Entre os dias 01 a 05 de fevereiro, o UniSales irá promover a 42ª Semana de Formação Permanente de Docentes. Durante esse período, os professores irão participar de workshop, palestras, oficinas, treinamentos e planejamentos com o objetivo de oferecer um espaço para a reflexão sobre os melhores métodos de ensino-aprendizagem, a fim de promover a troca de experiências entre os colegas. Nesta edição, será possível participar de forma presencial ou por meio da plataforma Microsoft Teams.
Produtos inovadores, projetos de parques públicos para a comunidade, aplicativos, sistemas de gestão, projetos sociais, planos de negócios foram alguns dos projetos que se destacaram entre os cursos. No último dia 14 de dezembro, o UniSales promoveu a reapresentação dos trabalhos que foram destaques e tiveram relevância em inovação e solução de problemas na 3ª Mostra de Projetos Integradores de Extensão. O evento foi realizado online no canal do UniSales Oficial no Youtube por meio de vídeos explicativos com objetivos e resultados encontrados dos projetos e produtos desenvolvidos ao longo do semestre.
Os melhores projetos de cada curso foram premiados e puderam ser prestigiados por alunos de todos os cursos e pelo público externo. Na Mostra, alunos de todos os cursos apresentaram ideias, soluções e os projetos desenvolvidos para atender às demandas reais de empresas, start- ups, ONG’s, comunidades, hospitais e escolas. Esse é um incentivo e apoio à pesquisa, a elaboração e a realização de projetos que possam agregar a toda sociedade capixaba.
O projeto integrador é uma atividade desenvolvida, a cada semestre, por alunos com o objetivo de criar soluções integrando o conteúdo aprendido a desafios reais. De acordo com Lis Helena, diretora acadêmica, “Desde 2019, a Instituição adotou Metodologias ativas e inovadoras em proporcionam o contato direto do aluno com o mercado de trabalho, seja com empresas ou mentores, e isso possibilita network e trabalhabilidade. A aplicação dos conceitos estudados gera produtos reais que forma exibidos na Mostra”.
Para o reitor, prof. Cledson Rodrigues, desenvolver projetos que visam à solução de problemas contribuem para formação acadêmica. “A Mostra de Projeto é culminância da Metodologia do UniSales em que o acadêmico é de fato protagonista do seu aprendizado e vivencia na prática o exercício da profissão por meio de desafios que buscam solucionar projetos reais, e assim, desenvolve competências técnicas. Dessa forma, desenvolvem competências e habilidades socioemocionais que farão toda a diferença no mercado profissional”.
Clique aqui e confira todos os projetos realizados neste semestre.
FIQUE ATENTO! INSCRIÇÕES DE 12 A 15 DE JANEIRO DE 2021
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos referente ao primeiro semestre de 2021 serão efetuadas no período de 12 a 15 de janeiro. Poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni, o candidato brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2019. Clique aqui e saiba mais!
O UniSales ofertará 57 bolsas. As inscrições serão efetuadas diretamente pelo site do Prouni: prouni.mec.gov.br
É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Bolas, bonecas, carrinhos de brinquedo, roupas, materiais escolares, calçados, entre outros presentes, foram entregues as crianças e adolescentes na manhã festiva em comemoração do Natal do Oratório Festivo, realizada no último domingo (20). Neste ano a comemoração foi ainda mais especial, os educadores do UniSales se uniram para presentear mais de 100 crianças que fazem parte do projeto e junto com o presente enviaram cartões com palavras de esperança.
Durante a festa, foram realizadas brincadeiras, práticas de esportes, recreação, ginástica rítmica que marcaram a comemoração. A programação também contou com o apoio dos acadêmicos de Nutrição e Educação Física que prepararam o lanche e ajudaram na organização das atividades. Para se adaptar aos protocolos de segurança do Covid-19, todas as crianças permaneceram de máscaras, na chegada passaram pelos tapetes sanitizantes, tiveram a temperatura aferida e as mãos higienizadas.
Para Rita Perim, coordenadora do Oratório Festivo há 46 anos, a festa precisou de novos cuidados, mas cheio de vida e alegria como é o Oratório Festivo de Dom Bosco. “Nesse ano atípico, as crianças e famílias que participaram do Natal viram esperança em cada voluntário, nos presentes e nas cartinhas que receberam. Viram o céu aqui na terra, nós vivemos um dia de céu no Oratório, cercados por pessoas que querem fazer o bem”.
Para levar qualidade de vida à população capixaba e possibilitar atendimentos gratuitos, O UniSales abre as portas e auxilia em tratamentos de pacientes na sua clínica-escola. Ao longo deste último semestre, o Centro de Atenção à Saúde da Comunidade- Ciasc realizou mais de 2 mil atendimentos nas áreas de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Psicologia.
Ao todo, 310 pacientes foram assistidos pelos alunos da Instituição, sob supervisão dos professores. Além do conhecimento prático, a vivência clínica baseada na interdisciplinaridade com pacientes reais possibilita uma formação acadêmica diferenciada.
Para a profª Andreia Kerckhoff, responsável pelos atendimentos clínicos, esse é um momento importante para a formação profissional em que os alunos colocam em prática o conhecimento adquirido no curso. “A clínica supri a demanda da comunidade e que, muitas vezes, o Sistema Único de Saúde- SUS não absorve. Além da excelência do aprendizado técnico, a experiência acadêmica possibilita uma formação integral e humana aos discentes. Essa vivência faz toda a diferença no profissional que formamos, essa é a nossa missão salesiana, promover agentes de transformação desta sociedade”.
No dia 3 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. A fim de fomentar o respeito pelos seus direitos e dignidade, o Ministério Público do Trabalho realizou a Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência- Reconecta em que a acadêmica do curso de Psicologia, Kéllezy Barbosa, abordou sobre a “A autoimagem da mulher com deficiência visual”.
Para a acadêmica, pessoas com deficiência têm autonomia e precisam ser ouvidas. “Participar desse evento me empodera! Este é o terceiro ano consecutivo que participo do Reconecta. Ele permite conhecer as possibilidades de atuação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Esse evento de nível nacional trouxe o protagonismo, nós tivemos voz, nós estávamos no nosso lugar de fala e isso, na semana da pessoa com deficiência, é necessário! ”
“Nossa voz precisa ser ouvida e nós precisamos ser vistos pela sociedade e pelo mercado de trabalho! Essa é uma oportunidade de todos verem nossas potencialidades, capacidades e limitações também. Podemos mostrar que não são apenas nossas limitações, mas é o conhecimento limitado sobre nós que acaba nos limitando. Temos características que nos diferenciam, a deficiência é uma característica, mas isso não nos limita”, ressaltou ainda.
O tema também é título do seu Trabalho de Conclusão de Curso que abordou o processo de construção e reconhecimento da autoimagem da mulher cega, um novo olhar para a feminilidade. Kéllezy é deficiente visual e viu a necessidade de falar sobre a temática ao perceber que suas amigas tinham baixa estima, não tinham opinião própria e seguiam padrões de belezas pré-estabelecidos pela sociedade ou pela família.
“Temos a necessidade de falar dessa autoimagem. Como mulher cega, percebo que as pessoas acham que nós não temos noção de como somos. Por isso, eu percebi a necessidade de falar sobre isso, para proporcionar esse olhar sobre a mulher, sobre sua construção de auto estima e autônima e, também, sobre a aceitação enquanto mulher. Percebi uma baixa estima, é preciso permitir que a pessoa com deficiência visual desenvolva sua independência e opinião própria livre dos padrões impostos”.
Na segunda-feira (14), foi realizada a reunião on-line do Conselho Universitário- Consun para discutir processos acadêmicos importantes para a Instituição. Participaram o reitor, prof. Cledson Rodrigues, e os seguintes conselheiros: Pe Adenilson Lopes Rubim, profª. Lis Helena, profª Alessandra Rodrigues, prof Thyago Brito, profª Christiane Curi, Marinete Gomes, Rosane Ferreira, prof. Danilo Camargo dos Santos e os discentes Salisia Menezes e Luiz Felipe Barbosa.
Em sua fala de abertura, prof. Cledson afirmou “encerramos mais um ano desafiador, mas continuamos firmes na certeza de darmos passos significativos. Estamos com olhos no futuro, mas atentos à realidade. Nossa preocupação sempre foi nossa comunidade educativa. Queremos continuar sendo referência de educação no estado do Espírito Santo, como fazemos há 70 anos. Trabalhamos para que nossos alunos saiam daqui com uma formação integral, a fim de reafirmamos nossa missão de formar profissionais comprometidos com a vida e a transformação social”.
O Conselho Universitário é o órgão máximo de função normativa e deliberativa para assuntos de natureza acadêmica e disciplinar, tendo sua composição, competências e funcionamento definidos no Estatuto e no Regimento Geral do Centro Universitário Salesiano.
Chegou a última etapa de mostrar sua opinião e contribuir para a melhoria das práticas institucionais deste semestre. O quarto e último ciclo da Avaliação Institucional já está aberta e poderá ser realizada até o dia 15 de dezembro no Portal Acadêmico. A expressão de sua opinião é fundamental para o crescimento da nossa instituição, que se dá pela definição de ações constantes em busca da qualidade. Sua participação valerá 1h de Atividade Curricular Complementar- ACC. Logo você poderá analisar os resultados e começar a perceber as melhorias trazidas pela Avaliação Institucional.
Neste ciclo, as avaliações ocorrem da seguinte forma:
Alunos da Nova Metodologiaavaliam:
–Os professores do 4º desafio,
–O professor de Projeto Integrador,
– O articulador de Estágio (caso o aluno esteja matriculado em algum Estágio)
– A infraestrutura e atendimento da faculdade.
Alunos da Antiga Metodologiaavaliam:
–O professor de Projeto Integrador,
– O articulador de Estágio (caso o aluno esteja matriculado em algum Estágio)
– A infraestrutura e atendimento da faculdade.
Você sabe o que é CPA?
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é formada por alunos, professores, educadores técnicos administrativos, e membros da comunidade externa. Durante todo o ano, os membros se reúnem para discutir os questionários da Avaliação Institucional e as medidas que serão propostas para a Instituição.
As Obras Salesianas de Vitória prepararam uma surpresa para este fim de ano, o presépio de Natal. A ideia é que as pessoas se reconheçam membros da família que acolhe a Salvação. A estrela, que originalmente conduz os Reis Magos para adorarem o Menino Deus, conduza a cada um de nós. O menino Jesus aparece com rosto sem expressão definida: é um convite para que o procuremos em cada semblante de nossa comunidade educativa e façamos comunhão com Ele(s)
Este ano, nosso presépio pretende dialogar com a realidade vivenciada pelo mundo neste tempo de recolhimento e cuidado com a vida. Na cena, São José observa pela janela, enquanto Maria, cuida e admira o seu filho, Jesus, a Boa Nova de Deus. Dessa gruta de Nazaré à luz quer irradiar pelas janelas, iluminando os corações de todos os homens e mulheres. Na lateral da casa foram afixadas peças que retratam as famílias assistidas pelos projetos do Núcleo de Arquitetura do UniSales e nas ações Proextensino, voltados para as comunidades do entorno.
O projeto foi realizado com materiais reciclados e mão de obra interna. Além disso, a contextualização para os dias de hoje foi desenvolvida pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Karlla, Junior e Guilherme e coordenado pelos professores Alexandre Besse e Macros Antônio Spinassé. Sintamo-nos parte de uma grande fraternidade!
Conheça a história do presépio
O presépio com a presença do Menino Jesus no estábulo começou a ser reproduzido em 1223 por São Francisco de Assis, demonstrando a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.
No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.
Na próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro, às 19h, o curso de Educação Física irá promover uma Bate-papo virtual com o tema “Psicologia do esporte e alto rendimento” que contará com a participação da atleta de triatlo, Pâmela Oliveira. Além de capixaba, é a atleta de maior destaque e projeção no cenário nacional do triatlo da atualidade. Participe!