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Habemus Papam: Igreja Católica tem um novo Papa – Leão XIV

UniSales – Há 25 anos transformando vidas por meio da Educação

Acontece, até o dia 28 de março, a votação para a Eleição do Representante Discente na Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Salesiano – UniSales.

A CPA é comissão responsável por coordenar a autoavaliação interna da instituição, desde a sistematização do método, implementação e prestação dos resultados, conforme as informações solicitadas pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

A eleição do representante discente acontece no portal acadêmico. Os estudantes já podem votar acessando o Portal Acadêmico, clicando no menu ao lado esquerdo e, em seguida, em Avaliação Institucional, responder e votar no candidato a sua escolha.

A votação vai eleger três representantes discentes dentre os 10 candidatos. São eles: Carolina Busato Moreira (Arquitetura e Urbanismo), Isabelly Trarbach Reinholz (Biomedicina), Pedro Henrique da Silva Junior (Ciências Biológicas), Esther Figueiredo Pereira (Ciências Contábeis), Milcah Alves de Souza Chagas (Direito), Thaynara Fardin dos Santos (Farmácia), Welington Antonio de Andrade Oliveira (Filosofia), Fernanda da Costa Santos (Fisioterapia), Ana Clara Figueira da Silva (Psicologia) e Alexander Santos Gomes (Sistemas de Informação/Engenharia de Software).

O dia 10 de março foi o Dia Mundial do Combate ao Sedentarismo, uma das principais causas de problemas de saúde e já considerada por especialistas como uma epidemia. No Centro Universitário Salesiano – UniSales, algumas alternativas estão disponíveis ampliando a possibilidade de uma rotina saudável para a comunidade do campus.

Academia

A principal delas, a academia, é um espaço pedagógico cuja organização é realizada pelos educadores e estudantes do curso de Educação Física, que está disponível para todos os estudantes das graduações do UniSales.

A academia possui os equipamentos necessários para a prática rotineira de atividade física e possui monitores presentes para acompanhar e orientar os usuários. O local está aberto entre 7h e 19h, quem se interessar pode buscar informações diretamente no local e solicitar a inscrição.

Piscina

O campus UniSales conta também com uma piscina semiolímpica utilizada para projetos dos alunos do curso de educação física. O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas e promover uma vida saudável para toda a comunidade acadêmica. O espaço é voltado para as atividades do curso de Educação Física, criando uma gama de possibilidades que marcam o diferencial do UniSales.


Além disso, o local também é disponibilizado para as atividades das escolas de esportes do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória para estudantes do Ensino Fundamental.

Quadras e pista de corrida

Também compondo a infraestrutura disponível para os estudantes do Curso de Educação Física UniSales, o campus UniSales conta com pista de corrida e atletismo, quadras coberta e a céu aberto para a prática dos esportes que delas necessitam.
Inscreva-se já!

As acadêmicas de Ciências Biológicas Lara Comper, Mayra Karolina Oliveira de Souza  e Rafaela Barbosa,  Dyana Wislly Inácio Pereira em parceria com a aluna Gláucia Siqueira, de Sistema de Informação do UniSales, desenvolveram aplicativo ‘BioIndica’ para registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação estaduais.

O app foi desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador e surgiu a partir de demanda real, que é quando a proposta do projeto vem sob o pedido de alguém, um grupo ou instituição, neste caso a demanda foi solicitada pela Savana do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

A proposta é que o aplicativo seja uma ferramenta para registro e apoio ao monitoramento da biodiversidade, gerando informação qualificada para apoio à gestão das Unidades de Conservação ambientais; para o fornecimento de subsídios de avaliação do estado de conservação da fauna e flora; para a implementação das estratégias de conservação de espécies ameaçadas de extinção; e para o controle das exóticas invasoras.

Todas as informações servirão também para subsidiar, avaliar e acompanhar situações que envolvam alteração na distribuição e nos locais de ocorrência das espécies em resposta aos vetores de pressão e ameaça. As estudantes explicaram que o aplicativo deverá ser apresentado e discutido com as equipes das Unidades de Conservação e passará por uma fase de testes ao longo deste semestre para aprimoramento.

No final do ano passado, o projeto foi um dos destaques na 7ª Mostra de Projeto Integrador de Extensão do Unisales e tem sido selecionado e premiado como projeto do curso de Ciências Biológicas.

De acordo com as acadêmicas relataram o aplicativo ainda está em desenvolvimento e logo irá perimitir o registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação capixabas. “O Projeto Integrador de Extensão permite que enquanto aprendemos podemos colocar em prática os aprendizados. Além de ampliar nossos horizontes e mostrar que nós, futuros profissionais, podemos transformar pequenas iniciativas em grandes projetos. Esse foi um trabalho em equipe que contou com o apoio dos professores e juntos pensamos as funcionalidades do aplicativo e a utilização do aplicativo em campo”.

“Tem sido uma experiência incrível, além de desenvolver uma ferramenta capaz de trazer uma melhora no monitoramento da fauna e flora nas Unidades de Conservação do nosso Estado. Essa é uma oportunidade que temos, enquanto alunas do curso de Ciências Biológicas, por meio do Projeto Integrador de Extensão de agregar conhecimento e experiência profissional”.

 

O UniSales recebeu o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), pela participação na campanha do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2022. Esse é o décimo ano consecutivo que a Instituição é reconhecida pelo seu compromisso social.

As atividades fazem parte do Dia da Responsabilidade Social, promovido anualmente pelo Centro Universitário em parceria com a Associação Brasileira dos Mantenedores do Ensino Superior (ABMES), com atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.

De acordo com a reitora do UniSales, profª Carmen Luiza da Silva, esse selo é um marco que reforça as atividades sociais e de extensão desenvolvidas ao longo do ano, por todos os cursos de graduação. “Sabemos a importância do envolvimento dos nossos alunos e professores com as comunidades do entorno e população capixaba. Esse é o DNA Salesiano de  estar envolvidos com as Obras Salesianas, nas comunidades e serviços sociais. Por meio dos diversos projetos e ações desenvolvidas pelo Centro Universitário Salesiano ressaltamos nosso comprometimento com a construção de um mundo mais sustentável e igualitário”.

Visitas buscam aproximação e estreitamento de laços entre alunos e profissionais da área

Na segunda semana do mês de novembro, estudantes do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano (UniSales) participaram de uma visita técnica monitorada em que conheceram o posto da Receita Federal do Brasil, no Porto de Vitória, e o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV).

Além de conhecer os espaços, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, vivenciar os desafios envolvidos nesta atividade e de se aproximar dos profissionais que atuam na área, estreitando laços entre os alunos e o mercado profissional do Direito.

Para o professor e coordenador do Curso de Direito UniSales, Thyago Brito de Mello, momentos como esse impactam muito positivamente a experiência de formação dos alunos.

“Esse tipo de atividade é fundamental para o currículo dos nossos alunos, sendo uma valiosa oportunidade para que os estudantes possam observar na prática a teoria estudada em sala de aula, proporcionando assim um excelente momento para reflexões, discussões e debates técnicos de qualidade”, destacou o coordenador.

Cerca de 40 alunos, matriculados entre o 1° e o 10° período do curso participaram da visita.

A 10ª Semana de Arquitetura e Urbanismo será realizada nos dias 21, 23, 25 e 26 de novembro, com a participação de alunos, professores, egressos e ex-mestres do curso. Oficinas e debates ocorrerão em torno de três eixos, que caracterizam o Projeto Pedagógico do curso desde o seu início: Patrimônio, Tecnologia e Sociedade. Haverá também atividades esportivas e premiações, anunciadas ao longo do evento.

Clique aqui e confira a programação completa: programação

Inscreva-se aqui: 10ª Semana de Arquitetura e Urbanismo

Neste mês é celebrado o ‘Novembro Negro’ quando se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11). A data foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. Por isso, o Movimento Acadêmico de Resistência Preta do Unisales, em parceria com a Pastoral Universitária, irá promover o AQUILOMBAR(ES),  o Aquilombamento no Espaço Acadêmico.

A programação faz parte da 5ª edição do ‘Bora Falar de Negritude’, a fim de promover a discussão acerca da igualdade étnico-racial nos moldes do carisma Salesiano. Além de debater sobre a realidade da juventude negra, bem como fomentar a igualdade étnica-racial e o enfrentamento ao racismo e respeito à diversidade étnica e cultural com a comunidade educativa das Obras Salesianas de Vitória. Ao longo do mês de novembro, contará com discussões, apresentação musical, oficinas, rodas de conversas, interações e bate-papo sobre valores éticos.

 

  • 10/11 Intervalo cultural: Grupo Kant

Horário: 9h

Local: Centro de Vivências

 

  • Sarau Aberto com apresentação musical e poética espontânea.

Horário: 11h

Local: Sala 143 (em cima do auditório)

 

  • Batalha de Rima com apresentação de vários MC’s do nosso Estado

Horário: 20h

Local: Centro de Vivências

 

17/11Apresentação Cultural: Slam 

Horário: 18h30

Local: Centro de Vivências

 

18/11Mesa redonda – Vivências Pretas: avanços e desafios no Espaço Acadêmico

Horário: 9h

Local: Auditório

 

Palestra: O racismo velado por trás das palavras

Horário: 14h

Local: Auditório

 

22/11Oficina de Lambe: a expressão da nossa voz 

Horário: 17h

Local: Sala 040

 

24/11Roda de conversa: A gente quer comida, diversão e arte

Horário: 17h

Local: Sala 040

 

25/11Conexão Salesiana: Bora falar de negritude?

Horário: 18h

Local: Youtube

 

28/11Intervalo cultural

Horário: 9h

Local: Centro de Vivência

 

29/11Roda de conversa: O lugar da branquitude na luta contra o racismo

Horário: 11h

Local: Auditório

 

30/11Roda de conversa: A construção de políticas públicas para a população negra 

Horário: 18h

Local: Auditório

 

 

Piso feito com guimba de cigarro, cosméticos em barra, sensor de irrigação de plantas, desenvolvimento de novos alimentos, protótipos de aplicativos, guindastes, projetos para áreas escolares, start ups e receitas com aproveitamento integral dos alimentos foram alguns dos projetos que se destacaram entre os 427 projetos inscritos da VI Mostra de Projetos Integradores de Extensão.

Nesta segunda-feira (04/07), o UniSales promoveu a premiação dos trabalhos que foram destaques e tiveram relevância em extensão, inovação e solução de problemas ao longo do período. O evento foi realizado no Centro de Vivências onde os melhores projetos de cada curso foram premiados e puderam ser prestigiados por toda a comunidade acadêmica.

O projeto integrador é uma atividade desenvolvida, semestralmente, pelos alunos com o objetivo de criar soluções integrando o conteúdo aprendido a desafios reais.  De acordo com a reitora, profª Carmen Luiza da Silva, “A Mostra de Projeto é culminância da Metodologia do UniSales em que o acadêmico é de fato protagonista do seu aprendizado e vivencia na prática o exercício da profissão por meio de desafios que buscam solucionar projetos reais. Esse momento é oportuno para despertar o desejo de realizar novos projetos, implementar outras ações, inovar e buscar soluções para desafios reais da sociedade”. Confira as fotos do evento

Conheça aqui todos os projetos que se destacaram na VI Mostra de Projetos Integradores de Extensão.

 

O esporte possibilita integração, diversão e superação. Na última semana, o curso de Educação Física promoveu a primeira edição do torneio Taça Educação Física de Futsal que reuniu alunos e egressos.  Para o coordenador do curso de Educação Física, prof. Samuel Thomazini, “amistosos são ótimas oportunidades de manifestação da cultura esportiva utilizada para oportunizar momentos de encontro e confraternização dos alunos do curso que cursam períodos e turnos distintos, assim como, momentos para reencontrarmos os egressos”.

“Além dos atributos físicos e fisiológicos, as práticas corporais e as modalidades esportivas atuam de maneira significativa nas maneiras que nos relacionamos e nos constituímos como sujeitos em nossa sociedade. Além das habilidades esportivas, nossos estudantes tiveram oportunidade de vivenciar habilidades para a vida nas relações estabelecidas por meio de relacionamento interpessoal, tomada de decisão e resolução de problemas durante os jogos e nas decisões coletivas que foram realizadas durante o evento”.

Na última semana, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o curso da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes apresentaram o projeto arquitetônico de uma área de lazer para o Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo e para a equipe da Secretaria de Planejamento e Projetos.

O projeto se deu pelo estudo conceitual para o desenvolvimento de uma pista de skate para a região de Terra Vermelha, no município de Vila Velha. A demanda surgiu a partir do Coletivo R5 e a associação de moradores que tinham o interesse de transformar um espaço público vago em uma praça de lazer para a comunidade e voltada para a prática de skate. Na primeira etapa, foi realizada uma oficina e um estudo conceitual para definir as necessidades e o zoneamento do terreno. A partir disso foi desenvolvido o projeto e a proposta apresentado ao governo local, a fim de que realizem o processo licitatório e a construção.

De acordo com o aluno de Arquitetura e Urbanismo, Derick Ramos Peixoto, “Esse é um projeto colaborativo que conta com a participação do Núcleo de Arquitetura do UniSales, da OAP da Ufes, JM Engenharia especializados em construção de pistas de skate. É uma alegria saber que a Prefeitura do município já sinalizou interesse pela idealização do projeto. Agora é iniciar a parte técnica, contratos e oficializar.”

Para o prof. Marcos Antônio Spinassé esse projeto contribui para a formação dos acadêmicos e possibilita vivenciar o aprendizado solucionando questões do mundo real. “Poder experimentar o processo de projetação coletiva junto com aqueles que serão os futuros usuários e residem nas proximidades da praça é uma grande experiência. Esse projeto irá possibilitar que eles pensem soluções espaciais em várias escalas que vai do espaço público coletivo até o mobiliário urbano. Sem contar que irá propiciar o compartilhamento de saberes com os acadêmicos da Ufes e empresa do ramo da construção civil”.

O tamanho dos nossos sonhos é proporcional ao empenho que colocamos para realizá-lo. Nossa egressa do curso de Direito, Raniella Leal, conquistou o primeiro lugar no processo seletivo para o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito Processual pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Desde a graduação, a acadêmica sempre focou na vida acadêmica, participou de diversos Projetos de Extensão, Iniciação Científica, congressos e teve artigos publicados em revistas científicas. Para Raniella, estou muito empolgada em dar continuidade ao caminho já iniciado na graduação e ter a oportunidade de viver a academia. “Foi na faculdade que a minha identificação pela vida acadêmica se iniciou e o mestrado passou a se tornar um sonho. Estou muito empolgada em dar continuidade ao caminho já iniciado na graduação e ter a oportunidade de viver a academia. Não tenho dúvida do quanto essa experiência será enriquecedora em minha trajetória. ”

“As professoras do UniSales estiveram ao meu lado durante a graduação, me apoiaram e incentivaram a me inscrever no processo seletivo para o mestrado. A primeira fase foi a realização de uma prova discursiva e, a segunda, seria a elaboração de um projeto de dissertação. Após algumas semanas de pesquisa sobre o programa, me identifiquei com a área de concentração: Justiça, processo e constituição e como linha de pesquisa: Sistemas de justiça, constitucionalidade e tutelas de direitos individuais e coletivos, pois eu já tinha alguns artigos desenvolvidos que conversavam com essa temática”.

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