• Home
  • Blog
  • Carreira
  • O que é desenvolvimento de carreira e por que você precisa se preocupar com isso a partir de agora

O que é desenvolvimento de carreira e por que você precisa se preocupar com isso a partir de agora

Você já se pegou admirando amigos e colegas por suas conquistas profissionais e fica se perguntando como elas foram possíveis? A resposta é simples: são pessoas preparadas que tinham as habilidades necessárias para aproveitar as oportunidades que surgiram na carreira.

Para algumas pessoas isso acontece por conveniência. Mas, aqueles que não querem deixar ao acaso e preferem tomar o controle de sua vida profissional, buscam o desenvolvimento de carreira. Assim, estão sempre preparados para conquistar seus objetivos. 

Não sabe do que estamos falando? Neste artigo, vamos explicar o que é desenvolvimento de carreira e qual sua importância a longo prazo. Confira!

O que é desenvolvimento de carreira?

Desenvolvimento de carreira nada mais é que traçar um plano estratégico, com metas e objetivos, incluindo cada etapa para alcançá-los. 

Trata-se de um projeto a longo prazo, com foco no seu crescimento profissional e conquistas no mercado. 

A partir dele, você é capaz de identificar as habilidades e competências que precisa aprender. Dessa forma, investe em cursos e ações que vão contribuir diretamente para o seu sucesso.

É uma maneira eficaz de construir a carreira que você sempre desejou, concentrando esforços que dão resultados.

Vale ressaltar que estamos falando do desenvolvimento de carreira pessoal. As empresas também costumam criar planos de carreira. Neste caso, é proposto um planejamento entre os setores envolvendo os cargos, promoções e aumentos de salário. Ele diz respeito ao crescimento do profissional dentro do ambiente corporativo, ok?

Por que começar seu desenvolvimento de carreira desde já?

Quanto antes você entender o que é desenvolvimento de carreira e colocar seu plano em prática, mais cedo você terá todas as habilidades e oportunidades de alcançar seus objetivos!

Por exemplo, se você quer ser um empreendedor de sucesso, sabe que precisa fazer uma graduação em Administração ou de Gestão de Negócios. Então deve estar matriculado no melhor centro universitário para que o aprendizado seja completo. 

Se o seu objetivo é conquistar um bom cargo em uma multinacional, é fundamental que você tenha domínio de outras línguas. O ideal é que você comece a estudar o quanto antes, para que você já tenha essa habilidade quando chegar a hora de se candidatar a um cargo. 

Caso você esteja começando sua vida profissional agora, essa é a hora de colocar tudo no papel e não perder tempo com coisas que não vão acrescentar rumo às suas metas. Quer um exemplo? Se você quer trabalhar em uma empresa de tecnologia, por que vai aceitar um estágio em um empreendimento que não é do ramo?

Quem busca uma mudança de carreira também pode fazer o planejamento. É uma forma muito eficaz de identificar as alterações que precisa fazer na vida profissional para conquistar o que deseja!

Como fazer desenvolvimento de carreira?

Agora que você já sabe o que é desenvolvimento de carreira e sua importância, vamos dar dicas valiosas! Com elas, você será capaz de traçar o seu plano e ter a carreira que sempre sonhou. 

Defina seus objetivos

No desenvolvimento de carreira, a primeira coisa a se fazer é listar quais são seus objetivos a longo prazo. É trabalhar em determinada empresa? Ser coordenador ou diretor de um departamento? Abrir o próprio negócio

Identificando o que quer alcançar, você será capaz de traçar um caminho a ser seguido para chegar até lá! 

Você pode também colocar objetivos pessoais que envolvam o profissional, como a aquisição de uma casa própria ou carro e até viagens, definindo a remuneração que você precisa para essas conquistas.

Vale ressaltar que é importante ter objetivos realistas para conseguir alcançá-los, ok? 

Pontue metas

As metas são diferentes dos objetivos. Embora tenham conceitos parecidos, na prática são bem diferentes. O objetivo é o que você deseja alcançar. As metas são conquistas ocorridas na trajetória para chegar ao objetivo.

Por exemplo, no caminho para ser um advogado de sucesso, uma das metas é concluir a faculdade de Direito. Outra meta pode ser fazer uma especialização específica no ramo. Liste as metas necessárias até alcançar o objetivo final.

Estabeleça um tempo para alcançar as metas

O período em que as atividades serão realizadas também é fundamental. Você pode traçar desde quando quer se formar na faculdade até quando deseja estar aposentado.

Trace de acordo com sua idade ou quanto tempo será necessário para cumprir uma meta. Isso te ajuda a definir suas estratégias. Se você quer ser fluente em inglês em um ano, um intercâmbio é mais eficaz que um curso normal de idioma e ainda pode ser uma forma de turbinar o currículo.

Se você quer chegar aos 27 anos com uma especialização no currículo, sabe em quanto tempo deve terminar a faculdade e entrar numa pós-graduação.

Identifique as habilidades e competências

Quais são as habilidades que você precisa aprender para chegar aonde quer? Para conseguir um emprego em uma grande empresa de Engenharia, antes você precisa aprender as competências de um engenheiro. E, por consequência, fazer uma graduação na Engenharia que deseja atuar, seja ela Civil, de Produção, Elétrica, etc.

Deseja ser um líder? Identifique as características e busque como pode desenvolvê-las. Um curso de oratória, por exemplo, pode contribuir.

Se seu objetivo é trabalhar em uma empresa na França, as chances de chegar até lá aumentam sendo fluente em francês, certo? Então você sabe que precisa incluir o aprendizado desse idioma no seu planejamento.

Crie estratégias

As estratégias devem estar presentes no seu desenvolvimento de carreira. São as ações que você vai executar para alcançar o que deseja. 

Se você quer conseguir um estágio ou emprego em determinada organização, seguir a empresa no LinkedIn, fazer um currículo de acordo com a cultura organizacional e até participar de palestras e workshops da companhia são estratégias.

Faça avaliações e ajustes periódicos

Simplesmente criar o plano não quer dizer que toda sua trajetória profissional está traçada. É fundamental que, periodicamente, você avalie o cenário e, caso seja necessário, faça os ajustes que precisa.

Você fez um estágio na área que quer atuar e percebeu que não gosta de nada que envolve o campo? Você pode mudar. 

Caso perceba que vai precisar de mais tempo para concluir uma meta, é possível fazer a alteração. Tudo é ajustável. Afinal de contas, estamos falando de anos da sua vida e várias questões podem influenciar, inclusive a mudança de objetivos.

Você pode estipular a periodicidade com que essa avaliação será feita. Ela pode ser mensal, semestral, anual e até no intervalo de alguns anos.

Curtiu as informações? Coloque já seu desenvolvimento de carreira em prática começando uma graduação ou especialização no Centro Universitário Salesiano! São diversas opções de cursos. Faça a inscrição para o processo seletivo!

Logo Unisales