Arquivos Arq & Urb - Unisales

Arq & Urb

Nos dias 16, 18 e 20 do mês de outubro, o UniSales – Centro Universitário Salesiano, realiza a programação especial da XI Semana de Arquitetura e Urbanismo. No evento, profissionais de destaque no mercado e na academia provocarão os aprendizes de diferentes cursos a refletir sobre a qualidade dos espaços de saúde, desde sua funcionalidade até a percepção espacial.

Equipamentos imprescindíveis para a qualidade de vida, como Hospitais, Pronto Atendimentos, Postos de Saúde, Farmácias, e tantos outros serão discutidos sob uma abordagem contemporânea e multidisciplinar.

A programação envolve momentos de debates sobre os temas Como Planejar Farmácias, Atuação no Setor Administrativo e a Humanização dos Espaços de Saúde. A participação dos estudantes em cada uma das atividades concede o total de 9h de Atividades Complementares (ACC).

Confira abaixo a programação detalhada do evento:

Como Projetar Farmácias

Ministrantes: Jackson Costa (Arquiteto e Urbanista (UniSales, 2017). Atua no mercado de desenvolvimento estratégico de farmácias por meio de layouts, estudo de fluxo, estrutura e mobiliário. Sócio do escritório Espaço de Projetos, das fabricas CTS e Farmaço, produzindo todos os móveis utilizados em seus projetos.), Luciana Kismit Santos (Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Habilitada em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Vigilância Sanitária pela Emescam. Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio Libanês -SP. Funcionária efetiva da Vigilância Sanitária de Vitória desde 2007) e Tereza Maria Moreira (Engenheira Civil Sanitarista e Ambiental, Engenheira de Segurança do Trabalho, Especialista em Vigilancia Sanitária. Atua na área de Análise e Aprovação de Projetos Fisico Sanitário, Hidrossanitário e Habite-se Sanitario na Área de Aprovação de Projetos da Vigilância Sanitária do Município de Vitória).

Data: 16 de outubro (segunda-feira), 8h;

Local: Sala 311 do prédio Dom Bosco II (UniSales);

Público alvo: Arquitetura e Urbanismo, Farmácia

Inscrições gratuitas no portal Sympla (clique aqui).

Capacidade máxima: 90 vagas.

Atuação no Setor Hospitalar

Ministrantes: Nara Schneider Zanotelli (Arquiteta Urbanista (Multivix, 2014) e Especialista em Arquitetura Hospitalar (Albert Einstein, 2020). Atua com sua empresa, NSZ ARQUITETURA, no desenvolvimento de projetos para o setor da saúde em empreendimentos privados e filantrópicos, sendo estes: clínicas, hospitais e laboratórios. O escritório concebe projetos de estudo de viabilidade, desenvolvimento de setorização e fluxos, layout, projetos legais, projeto executivo e de interiores) e Hebert Vieira Feres (Engenheiro Civil, atuante na empresa MedSênior, onde desenvolve projetos de construção e adequação de hospitais dentro e fora do Espírito Santo).

Data: 18 de outubro (quarta-feira), 19h;

Local: Auditório do UniSales;

Público alvo: Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.

Inscrições gratuitas no portal Sympla (clique aqui).

Capacidade máxima: 140 vagas.

Humanização dos Espaços de Saúde (On-line)

Ministrantes: Mauro César de Oliveira Santos (Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (FAU-UFRJ), onde foi diretor no período de 2014-2018. É Coordenador do do Curso de Especialização em Arquitetura de Ambientes de Saúde, Coordenador do Laboratório de Habitação_LabHab e do grupo de projeto e pesquisa Espaço Saúde, todos vinculados ao PROARQ-FAU-UFRJ. Como Arquiteto e Urbanista, atua principalmente em projetos de habitação de interesse social, projetos de ambientes de saúde e avaliação do ambiente construído. Possui doutorado em Arquitetura – Universitat Hannover (1995), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), graduação em Arquitetura pelo Instituto Metodista Bennett (1979) e Elza Maria Alves Costeira (Arquiteta e Urbanista (FAU/UFRJ). Mestre e Doutora (PROARQ/FAU/UFRJ). Pós doutorado (DPH/COC/FIOCRUZ). Especialista em Administração Hospitalar (IMS/UERJ). Foi professora do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) e coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC/UNIP). Foi arquiteta (SMS/Prefeitura do Rio de Janeiro). Pesquisadora dos Grupos: Saúde e Cidade (DPH/COC/FIOCRUZ) e Espaço-Saúde (PROARQ/FAU/UFRJ). Membro do Capítulo Sul-Americano da International Academy of Design and Health e da Rede Latino-americana da International Federation of Healthcare Engineering (IFHE). Membro do Conselho Editorial da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) e do Comitê Científico da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente (SOBRASP).

Data: 20 de outubro (quarta-feira), 20h;

Local: Microsoft Teams;

Público alvo: Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e cursos da área da Saúde.

Inscrições gratuitas no portal Sympla (clique aqui).

Capacidade Máxima: Ilimitada

 

No último sábado (18), o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Salesiano – UniSales – promoveu uma visita guiada aos edifícios históricos Centro de Vitória. A visita é parte do projeto Visitar Vitória, que identifica, mapeia e promove visitas em edifícios e locais de Vitória, traçando um diálogo entre os estilos arquitetônicos encontrados e os momentos históricos em que eles surgiram.

O roteiro partiu da Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e passou por edifícios marcantes para a história sociopolítica do Espírito Santo, com curiosidades e fatos relevantes que construíram a sociedade capixaba. Espaços como a Escadaria São Diogo, a Catedral Metropolitana, o Palácio Anchieta, a Igreja São Gonçalo e a Loja Maçônica Ordem e Progresso, foram observados com atenção aos estilos arquitetônico, contextos históricos e influências sociopolítica e econômica sob as quais foram construídas.

A visita foi aberta à comunidade. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de contato com espaços importantes, mas ainda desconhecidos de Vitória. Foi o que aconteceu com a Carolina Busato Moreira. Antes moradora de Venda Nova do Imigrante, ela explica que veio para Vitória para fazer faculdade e que teve a oportunidade de conhecer espaços que não conheci. “Quem conhece Vitória de forma superficial, acha que a cidade é esse espaço do Porto ao Shopping Vitória. Por isso, essa atividade é muito importante para quem gosta de história, para quem gosta de estudar e saber mais sobre nossa cultura e nossos espaços”, ressaltou.

Estudante do 9° período do curso e bolsista do Projeto Visitar Vitória, a Carla Julia Gonçalves, foi uma das responsáveis por guiar a visita e apresentar parte dos dados alcançados em pesquisa pelo projeto. Ela ressalta que a atividade é um convite para que as pessoas voltem a viver o Centro de Vitória. “Nós temos atividades acontecendo em edifícios históricos como o Teatro Sônia Cabral, um centro político estadual como o Palácio Anchieta. Nós gostaríamos que as pessoas voltassem esse olhar para esse espaço além de locais pontuais que visitam, mas de forma geral. As pessoas não têm vivenciado o Centro de Vitória mais. Esses roteiros contam histórias detalhadas de um período histórico do nosso estado. Estamos contando a história de Vitória como colônia, a história de Sônia Cabral, de João Clímaco, de André Carloni, porque queremos que as pessoas saibam e continuem a história dessas pessoas”.

Conhecimento promove preservação

Coordenador do curso, o professor João Sayd, ressalta que as atividades promovidas pelo projeto são de importância crucial para a promoção e propagação do conhecimento do patrimônio histórico capixaba, contribuindo também para a preservação dos espaços históricos. “As atividades em educação patrimonial são importantes não apenas para a formação dos arquitetos e urbanistas, mas para a formação da população em geral. O conhecimento do patrimônio histórico nos ajuda a compreender quem somos, e só preservamos aquilo que conhecemos. Portanto, o desconhecimento dos lugares de memória no centro da capital contribui para a sua degradação e também para o apagamento da nossa identidade cultural”, explicou o professor.

A iniciativa é uma retomada de um projeto de extensão iniciado em parceria com a Prefeitura de Vitória. Dentre as atividades, o grupo identifica, pesquisa e mapeia edifícios tombados e de interesse histórico de Vitória. Os roteiros estão disponíveis no site www.visitarvitoria.com.br.

Arquitetura Urbanismo – UniSales

No Centro Universitário Salesiano – UniSales, o curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projetos profissionais reais, trabalhados em sala de aula, para aprimorar o desenvolvimento de habilidades propostas em Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Arquitetura de Interiores e Planejamenso Urbano e Regional, desafiando suas habilidades e aprendendo a utilizar recursos de forma consciente, criativa e moderna.

Saiba mais e inscreva-se.

A 10ª Semana de Arquitetura e Urbanismo será realizada nos dias 21, 23, 25 e 26 de novembro, com a participação de alunos, professores, egressos e ex-mestres do curso. Oficinas e debates ocorrerão em torno de três eixos, que caracterizam o Projeto Pedagógico do curso desde o seu início: Patrimônio, Tecnologia e Sociedade. Haverá também atividades esportivas e premiações, anunciadas ao longo do evento.

Clique aqui e confira a programação completa: programação

Inscreva-se aqui: 10ª Semana de Arquitetura e Urbanismo

Na última semana, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o curso da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes apresentaram o projeto arquitetônico de uma área de lazer para o Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo e para a equipe da Secretaria de Planejamento e Projetos.

O projeto se deu pelo estudo conceitual para o desenvolvimento de uma pista de skate para a região de Terra Vermelha, no município de Vila Velha. A demanda surgiu a partir do Coletivo R5 e a associação de moradores que tinham o interesse de transformar um espaço público vago em uma praça de lazer para a comunidade e voltada para a prática de skate. Na primeira etapa, foi realizada uma oficina e um estudo conceitual para definir as necessidades e o zoneamento do terreno. A partir disso foi desenvolvido o projeto e a proposta apresentado ao governo local, a fim de que realizem o processo licitatório e a construção.

De acordo com o aluno de Arquitetura e Urbanismo, Derick Ramos Peixoto, “Esse é um projeto colaborativo que conta com a participação do Núcleo de Arquitetura do UniSales, da OAP da Ufes, JM Engenharia especializados em construção de pistas de skate. É uma alegria saber que a Prefeitura do município já sinalizou interesse pela idealização do projeto. Agora é iniciar a parte técnica, contratos e oficializar.”

Para o prof. Marcos Antônio Spinassé esse projeto contribui para a formação dos acadêmicos e possibilita vivenciar o aprendizado solucionando questões do mundo real. “Poder experimentar o processo de projetação coletiva junto com aqueles que serão os futuros usuários e residem nas proximidades da praça é uma grande experiência. Esse projeto irá possibilitar que eles pensem soluções espaciais em várias escalas que vai do espaço público coletivo até o mobiliário urbano. Sem contar que irá propiciar o compartilhamento de saberes com os acadêmicos da Ufes e empresa do ramo da construção civil”.

projeto de arquitetura

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é a opção perfeita para quem é criativo e quer contribuir para o desenvolvimento urbano.

Se você tem interesse nesse ramo, é natural que queira mais detalhes sobre a profissão, o que é visto na graduação e como começar o curso.

Acertamos? Então continue a leitura, pois neste artigo você vai descobrir tudo sobre Arquitetura e Urbanismo! 

O que é Arquitetura e Urbanismo?

O Brasil é celeiro de grandes arquitetos. Você provavelmente já ouviu falar de Lina Bo Bardi, Burle Marx ou Oscar Niemeyer, considerado, inclusive, um dos maiores profissionais deste ramo no mundo.

Esses profissionais deixaram sua marca nas paisagens urbanas, unindo estética e funcionalidade em um só espaço.

Isso porque quem se forma na faculdade de Arquitetura e Urbanismo torna-se apto a elaborar concepções de estruturas internas e externas, assim como projetos de complexos urbanos.

Ao optar por essa profissão, você pode ser responsável por criar e projetar casas, edifícios, shoppings, praças, avenidas e até resolver problemas na cidade, como em caso de trânsitos intensos e enchentes. 

Você também pode se dedicar ao design de interiores, unindo o conforto de quem utiliza o espaço à beleza. Isso inclui detalhes tanto no estilo do ambiente quanto na escolha e projeção de móveis.  

Quais são as disciplinas da faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

No que diz respeito à Arquitetura e Urbanismo e matérias a serem estudadas, a matriz curricular conta com as principais teorias da área, assim como a realização de projetos que te ajudam a colocar em prática o que lhe foi ensinado.

Na faculdade de Arquitetura e Urbanismo você vai aprender desenhos geométricos, paisagismo, topografia, planejamento urbano e regional e materiais utilizados em construção civil.

Durante o curso, também é ensinado sobre instalações prediais, economia do setor, estatística, conforto ambiental e a fazer os projetos de arquitetura, paisagismo e urbanismo. 

Ao longo da faculdade de Arquitetura e Urbanismo será necessário fazer ao menos um estágio e também um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Duração da graduação

Outra dúvida comum sobre Arquitetura e Urbanismo: quantos anos dura a faculdade?

De maneira geral são cinco anos de curso, incluindo mais de 50 projetos e a produção do TCC. A cada semestre são propostos vários desafios para o aluno, os quais fazem parte do projeto final.

Ao ser aprovado em todos os desafios, você conclui a graduação em cinco anos.

Comece sua faculdade de Arquitetura e Urbanismo!

A profissão de arquiteto e urbanista traz reconhecimento pessoal e profissional. No entanto, para uma carreira de sucesso, é importante que você conte com uma formação diferenciada, em uma instituição de ensino renomada, onde os professores e a infraestrutura sejam capazes de fornecer tudo o que você precisa para atuar na área.

No UniSales, você conta com disciplinas e laboratórios que tornam o seu aprendizado melhor e mais eficaz.

Mais de 75% do corpo docente é composto por mestres e doutores e você tem à sua disposição tudo o que precisa para se transformar no profissional que deseja ser. 

Quer saber ainda mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo? Acesse a página do curso!

Você sempre achou que para ser um bom arquiteto precisaria ter muita habilidade com desenho? Se você sonhava em fazer o curso, mas desistiu por esse motivo, essa é a hora de repensar. Para ser um bom arquiteto são necessárias duas qualidades: gostar de gente e gostar de construção. O desenho é a parte técnica que será aprendida e aperfeiçoada ao longo do tempo.

Por que gostar de pessoas? Porque o arquiteto precisa ter muita sensibilidade para compreender os desejos dos clientes, o que eles esperam de cada projeto. E gostar de construção porque ele possivelmente será o profissional responsável pelo projeto, execução e conservação de obras.

É bom que o arquiteto desenvolva também um olhar para a parte artística, capacidade de visualização da forma, cor, textura e luz, técnicas que serão apuradas no decorrer do curso.

Esse profissional tem um grande encargo social por ser o responsável por obras de planejamento urbano que vão impactar os cidadãos, como praças e outros espaços públicos. Ele atua na restauração de patrimônio cultural das cidades; faz também paisagismos, estruturando jardins e parques. O arquiteto planeja e pode coordenar todo o processo de construção civil, considerando fatores técnicos como: conforto térmico, acústico e de iluminação, concepção estrutural, dentre outros. E realiza ainda projetos de design de interiores, comunicação visual e design de produto. E então, mudou de opinião?

Descobrir que a profissão que você escolheu pode transformar a vida das pessoas, cumprir uma missão e realizar sonhos de uma forma acessível. Foi o que três ex-alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Salesiano vislumbraram quando ingressaram no curso. O contato com as comunidades do Romão, Forte São João e outras atendidas pela faculdade nos projetos de extensão, ampliou a visão de Matheus Vieira, Nathalia Sodré e Thaynara Oliveira.

Os três iniciaram o curso com a visão um tanto elitista que a profissão sugere, do glamour de realizar obras grandes e caras, mas foram impactados com toda a vivência no atendimento às pessoas de baixa renda, vendo suas necessidades e descobrindo o quanto um lugar digno de moradia exige pelo menos um pouco de arquitetura.

Juntos eles abriram o escritório Pólis Arquitetura há um ano. Com o conceito de “Arquitetura Pagável” o lema é realizar projetos que caibam no bolso de cada cliente. E é justamente isso, eles constroem os sonhos dentro da possibilidade de cada pessoa, seja parcelando e facilitando a forma de pagamento, ou propondo soluções criativas. O negócio cresceu tanto, que os três tiveram que acelerar os planos. Antes trabalhando de casa, em home office, agora estão inaugurando a sala no Centro de Vitória para conseguirem dar vasão a todas as demandas.

Matheus Vieira conta que seus olhos abriram logo no início para essa responsabilidade social do arquiteto, que sua profissão poderia melhorar a vida de muita gente e que também havia uma demanda reprimida de pessoas de querem construir, mas pensam que é muito caro. “ Me emociono quando penso nos meus momentos no curso e de todos os ensinamentos que recebemos, seja em sala de aula, seja com as pessoas. Foi transformador. Tenho certeza que em nenhuma outra faculdade eu teria essa experiência porque está na missão do Salesiano formar profissionais com foco no social, que concedem discernir as necessidades. Então hoje sou um profissional e uma pessoa muito melhor graças à UniSales”, afirma.

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales