Portfólio digital: o que é e qual a importância para a sua carreira?

Portfólio digital: o que é e qual a importância para a sua carreira?

Você sabe o que é o portfólio digital e como ele pode impactar sua carreira?

Também chamado de portfólio online, ele serve para mostrar os trabalhos que você já desenvolveu, mas é muito diferente de um currículo. É uma ferramenta de carreira que, quando bem produzida, pode conquistar empregadores e clientes.

Continue a leitura e saiba o que é portfólio digital e como ele pode gerar um grande diferencial na hora de conquistar oportunidades de trabalho!

O que é portfólio digital?

O Portfólio Digital é uma plataforma em que todos os projetos desenvolvidos por você estão organizados em uma grande carteira digital. Essa é mais uma oportunidade de se destacar no mercado de trabalho, aumentando a sua empregabilidade e a criação de novos negócios. 

Um designer deve ter um portfólio de peças gráficas, um ator deve ter um portfólio em vídeo com suas melhores atuações, um jornalista deve ter um portfólio com reportagens, e assim por diante. 

Por isso, o Portfólio Digital se trata de algo muito diferente de um currículo. No seu currículo, estão seus dados pessoais, seus empregos anteriores e cursos que realizou. Já no seu portfólio, estão seus trabalhos desenvolvidos. Ou seja, o portfólio digital é o que demonstra na prática do que você é capaz. Enquanto o currículo cita suas experiências, o portfólio dá exemplos dessas experiências.

Em outras palavras, o portfólio demonstra sua capacidade. A partir dele, o cliente ou o empregador pode compreender suas habilidades e competências a partir de amostras. Pense nele como uma vitrine, onde estão expostos os produtos que devem chamar a atenção do consumidor e mostrar qual é o perfil da loja.

Não posso fazer um portfólio impresso?

Existem portfólios impressos, mas atualmente é mais vantajoso ter um portfólio digital. Entre as vantagens estão seu baixo custo e a facilidade de compartilhamento, além de maiores possibilidades visuais. 

Existem várias plataformas online que permitem que você crie portfólios personalizados. Algumas delas são Behance, Clippings.me, Cargo Collective e PortfolioBox, entre dezenas de outras.

Para que o portfólio digital serve?

Agora que você entendeu o que é portfólio digital, precisa compreender como esse material pode ajudar na sua carreira. Quando bem produzido, o portfólio auxilia no aumento da sua empregabilidade, oportuniza a criação de novos negócios, além de validar o seu conhecimento e facilitar a busca por oportunidades de carreira.

Em um processo seletivo, todos os candidatos fornecem currículos, o que cria a necessidade de se diferenciar da concorrência. Um portfólio digital é a maneira perfeita de você fazer isso, pois ele mostra seu potencial criativo, suas realizações profissionais e chama a atenção dos recrutadores. 

Com o portfólio acadêmico, você demonstra desde a faculdade que é organizado e comprometido com a sua carreira. Ter um material para apresentar toda a sua história acadêmica pode ser um fator decisivo na avaliação de empregadores e instituições que concedem bolsas. Além disso, muitos dos seus trabalhos do início da graduação podem acabar se perdendo e levando com eles bons exemplos dos seus talentos. 

Quando a faculdade oferece oportunidades de desenvolvimento de projetos que posteriormente podem ser inseridos no portfólio, é uma grande vantagem para você. 

Outra questão importante é que o portfólio permite que você esteja em constante auto-avaliação. Com esse material em mãos torna-se mais fácil visualizar sua trajetória e perceber se a direção seguida está de acordo com suas expectativas profissionais.

Como criar um portfólio digital de qualidade?

O primeiro passo para você criar um portfólio que vai chamar a atenção de recrutadores e clientes é refletir sobre seus objetivos de carreira. Ter em mente seu objetivo significa que será mais fácil selecionar os trabalhos que devem ser expostos no portfólio. 

Lembre-se: o portfólio não é uma pasta com todos os materiais já desenvolvidos na carreira. Ele é uma amostra do seu potencial, por isso, contém apenas os melhores trabalhos já realizados.

Escolha o conteúdo mais relevante e que tenha relação com seus objetivos futuros. Nesse contexto, cursar uma faculdade que crie oportunidade de desenvolver projetos de acordo com o seu perfil é fundamental.

Selecione os materiais que você quer divulgar por ordem de importância, começando com o trabalho considerado o melhor ou mais relevante para sua carreira. Ou seja, faça uma curadoria, escolhendo com cuidado o material que vai compor o portfólio.

Você pode inserir participações em eventos, certificados de cursos, projetos desenvolvidos, trabalhos escritos, entre outros. O importante é escolher o material que mais demonstra sua capacidade, e então inseri-lo na íntegra. 

Estrutura

Em relação à estrutura, seu portfólio pode seguir o esquema dos seus trabalhos acadêmicos. A capa é a página inicial, já contém seu nome e dados mais importantes. Em seguida estão a folha de rosto, dedicatória, agradecimentos e sumário. Por fim, coloque os trabalhos desenvolvidos. 

Seja prático

O portfólio é o que mostra seus trabalhos anteriores, por isso não precisa de muita explicação. Ele é composto por exemplos. Por isso, a cada conteúdo escolhido, coloque apenas uma descrição simples. Especifique o projeto ou disciplina em que o trabalho foi desenvolvido, assim como o título, mês e ano, além dos nomes de colaboradores. Se necessário, acrescente uma explicação curta.

Que tal divulgar seu portfólio online?

Entendeu o que é portfólio digital e como ele deve ser elaborado? Então chegou o momento de divulgá-lo. Apresente o portfólio no LinkedIn, insira o link em seu currículo, na assinatura do e-mail e até nas suas redes sociais, caso tenha contatos profissionais nelas. Ao se candidatar para vagas, não se esqueça de atualizar o conteúdo. 

É possível criar um portfólio de qualidade durante a sua graduação. O primeiro passo é você escolher uma faculdade com projetos interdisciplinares e trabalhos focados na prática profissional, de forma que você consiga construir um portfólio de qualidade antes mesmo da formatura.

Que tal começar a desenvolver seu portfólio digital desde o primeiro módulo da faculdade? Conheça agora o Salesiano Digital e todos os diferenciais que ele tem a oferecer!

Logo Unisales