Pós-graduação em Psicologia: 5 áreas para apostar em 2020 - Unisales

Pós-graduação em Psicologia: 5 áreas para apostar em 2020

O psicólogo possui uma formação abrangente, o que possibilita o ingresso no mercado de trabalho por meio de diferentes formas de atuação.

Até mesmo na clínica, que é o segmento mais buscado por esse profissional, é possível desenvolver uma especialização que o diferencie dos demais. Algo imprescindível, já que a concorrência no mercado se torna cada vez mais acirrada.

Se você é psicólogo ou está concluindo a faculdade de Psicologia, não pode perder este post. Vamos apresentar 5 áreas da Psicologia para apostar em 2020. Confira!

1. Psicologia Organizacional e do Trabalho

A consciência de que a saúde física e mental dos trabalhadores é essencial para o sucesso é cada vez maior nas empresas. Afinal, pessoas saudáveis são mais produtivas, têm raciocínio mais rápido e solucionam problemas de maneira mais assertiva do que aquelas que passam por algum tipo de dificuldade.

Diante deste contexto, a presença do psicólogo organizacional é cada dia mais comum no cotidiano dessas organizações. Nelas, o psicólogo tem por missão avaliar o ambiente de trabalho e propor medidas que contribuam para o bem-estar geral dos trabalhadores.

Por esse motivo, a pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho é um dos destaques para quem deseja se qualificar e buscar melhores oportunidades de carreira em 2020.

2. Psicologia Hospitalar e da Saúde

Outra área em que o psicólogo pode se destacar é a Saúde. O ano de 2020 está sendo marcado por epidemias de dengue, sarampo e coronavírus, doenças que afetam não só a saúde física, mas também mental das pessoas.

Nesse contexto, o papel do psicólogo é auxiliar os pacientes a passarem por esses momentos de dificuldade, rompendo pensamentos negativos e mostrando que existe um futuro à frente, livre dessas doenças.

No âmbito de saúde, o psicólogo também pode atuar no atendimento às famílias enlutadas, ajudando-as a passar por momentos difíceis.

Portanto, se você se identifica com esse propósito, pode optar por uma pós-graduação em Psicologia Hospitalar e da Saúde.

3. Psicologia Educacional

O mercado educacional vem passando por profundas transformações, especialmente no que diz respeito às metodologias de ensino-aprendizagem. Essas mudanças afetam não só os estudantes, mas também os professores, que precisam se reinventar para aderir às inovações do setor.

Psicólogos que desejam atuar no segmento educacional e auxiliar estudantes e docentes neste processo de adaptação podem fazer uma pós-graduação em Psicologia Educacional, mergulhando a fundo no ambiente acadêmico e seus desafios.

4. Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica continua sendo de extrema valia para a população em geral e ganha novo fôlego com a possibilidade de atendimento online. Desse modo, profissionais que optam pelo atendimento clínico podem romper fronteiras geográficas e realizar atendimentos em todo o mundo.

Quem se identifica com a Psicologia Clínica pode fazer uma ou várias especializações, tendo-se em vista as inúmeras abordagens que um psicólogo pode adotar no atendimento clínico.

5. Psicologia Jurídica

Nossa última dica de pós-graduação em Psicologia para apostar em 2020 é a especialização em Psicologia Jurídica, uma área pouco difundida entre os profissionais da área.

Na Psicologia Jurídica, o profissional atua junto a juizados especiais, entidades educativas, varas cíveis, instituições carcerárias e organizações do terceiro setor, entre outras, auxiliando em processos que envolvem o âmbito jurídico.

O psicólogo especializado nessa área trabalha diretamente com processos de adoção, guarda provisória e permanente, divórcios, entre outros, orientando os envolvidos e avaliando os impactos socioemocionais de cada situação.

E aí, em qual área você vai apostar? Conheça as pós-graduações em Psicologia do Unisales e escolha a sua!