Metodologias ativas de aprendizagem: prepare-se para o mercado! - Unisales

Metodologias ativas de aprendizagem: prepare-se para o mercado!

Que tal estudar com uma metodologia em que você deixa de ser um ouvinte para se tornar um produtor de conhecimento?

Essa é a proposta das metodologias ativas de aprendizagem, um conceito que vem se tornando cada vez mais valorizado tanto pelas instituições de ensino quanto pelos alunos.

Quer saber como elas funcionam e como ajudam no seu preparo para o mercado de trabalho? Continue a leitura!

O que são metodologias ativas de aprendizagem

Como o próprio nome sugere, metodologias ativas de aprendizagem são métodos que colocam você, aluno, no centro do processo de aprendizagem. Elas se baseiam no domínio completo de um saber, que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes.

Já no modelo tradicional de ensino, que pode ser chamado de metodologia passiva de aprendizagem, você apenas ouve o que o professor tem a dizer. Com isso, você adquire conhecimento. No entanto, o desenvolvimento de habilidades e atitudes fica prejudicado.

Nas metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior, por sua vez, são usados recursos que fazem com que você, além de adquirir o conhecimento, o coloque em prática. Assim, é possível experimentar um pouco do que o mercado de trabalho exige e preparar-se de forma mais eficaz para enfrentar os desafios profissionais.

Quais são os tipos de metodologias ativas de aprendizagem?

As metodologias ativas visam tanto o aprendizado técnico, isto é, aplicado, quanto o aprendizado socioemocional, que envolve a interação com outras pessoas, a comunicação interpessoal, a negociação, a mediação de conflitos, entre outras competências fundamentais para se desenvolver como um bom profissional.

Para que você desenvolva todas essas habilidades e competências no decorrer do seu curso, podem ser empregados alguns tipos de metodologias ativas de aprendizagem. Veja alguns exemplos:

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é o formato de aulas em que você estuda a parte teórica em casa e realiza a prática em sala de aula, junto com colegas e professores. Dessa forma, você se torna protagonista na sua trajetória de estudos e aproveita melhor o tempo em classe para tirar dúvidas e praticar.

Gamification

Também chamada de gamificação, essa metodologia ativa de aprendizagem faz uso de histórias e dinâmicas de jogos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Aprendizagem Baseada em Projetos

Na ABP, você aplica os conhecimentos adquiridos em uma ou mais disciplinas para desenvolver um projeto real. Essa é uma excelente maneira de simular o ambiente de trabalho e se preparar para o mercado, que demanda profissionais criativos e capazes de encontrar soluções para os mais diversos problemas e necessidades.

Aprendizagem Baseada em Problemas

Na aprendizagem baseada em problemas (PBL), você recebe um estudo de caso real e é convidado a encontrar possíveis soluções ao problema apresentado. Para tanto, faz uso dos conhecimentos que absorveu das disciplinas estudadas.

Instrução por pares

Também é comum, nas metodologias ativas de aprendizagem, que o professor lance uma pergunta e dê alguns minutos para que cada estudante responda. Em seguida, as respostas são debatidas em dupla e as conclusões são apresentadas para a turma.

Sabia que as metodologias ativas de aprendizagem fazem parte do aprendizado do futuro? Então baixe agora o e-book e entenda melhor o porquê!