• Home
  • Blog
  • Carreira
  • Estudo e carreira profissional: entenda a relação para chegar ao sucesso

Estudo e carreira profissional: entenda a relação para chegar ao sucesso

Estudo e carreira profissional: entenda a relação para chegar ao sucesso

A relação entre estudo e uma carreira profissional bem-sucedida é tema de muitas pesquisas, e também de dúvidas para quem é iniciante na trajetória profissional. 

De acordo com pesquisa da Catho, cursar uma graduação ou uma pós-graduação influencia diretamente no salário de um profissional. Cargos de coordenação tem aumentos de cerca de 50% ao concluir uma especialização, enquanto pessoas de nível operacional recebem cerca de 25% a mais quando possuem graduação.

Ou seja, o mercado de trabalho valoriza uma boa formação acadêmica, e remunera significativamente melhor os profissionais com essa formação. Neste post, vamos mostrar como a faculdade te ajuda a conquistar o sucesso profissional. Continue a leitura!

Como a graduação interfere na sua carreira

É claro que a instituição de ensino não é totalmente responsável pelo seu desempenho profissional: sua dedicação também faz uma grande diferença. Entretanto, escolher uma faculdade de qualidade é essencial no seu aprendizado. Veja aqui alguns requisitos básicos na hora de escolher uma graduação:

Atividades práticas

As atividades práticas permitem que o conhecimento adquirido em sala de aula seja aplicado, fazendo com que o aluno saia do campo teórico e abstrato. São elas que permitem relacionar o conteúdo visto em sala de aula com o cotidiano da profissão.

Assim, a experiência prática faz com que você absorva melhor o conteúdo teórico, além de tornar o aprendizado muito mais interessante. Pensando na relevância para o futuro da carreira dos estudantes, as aulas práticas são treinos para os desafios da profissão. 

A relação entre estudo e uma carreira profissional bem-sucedida também depende da capacidade de resolver problemas e aplicar seu conhecimento. Afinal, em toda empresa existem problemas, e o profissional capaz de solucioná-los é reconhecido.

Uma faculdade onde há muitas atividades em laboratório e onde os alunos analisam casos reais da profissão, certamente forma profissionais de melhor qualidade.

Quando os estudantes podem desenvolver projetos para empresas e realizar atendimentos dentro da sua área de formação, significa que estão no melhor caminho possível para uma carreira de sucesso.

Assim como os estágios, projetos profissionais desenvolvidos na faculdade também são valorizados em um currículo. Por isso, é importante escolher uma instituição de ensino que te desafie, e onde existam oportunidades de colocar em prática o que você aprendeu.

Infraestrutura

Outra questão relevante para seu sucesso profissional é o acesso aos equipamentos e recursos necessários no exercício da profissão. Dessa forma, a infraestrutura da faculdade precisa ser considerada como fator decisivo antes de começar a graduação.

É a infraestrutura que permite atividades práticas de alta qualidade, e também permite acostumar-se com determinados recursos utilizados na profissão. 

Por exemplo, estudantes de jornalismo precisam de laboratórios de rádio e TV, já imaginou formar-se jornalista e nunca ter gravado um programa? Suas chances de conseguir um emprego na mídia são praticamente nulas. 

O mesmo acontece para um engenheiro eletricista que não teve contato com circuitos eletrônicos ou um biólogo que não sabe manipular um microscópio, entre centenas de outros exemplos. Cada profissão precisa de laboratórios específicos, sejam eles de ciências, de esportes, de informática ou de máquinas industriais, por exemplo.

A importância dos cursos de especialização

Quem deseja trabalhar em uma grande empresa precisa ter em mente que a educação continuada é praticamente obrigatória. Planos de carreira em empresas privadas geralmente exigem formação acadêmica específica, assim como os postos mais altos do funcionalismo público. Para se destacar, a especialização é o melhor caminho.

Conforme o estudo da Catho já mencionado, a especialização ou o MBA geralmente geram um aumento salarial de 53%, enquanto os mestrados e doutorados fazem com que o salário ainda cresça mais de 47%. Ou seja, a relação entre estudo e uma carreira profissional bem-sucedida é: quanto maior é o seu nível de formação, maior é o seu salário. 

Além dos ganhos financeiros, cursos de pós-graduação são uma excelente maneira de se atualizar profissionalmente. Esse tipo de formação está em constante mudança, para atender aos requisitos do mercado de trabalho para cada profissão. 

Especializar-se também é uma oportunidade de mudar os rumos da sua carreira, adquirindo conhecimento em um novo segmento. Por exemplo, psicólogo que sempre trabalhou com Recursos Humanos pode cursar uma pós em Psicologia Jurídica e mudar o foco da carreira, passando a contribuir para a saúde mental de pessoas envolvidas em processos judiciais. 

O valor do networking

Networking é o nome da rede de contatos que um profissional cria ao longo de sua trajetória na profissão. São seus colegas de trabalho, colegas de faculdade, professores, chefes, parceiros de negócios, entre outros.

Essa rede de contatos pode ser muito valiosa, pois é a ela que um profissional recorre quando se depara com um grande desafio, busca novas oportunidades de trabalho ou se atualiza com as novidades da profissão. Vale a pena investir em boas conexões e ter outros profissionais com quem trocar experiências. 

A graduação é onde a maior parte das redes de contatos é iniciada. Não estamos falando de fazer amigos, e sim de dividir conhecimento e ideias sobre a sua área de atuação profissional. Assim, adotar uma postura responsável na faculdade vai fazer com que você seja uma referência no futuro.

Qual é a relação entre estudo e uma carreira profissional bem-sucedida?

Profissionais mais qualificados são melhor remunerados e têm mais oportunidades de crescimento na carreira. O motivo é que os estudos tornam seu currículo mais atraente, aumentando as chances de ser contratado em grandes empresas.

Após a contratação, é o seu conhecimento que torna seu trabalho de maior qualidade. Assim, seu desempenho é reconhecido e aparecem oportunidades de crescimento.

Quando há oportunidades de conhecer outros profissionais da área, você estabelece uma rede de contatos que pode ser muito útil no futuro. É assim que são geradas novas oportunidades de aprendizado e de trabalho. 

Ou seja, a relação entre estudo e uma carreira profissional bem-sucedida é diretamente proporcional: quanto mais você se prepara, maiores são suas chances de sucesso. Por isso, um bom profissional jamais para de estudar.

Quer mais dicas de carreira? Acompanhe o UniSales nas redes sociais!

Logo Unisales