A principal característica da masterclass é a aplicabilidade prática do conteúdo exposto. Espera-se que os alunos já tenham algum conhecimento ou noção básica do tema tratado, para que o profissional convidado possa então compartilhar lições e conhecimentos derivados de suas experiências.

No caso das masterclasses corporativas, o conteúdo geralmente é focado no desenvolvimento de habilidades, competências profissionais ou técnicas específicas de uma função. 

Devido ao foco em questões práticas, a masterclass é o que muitas empresas utilizam como ponto alto de programas de desenvolvimento de carreira. Em outros casos, é o que instituições de ensino utilizam para capacitar seus alunos, fazendo com que eles adquiram um conhecimento diferenciado.

Embora a masterclass possa também ser destinada a profissionais de níveis altos na carreira, outra característica interessante delas é a aproximação entre aprendiz e mestre.

O palestrante se coloca em um local de professor, disponibiliza sua perspectiva pessoal do mercado para que o “iniciante” tenha uma orientação altamente qualificada e utilize isso para progredir na carreira.

Geralmente, as masterclasses são dinâmicas e, quando bem executadas, levam a um desenvolvimento acelerado de competências, se comparadas à aulas teóricas.

Por fim, um atributo comum nas masterclasses é que o convidado seja uma pessoa empática. Ou seja, alguém que compreende as dificuldades do início de uma carreira e consegue se colocar no lugar do iniciante, para então compartilhar vivências relevantes para este público especificamente. 

As vantagens da masterclass

Participar de uma masterclass é um diferencial na medida em que você tem acesso à conteúdo exclusivo, que não será encontrado em nenhum curso ou material didático. O mestre acelera o processo de aprendizado ao oferecer lições e informações que ele mesmo obteve ou desenvolveu.

No caso de estudantes da graduação como você, participar de uma masterclass é o que cria um diferencial, pois significa ter uma visão interna daquela profissão, algo valioso antes da formatura.

O mestre oferece uma perspectiva diferente das situações e pode, indiretamente, ajudar você a perceber sua própria atuação profissional de uma maneira diferente.

Diante disso, a marterclass é, também, uma forma de obter informações de mercado atualizadas, a partir de pessoas que estão inseridas nesse meio. Durante o encontro, podem ainda ser discutidas estratégias competitivas e trocadas experiências, sempre com foco no desenvolvimento profissional. 

Outra vantagem da masterclass é a chance de praticar o networking. Seja com o mestre ou com outros alunos, formar uma rede de contato com estudantes ou profissionais da área é sempre interessante. 

Esse formato de aula é fonte de conteúdo riquíssimo, e por isso tem crescido dentro de empresas e também na internet. Nas faculdade ainda é raro, e muito vantajoso para os alunos.

Durante a graduação, participar de masterclasses é um diferencial no currículo. Além disso, torna o estudante mais preparado para os desafios que vai enfrentar após a formatura. 

Entendeu o que é masterclass? Então conheça este e outros diferenciais que o Salesiano Digital oferece a você!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales