Arquivos Blog - Página 15 de 23 - Unisales

Blog

Videotutorial: saiba como responder à Avaliação Institucional do UniSales

Prazo prorrogado para concorrer a bolsas Santander de R$2,4 mil para alunos UniSales

A escolha de uma profissão deve levar em conta aquilo com que você tem mais afinidade. Mas não esqueça que também é muito importante analisar o mercado para saber quais são as carreiras profissionais em alta.

Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn no início de 2020, revelou que os profissionais mais requisitados estão na área de tecnologia da informação.

Outra área onde a busca por profissionais aumentou foi a da saúde, tendo em vista a emergência de saúde pública vivida em 2020.

Vamos ver essas e outras carreiras profissionais em alta e que vale a pena investir, mesmo em tempos de crise?

1. Marketing Digital

De acordo com a pesquisa do LinkedIn, o gestor de mídias sociais é o profissional mais requisitado do momento. Entre 2015 e 2019, a busca por esse profissional aumentou 122%. E mais: das 15 carreiras emergentes apontadas no relatório, pelo menos nove são ligadas à área de TI.

Esse profissional é responsável por planejar a estratégia de comunicação das empresas por meio das redes sociais, fazendo com que elas tenham bom desempenho e conquistem novos clientes online.

A graduação em Mídias Digitais, que dura 2 anos, é uma das opções de curso para quem deseja ingressar na carreira. Mas ela também pode ser exercida por profissionais da área de TI, como cientistas de dados.

2. Ciência de Dados

Assim como o gestor de mídias sociais, o cientista de dados utiliza sistemas de informação avançados com o intuito de analisar e organizar dados que possam ajudar as  empresas a melhorar seus produtos e serviços.

A ideia é fornecer informações que auxiliem os gestores a tomarem melhores decisões e conseguir melhores resultados em qualquer área da empresa — vendas, atendimento ao cliente etc.

O cientista de dados pode captar tanto dados internos (gerados dentro da empresa) quanto externos (provenientes das redes sociais ou do site da empresa, por exemplo). O tempo de duração do curso é de 4 anos.

3. Medicina

A carreira de medicina sempre foi uma das mais concorridas nos vestibulares. Mas, diante da pandemia do Covid-19, os profissionais da área tornaram-se ainda mais disputados nas unidades de saúde pública e particular de todo país.

Ou seja, postos de trabalho não faltam, assim como desafios profissionais. Mas, se você sonha em ser médico, saiba que terá um longo caminho pela frente. O curso de medicina dura 6 anos, mais o período de residência, que varia de acordo com cada especialização desejada.

4. Fisioterapia

O fisioterapeuta é um profissional que cuida da saúde do corpo e dos movimentos. Ele é essencial para manter a qualidade de vida, atuando para reabilitação física de pacientes que apresentam perda de funções motoras. A faculdade de Fisioterapia tem a duração de 4 anos.

5. Administração

Os alunos formados em administração contam com uma grande oferta de vagas no mercado de trabalho, podendo atuar em qualquer segmento de negócio. Além do que, há muitas possibilidades de especialização. Por isso, é uma das carreiras profissionais que estão sempre em alta.

Mas nem sempre conquistar um emprego na área é fácil, pois a alta demanda é proporcional ao nível de exigência das empresas, que contratam apenas os mais qualificados.

Em tempos de crise, é importante garantir uma formação completa e ter versatilidade para ser valorizado no mercado. O curso leva quatro anos para ser concluído.

6. Economia

O economista exerce um papel muito importante dentro das organizações e da sociedade, já que a economia influencia diretamente na situação política do país e nas condições de vida da população.

Nosso país precisa de profissionais capacitados para apontar as tendências e indicadores econômicos, auxiliando no planejamento financeiro de pessoas físicas ou jurídicas. Sem isso, os negócios vão à falência e as pessoas ficam endividadas, o que gera instabilidade na economia.

Interessado em fazer uma graduação em economia? O curso tem a duração de 4 anos.

7. Logística

As atividades de logística vêm ganhando força nos últimos anos, especialmente devido ao crescimento do comércio eletrônico e dos serviços de delivery. E tudo indica que esses segmentos vão crescer mais ainda, gerando muitos empregos aos profissionais da área.

E não é à toa que o especialista em logística tornou-se presença fundamental dentro das empresas. Ele tem a função de avaliar os processos e a qualidade dos produtos e serviços, identificando oportunidades de melhorias, como, por exemplo, fazer entregas mais rápido e reduzir custos.

O profissional formado nessa área irá lidar com cálculos, gestão de processos e administração, marketing, entre outras disciplinas. O curso superior de Logística é do tipo tecnólogo, com duração de 2 anos. Há, ainda, a possibilidade de se formar em Engenharia de Produção e atuar no mesmo segmento.

8. Engenharia agronômica

Muita gente nem percebe, mas a agricultura é um setor fundamental para o desenvolvimento humano, social e econômico do país, uma vez que o agronegócio responde por 21,4% do PIB brasileiro.

Conhecendo esse dado, é possível entender porque a agronomia é uma das carreiras profissionais em alta.

O profissional graduado na área é capacitado para atuar em diversos setores da produção agrícola, desenvolvendo áreas de cultivo de alimentos e plantas e todos os fatores envolvidos no processo, como irrigação, construções e instalações rurais, química agrícola, análise e preparação de solos, processamento de produtos agrícolas, entre outras atividades.

Essa é uma boa opção de carreira para quem é apaixonado pela natureza. Mas prepare-se para estudar bastante, pois o curso tem a duração de 5 anos.

9. Engenharia Civil

Mais uma das carreiras profissionais que estão sempre em alta, a engenharia civil também é vital para a saúde econômica do país. O profissional da área é apto a realizar projetos de construções residenciais e comerciais, bem como obras públicas —  viadutos, ruas, estradas etc.

Após ter o seu diploma, você poderá se especializar em projetos de hidráulica, saneamento básico, transportes, materiais de construção, entre outros. O curso de engenharia também dura 5 anos.

10. Biotecnologia

O biotecnólogo é um cientista que se dedica a aprimorar processos de produção industrial com base em insumos naturais (análise das propriedades de plantas e células), visando criar produtos e serviços de qualidade sem impactar o meio ambiente.

Nos últimos anos, com a conscientização sobre a sustentabilidade e o avanço das tecnologias para obter produtos biodegradáveis, a procura por essa graduação vem crescendo bastante.

A biotecnologia é bastante utilizada nas indústrias, especialmente na agrícola, farmacêutica e de cosméticos. O profissional dessa área passa boa parte do seu tempo em laboratório, avaliando amostras de materiais e fórmulas, e a graduação dura de 2 a 4 anos.

Estas são algumas das carreiras profissionais que estão em alta no momento. Você se identificou com alguma delas? Conheça os cursos de graduação da UniSales e venha construir o seu futuro profissional conosco!

Muitas pessoas têm a profissão do sonho desde pequenas. Mas, para outras, decidir qual caminho seguir é um grande desafio.

Existem inúmeras possibilidades e eleger apenas uma pode parecer algo bastante difícil. Ainda mais para quem não tem experiência no mercado ou não conhece profundamente nenhuma profissão.

São muitas escolhas e possibilidades, o que se torna uma grande responsabilidade. Afinal, é uma decisão que vai acompanhar você por vários anos, senão a vida inteira.

Por isso, você se pega aí pensando “como escolher minha carreira profissional?”. Continue a leitura e confira dicas para chegar à sua resposta!

Qual área de estudos tem sua preferência?

Ao longo dos seus anos de estudo no Ensino Fundamental e Médio você teve aquelas disciplinas que mais curtia, certo? Aquelas em que você tinha prazer de estudar e que se dava bem nos trabalhos e exames. Isso ajuda muito a definir a área com a qual você tem mais afinidade.

Se você sempre gostou de História, Geografia, Literatura, Português, as profissões relacionadas às Ciências Humanas vão te dar mais opções de atuações que você possa se interessar. 

Já no caso de Matemática, Física e Química, procure por cursos da área de Exatas. Por outro lado, se você amava Biologia, todos os cursos da área de Saúde e Biológicas trazem um amplo leque de atuação.

Em qual ambiente de trabalho você se identifica?

Você se vê trabalhando em um escritório, em frente ao computador? Ou gostaria de algo com mais movimento e até viagens? Esses pontos são fundamentais na hora de considerar uma carreira. 

Há atividades que dependem inteiramente da sua posição em uma mesa de trabalho. Já outras que precisam que você esteja em vários lugares diferentes.

Há também aquelas profissões que vão trazer um misto. Um jornalista, por exemplo, passa muito tempo em frente ao computador, fazendo pesquisas e escrevendo, mas também vai a todo tipo de lugar para realizar suas entrevistas e reportagens.

Qual o seu perfil?

Seu perfil também é relevante na escolha da carreira. Por exemplo, no seu dia a dia você é mais organizado e se planeja? Então uma profissão que envolva estratégias é mais interessante. 

Prefere resolver tudo o quanto antes? Atividades que envolvam o operacional podem ser bem-sucedidas. Se você gosta e sabe lidar com o público, serviços que precisam desse tipo de interface são indicados. 

Faça uma auto-avaliação e veja com qual tipo de atividade você se identifica. 

Já fez um teste vocacional?

Existem especialistas que te ajudam a solucionar a dúvida sobre como escolher sua carreira profissional. Diversos psicólogos oferecem testes vocacionais

Esses testes consistem em perguntas variadas, que vão levar em consideração seus gostos, habilidades, personalidade e desejos. 

O resultado não necessariamente é uma resposta na qual você deve se obrigar a seguir uma profissão. Mas, contribui muito para direcionar para campos de atuação onde você pode se dar bem!

Para você, qual a remuneração ideal?

Essa questão pesa bastante para muita gente. Existem profissões que são melhor remuneradas que outras, muitas vezes pelo nível de conhecimento, dedicação e responsabilidade. Se isso é importante para você, faça uma pesquisa para alinhar suas expectativas.

No entanto, seu salário sempre será definido pela trajetória que você construir. Um gerente de comércio pode ganhar tão bem quanto um médico. Um diretor contábil pode receber muito mais que um advogado.  

Você sabe no que é bom?

Todo mundo é bom em alguma coisa. Comece a perceber suas habilidades e identifique como isso pode ser aplicado em uma carreira.

Por exemplo, se você se dá bem em debates e tem uma ótima oratória, você pode se dar bem em Direito.

Curte redes sociais e as pessoas sempre te elogiam sobre a abordagem de assuntos e suas postagens? Às vezes cursar Comunicação Social é uma boa! 

Se ama cozinhar e inventar receitas, a Gastronomia vem abrindo cada vez mais possibilidades.

Dessa forma, além de escolher um campo em que você já tem afinidade, você aumenta suas chances de sucesso com habilidades que você já se sobressai.

Converse com pessoas que já estão no mercado de trabalho

Por mais que estudos de mercado apontem estimativas sobre carreiras, só quem vive realmente uma profissão sabe as dores e alegrias dela.

Por isso, converse com pessoas que já atuam em uma área que você tem interesse. Pergunte sobre as oportunidades, dificuldades, jornadas de trabalho, quais são os desafios e as chances de crescimento no campo. 

Inclusive, questione sobre as atividades que exerce no dia a dia. Muitas vezes, existe uma idealização sobre uma profissão. Mas há muitas coisas por trás que podem não necessariamente te agradar.

De quebra, você já começa a formar um networking na sua área!

Dica de ouro: não se apresse! 

Aqui vai uma dica preciosa: tome a decisão com calma. Considere tudo o que a envolve. 

É comum que as pessoas escolham logo a profissão que vão exercer porque têm urgência em entrar no mercado de trabalho ou começar sua graduação. Mas isso pode resultar em uma seleção que não combina com você.

Avalie tudo, para acertar de primeira!

Quero trocar de carreira, como fazer?

Se você já segue uma profissão mas não gosta do que faz, saiba que isso é mais comum do que você imagina! A estimativa é de que nove em cada 10 brasileiros estão infelizes no trabalho.

Para quem se encontra nessa situação, a questão é não ter medo de fazer uma mudança, mesmo que drástica. Você pode considerar todas as reflexões que apresentamos neste artigo e começar sim uma nova carreira.

Você pode investir em uma nova formação, em uma especialização e buscar novos mercados. O trabalho ocupa parte considerável do dia a dia de todos e se sentir realizado e feliz com o que faz é muito importante!

Como escolher minha carreira profissional e alcançar o sucesso?

Se com nossas dicas você já descobriu como escolher a carreira profissional, você certamente quer começar logo e ter sucesso em seu campo, certo?

Pois isso é possível, desde que você trace um plano de carreira! Então, defina seus objetivos e trace um plano sobre os passos que você deve seguir para atingi-los.

Quais cursos você deve fazer? Workshops que vão te dar um diferencial? É importante aprender uma nova língua? Se sim, qual? Dessa forma você passa a ter as habilidades para conquistar suas metas profissionais!

Independentemente da carreira que você escolher, o UniSales tem o curso ideal para você dar início a ela!

O empreendedorismo tem crescido no imaginário do jovem brasileiro. Não mais interessados em ganhar um salário fixo em trabalhos que não correspondem aos seus interesses pessoais e profissionais, esses jovens empreendedores correspondem a 20,3% dos brasileiros entre 18 e 24 anos. 

Seja no empreendedorismo digital, de franquias ou mesmo no empreendedorismo social, as vantagens para esses jovens são muitas: autonomia, possibilidade de trabalhar com o que se gosta e perseguir um propósito de vida. 

A jornada pode não ser fácil, mas a gente garante: ela se tornará ainda mais inspiradora quando você conhecer esses 8 jovens empreendedores e empreendedoras que estão fazendo a diferença no mundo. 

1. Anna Luísa Beserra Santos

O Brasil está cheio de exemplos de jovens empreendedores com negócios que unem inovação e responsabilidade social. Esse é o caso de Anna Luíza, de 22 anos, criadora da tecnologia inédita de tratamento de água de cisterna com a luz solar, até então a única tecnologia do tipo no mundo.

Com passagem em universidades da Bahia, de São Paulo, da Suíça e dos Estados Unidos, Anna também é fundadora da startup Safe Drinking Water For All – SDW, um negócio de impacto social cujo objetivo é desenvolver tecnologias hídricas e de saneamento que incrementem a qualidade de vida de populações vulneráveis. 

Só essa atuação já justifica o porquê da Anna Beserra estar nesta lista, não é? Vamos contar então outros feitos dessa jovem: a empreendedora já recebeu diversos prêmios por sua atuação, dentre eles o “Mude o Mundo como uma Menina 2019”, o “Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade” e o “Jovens Campeões da Terra”, da ONU. 

2. Eduardo Lyra

Esse jovem empreendedor brasileiro está na lista da Forbes dos jovens mais influentes abaixo dos 30 anos! E como muitos jovens brasileiros, sua história é repleta de superação, uma verdadeira inspiração para quem busca empreender com propósito. 

Lyra, de 32 anos, é o criador da organização social Gerando Falcões, que promove programas de qualificação profissional, oficinas esportivas e culturais, dentre outras iniciativas, como a cooperativa de costura. A gestão de tudo isso é extremamente profissional, com indicadores, metas, planos de carreira e gratificação aos funcionários. 

3. Emicida

Surpreso? Emicida não é somente rapper e compositor, como também o criador do Laboratório Fantasma, empresa que é referência em merchandising de artistas e que também atua na venda de produtos voltados para consumidores da indústria da música, de itens de moda a livros e discos. 

Emicida é um ótimo exemplo sobre como conferir viabilidade financeira a negócios da indústria criativa. Desse exemplo é possível entender que o jovem empreendedor deve estar acessível a oportunidades, conhecer bem o público e buscar coerência ao seu negócio. 

4. Monique Evelle

Essa jovem empreendedora baiana é criadora do Desabafo Social, laboratório de tecnologias sociais com atuação nos ramos da educação, comunicação e geração de renda.

Além de atuar com o laboratório, Evelle também é sócia da Sharp Inteligência Cultural — empresa de reputação de marcas — e autora do livro “Empreendedorismo Feminino: olhar estratégico sem romantismo”. Toda essa atuação rendeu à jovem o reconhecimento pela Forbes como “30 under 30”, lista em que figuram jovens empreendedores e inovadores de destaque.

De bônus, trazemos algumas dicas da Evelle para os jovens empreendedores que estão iniciando nesta jornada: 

  • Ter um bom plano de negócios;
  • Investir em um bom pitch;
  • Preparar-se para vender a sua ideia. 

É ou não uma ótima inspiração?

5. Nina Valentini

Já ouviu falar no movimento arredondar? Ele consiste em transformar seu troco das compras em micro doações a projetos sociais. A iniciativa foi idealizada por Nina Valentini, jovem de 29 anos finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro. 

Apesar de não ter fins lucrativos, o projeto é um ótimo exemplo de empreendedorismo na área social. O projeto soma-se a outros no currículo de Valentini: a jovem desde os 14 anos atua em projetos de impacto social e já participou da Aliança Empreendedora, que busca apoiar negócios de microempreendedores de baixa renda. 

6. Samir Lakhani

Sabia que, em alguns países em desenvolvimento, apenas 1% das famílias têm acesso a sabonete? Para amenizar essa realidade, Samir Lakhani criou em 2015 o Eco-Soap, iniciativa que trabalha para salvar, higienizar e fornecer sabão reciclado de hotéis. 

Lakhani também já desenvolveu projetos de soluções de iluminação solar no Camboja, Bangladesh e Nepal. A atuação de Samir já rendeu a visibilidade na lista Forbes de 30 under 30, o prêmio Unilever Jovens Empreendedores e uma palestra TEDx.

7. Sérgio Andrade

Sérgio Andrade foi vencedor do prêmio Empreendedor Social da Folha, em parceria com a Fundação Schwab, em 2015. A premiação trouxe Andrade como um destaque entre os 140 jovens empreendedores que concorriam ao título, com o projeto Agenda Pública.

A Agenda Pública é uma iniciativa que atua em todo país por meio de parcerias entre governo, sociedade e empresas privadas com o objetivo de aprimorar o serviço público brasileiro.

O trabalho é feito por meio de consultorias que buscam melhorar aspectos da gestão das organizações públicas e incentivar a participação social em questões de interesse público. 

8. Davi Braga

O mais jovem empreendedor da nossa lista tem 19 anos, mas foi aos 13 que iniciou a sua jornada, criando uma startup de lista de material escolar. A ideia veio para ajudar a mãe, dona de uma loja de materiais escolares que possuía dificuldades em vender os produtos. Da dificuldade, Davi Braga conseguiu inspiração para a criação do seu primeiro negócio. 

De lá para cá, Davi já fez um TEDx e passou a faturar mais 600 mil reais. Hoje é CEO do Jovens Protagonistas, iniciativa que busca auxiliar jovens na jornada empreendedora, aliando retorno financeiro e felicidade (esse, aliás, foi o tema do TEDx do “Davizinho Braga”, como era chamado à época). 

Desta lista de jovens empreendedores para se ter como exemplo, extraímos uma boa lição: empreender é algo possível.

Ao aliar o seu propósito de vida a conhecimentos em gestão, somando-se a isso uma boa dose de trabalho e perseverança, você conseguirá criar negócios incríveis que impactam positivamente a vida de muitas pessoas!

Inspirar-se nesses exemplos é o primeiro passo. O próximo é entender como ser um jovem empreendedor no Brasil!

Você pode ser um empreendedor experiente, estar começando um negócio agora, ou, simplesmente, ter o desejo de empreender algum dia. Mas uma coisa é certa: para construir um negócio de sucesso, é preciso estudar muito e aprender com quem já passou pelo mesmo caminho.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os livros de empreendedorismo mais recomendados atualmente. Com eles, você aprenderá lições inspiradoras de gestão de negócios, comportamento, autoconhecimento e outras habilidades essenciais para ser um bom empreendedor. Boa Leitura!

1. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios – Charles Duhigg

Acordar no mesmo horário todos os dias, fazer exercícios, estudar. Quase tudo o que fazemos é determinado por nossos hábitos. Só que, para ser um bom empreendedor é preciso abandonar velhos hábitos e incorporar novos à sua rotina. 

É exatamente isso que este livro do inglês Charles Duhigg ensina. Ele conta como os hábitos são adquiridos, quais os segredos para mudar o que não funciona e adquirir novos hábitos que tragam benefícios reais para sua vida.

2. O ponto da virada – Malcolm Gladwell

Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença? Esta é a questão que dá origem ao best-seller que já vendeu mais de 5 milhões de cópias em todo o mundo.

Neste livro, Malcolm Gladwell explica como uma ideia, produto, mensagem ou comportamento pode se alastrar, exatamente como um vírus. Para ele, não é apenas uma questão biológica, mas também da grande influência do meio em que vivemos. 

Mas como chegar ao “ponto da virada”, para que suas ideias caiam no gosto popular e se tornem uma “mina de ouro”? É isso que você vai descobrir neste livro.

3. O lado difícil das situações difíceis: como construir um negócio quando não existem respostas prontas – Ben Horowitz

Ser gestor de uma empresa certamente envolve muitas situações difíceis, e é preciso saber lidar com elas para crescer. Reconhecido empreendedor do Vale do Silício, Ben Horowitz traz conselhos preciosos de quem conhece a realidade de um ambiente de negócios altamente competitivo, como é o de tecnologia . Por isso, é um dos melhores livros de empreendedorismo da atualidade. 

4. A Startup enxuta – Eric Ries

As startups estão ganhando o mundo com a criação de produtos e serviços altamente inovadores — e rentáveis — e com uma operação enxuta. Foi assim que nasceram empresas como Uber, Easy Taxi e tantas outras que, agora, são líderes de mercado.

O segredo para essas empresas crescerem tanto em pouco tempo está no modelo desenvolvido por Eric Ries, que se baseia em experimentação contínua — testar o produto /serviço — otimização de processos, avaliação constante de métricas e de comportamento do cliente.

Com as dicas deste livro, você estará pronto para colocar a sua ideia inovadora no mercado!

5. Aventuras empresariais – John Brooks

Para alcançar o sucesso, você precisa passar pelo fracasso. Aventuras empresariais, de John Brooks, ilustra bem esse paradoxo.

Ele conta histórias de grandes marcas do mercado que fracassaram simplesmente porque seus gestores tomaram uma decisão errada, o que ocorre quando eles se recusam a evoluir, acompanhando uma tendência, promovendo mudanças no negócio ou mesmo ouvindo a opinião de seus clientes.

E se você ainda não estiver convencido da importância da obra, saiba que ele é apontado como o livro de negócios favorito de Bill Gates.

6. Empreendedorismo para subversivos – Facundo Guerra

Facundo Guerra é um renomado empresário da noite paulistana, CEO do Grupo Vegas. Neste livro, ele descreve sua trajetória profissional e como decidiu migrar de uma carreira estável, atuando em grandes companhias, para o terreno incerto do empreendedorismo. 

7. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital – Dale Carnegie

Como sabemos, de algumas décadas para cá, muita coisa mudou: nos relacionamentos, nas formas de comunicação e expressão e na cultura, de um modo geral. Então, nada melhor do que ter uma versão atualizada do clássico Como fazer amigos e influenciar pessoas, lançado por Dale Carnegie em 1936.

O autor traz suas antigas teorias à realidade do mundo atual, mostrando que as ferramentas de comunicação mudaram, mas não a forma de agir. Assim, ele dá conselhos que valem tanto para sua vida pessoal quanto para a profissional, como:  “pense duas vezes antes de dizer algo de que poderá se arrepender. Se você desenvolver o autocontrole, evitará perder horas tendo que se retratar”, e  “Tenha a diplomacia como critério padrão. Admita que pode estar errado e que o outro pode estar certo. Seja agradável. Faça perguntas. E, acima de tudo, considere a situação do ponto de vista do outro e demonstre respeito”.

8. A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon

É difícil de imaginar como uma empresa que começou como uma pequena livraria virtual nos EUA tenha se tornado essa gigante mundial do e-commerce, mas em A loja de tudo, você vai conhecer em detalhes a história da Amazon e as estratégias que seu CEO, Jeff Bezos, utilizou para fazer com que ela se tornasse a maior loja virtual do mundo.

Este livro de empreendedorismo ganhou o prêmio de “melhor livro de negócios de 2013” pelo Financial Times/Goldman Sachs, e também está entre os melhores títulos do ano no The Washington Post e Forbes.

9. Startup Brasil – Pedro Mello e Marina Vidigal

Entre os livros de empreendedorismo, é raro encontrar títulos brasileiros como referência. Mas os autores Pedro Mello e Marina Vidigal merecem um espacinho nesta lista, pois fizeram um trabalho excepcional reconstruindo histórias de empreendedores brasileiros que transformaram o país a partir dos seus negócios.

O livro mostra erros, acertos e conselhos dos empreendedores mais experientes para os mais jovens sobre a árdua missão de empreender no Brasil. Para ler e se inspirar!

10. O gestor eficaz – Peter Drucker

Um dos clássicos de gestão, publicado pela primeira vez na década de 60, O Gestor Eficaz ganhou uma versão atualizada recentemente. Peter Drucker é um dos maiores especialistas em administração moderna, e o que ele ensina neste livro é válido para qualquer tipo de negócio.

A leitura vai ajudar você a praticar os fundamentos da boa administração, que são a organização, desenvolvimento pessoal e tomar as decisões certas. Dessa forma, você terá muito mais chances de bem-sucedido como empreendedor.

Gostou das recomendações? Então compartilhe o artigo com seus amigos que também desejam empreender!

As criações para o cinema vão muito além do entretenimento. Elas contam histórias, reais ou não, que são capazes de inspirar e mostrar uma nova perspectiva para o telespectador.

Os filmes de empreendedorismo trazem temáticas que, de maneira geral, são sucessos de bilheteria. Afinal, todo mundo curte uma narrativa que mostra a trajetória de grandes exemplos de negócios, não é? Como foi o começo, como uma ideia surgiu e até mesmo os perrengues que apareceram no meio do caminho são verdadeiras inspirações.

Se você pensa em empreender, este artigo é para você! Vamos apresentar 9 filmes de empreendedorismo para você se divertir, aprofundar no tema e se inspirar!

Joy: o nome do sucesso (2015)

Como nasce uma ideia? Geralmente dos momentos mais inusitados. Em Joy: o nome do sucesso (2015) você acompanha a história da inventora Joy Mangano e como ela criou o esfregão mais famoso do mundo.

Com um elenco que inclui Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro, você vai perceber com o longa que há muito por traz de empreender, inclusive a maneira certa de vender uma ideia e produto!

À procura da felicidade (2006)

Will Smith vive a história de Chris Gardner em À procura da felicidade (2006), um profissional fracassado no setor de vendas de equipamentos médicos que se tornou um dos mais bem-sucedidos empreendedores da bolsa de valores americana. 

Neste filme de empreendedorismo você confere como uma jornada em busca dos sonhos pode ser cheia de percalços, financeiros, emocionais e até físicos. Mas, mais do que isso, demonstra como com dedicação, estudo e comprometimento, o jogo pode virar para melhor.

Julie & Julia (2009)

Uma mulher foi a responsável por transformar a maneira de cozinhar nos Estados Unidos, criando um império de livros de receita, programas de culinária e o maior centro de gastronomia do país: Julia Child. Como? Descobrindo em um hobby uma oportunidade para empreender. 

Essa história por si só já renderia um bom filme, ainda mais com Meryl Streep interpretando Child. Mas, não para por aí. Julie (Amy Adams), insatisfeita com sua profissão, cria um blog fazendo as receitas da célebre chef. O resultado? Você descobre no filme Julie & Julia (2009), assim como vê de perto como duas carreiras foram transformadas!

Jobs (2013)

Você já deve ter ouvido por alto sobre como Steve Jobs criou a Apple em uma garagem, certo? Pois a história por trás vai muito além disso e você pode conferir no filme Jobs (2013). 

As lições sobre empreendedorismo são infinitas nessa produção, de aspectos legais a inovações. Além de se aprofundar na trajetória de uma das mentes mais criativas do mundo, você vai se divertir e aprender muito sobre empreender e ser o melhor no seu ramo.

Coco, antes de Chanel (2009)

Ver oportunidades onde ninguém mais vê. Essa é uma das chaves do empreendedorismo, não é mesmo? Pois você acompanha isso de perto na película Coco, antes de Chanel (2009), que conta a trajetória de Coco Chanel antes de se tornar uma das estilistas mais aclamadas do mundo da moda.

Depois de viver na miséria em um orfanato, aprender o ofício da alfaiataria e criar roupas para seu parceiro, foi em plena crise da Segunda Guerra Mundial que a estilista se sobressaiu. Ela percebeu que as mulheres precisavam de mais liberdade, praticidade e autonomia em suas roupas em um momento onde era necessário sobreviver ao novo cenário econômico.

Além disso, é sempre inspirador ver uma mulher vencer em um mercado dominado por homens, principalmente com muita ousadia. 

O homem que mudou o jogo (2012)

Indicado a seis Oscar, O homem que mudou o jogo (2012) traz a lição de que pensar fora da caixa e trabalhar com os recursos disponíveis podem sim trazer sucesso em qualquer área, até mesmo no universo esportivo. 

Com dinheiro limitado, um time sem estrelas e a reputação abalada, Billy Beane foi capaz de transformar um pequeno time de baseball de Oakland num fenômeno da liga americana. Para isso, deixou os estádios e foi criar uma estratégia baseada em estatísticas e probabilidades. É surpreendente e emocionante, sem falar que tem Brad Pit no elenco!

Um senhor estagiário (2015)

Outro filme de empreendedorismo que você não pode deixar de ver é Um senhor estagiário (2015). Esse longa, que traz Anne Hathaway e Robert De Niro como protagonistas, é leve, perfeito para passar o tempo e aprender sobre empreender.

Às vezes, um negócio cresce tanto que é necessário encontrar outras pessoas para fazer a gestão apropriada e permitir que ele alcance novos objetivos. Você vê esse desafio de perto quando uma empreendedora do ramo de vendas de roupas pela internet, com mania de controle total, precisa achar um CEO para sua empresa.

Outros temas relevantes na narrativa são a reinserção de pessoas que se encontram na melhor idade no mercado de trabalho e como se adaptar em uma mudança de carreira. 

Chef (2014)

Parece até um filme dos Vingadores, com atuação de Scarlett Johansson, Robert Downey Jr. e Jon Favreau, mas é o longa Chef (2014) que é puro empreendedorismo do início ao fim.

Após um escândalo na internet, um chef deixa o emprego estável em um restaurante renomado e não sabe nem por onde recomeçar. Com ajuda da família e um amigo, ele abre um food truck com comidas latinas e irresistíveis, dando a volta por cima e criando um negócio de sucesso. 

Você acompanha como ideias originais fazem a diferença em um negócio e como a internet pode ser usada como ferramenta de divulgação, alcançando o seu público e sendo determinante nas vendas. 

O menino que descobriu o vento (2019)

Em O menino que descobriu o vento (2019), produção original da Netflix, você vai conferir a trajetória de Kamkwamba, um jovem que enfrenta dificuldades de sobrevivência com sua família na África devido à seca.

Utilizando sua inteligência e sem medo de defender ideias ousadas, ele cria um mecanismo para trazer eletricidade para a região por meio do vento e muda a realidade da comunidade.

Com uma narrativa emocionante, você vai ver como os conhecimentos adquiridos em uma instituição de ensino são capazes de originar as melhores ideias e transformar vidas.

Curtiu as dicas? Pegue sua pipoca, maratone os filmes que chamaram a sua atenção e confira os cursos do UniSales que vão contribuir para você ser um grande empreendedor!

O empreendedorismo tem inúmeras possibilidades, mas uma delas está ganhando cada vez mais espaço entre as marcas e entre os consumidores. É o empreendedorismo sustentável, que alia a geração de lucros com iniciativas socioambientais.

Mais que uma tendência, esse tipo de empreendedorismo já é quase obrigatório para ter espaço no mercado. Ele gera resultados no desempenho da empresa, motiva os colaboradores e ainda ajuda o nosso planeta. 

Neste post, vamos explicar o que é o empreendedorismo sustentável e mostrar como aplicá-lo. Continue a leitura!

O que é empreendedorismo sustentável?

Empreendedorismo sustentável é um tipo de empreendedorismo que envolve não apenas a produção e o lucro, como também a atenção com o impacto ambiental e social das atividades da empresa. Neste modelo de negócios, os ganhos financeiros são importantes, mas estão sempre alinhados ao comprometimento com a sociedade e com o meio ambiente. Ou seja, sua característica principal é a gestão humanizada, que não considera apenas números e metas, como também as consequências de seus projetos, produtos e serviços para o mundo.

Para praticar o empreendedorismo sustentável é necessário que a organização adote um posicionamento contra o desperdício e a degradação ambiental. Ela deve demonstrar preocupação com as pessoas afetadas por suas atividades, sejam elas colaboradores, a população no entorno das instalações ou os consumidores de seus produtos, por exemplo.

Podemos dizer ainda que o empreendedorismo sustentável é um tipo de empreendedorismo menos individualista e mais benéfico para a sociedade. É uma alternativa equilibrada de empreender e se comprometer com a sustentabilidade, ainda que de maneira local.

A expansão do empreendedorismo sustentável

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Unilever, um terço dos consumidores prefere adquirir produtos de marcas que são comprometidas com causas sociais ou ambientais. A partir dela, foi constatado que as pessoas escolheriam marcas mais sustentáveis se suas embalagens e propagandas deixassem claras suas ações de sustentabilidade. 

Diante disso, vemos que o empreendedorismo sustentável está crescendo no Brasil e no mundo. Cada vez mais empresas adotam esse tipo de empreendedorismo, que movimenta mais de 60 bilhões de dólares e cresce 7% a cada ano. 

Como ser um empreendedor sustentável?

O discurso da sustentabilidade é comum, mas aplicar verdadeiramente esse conceito requer ação. Ter esse diferencial requer algumas iniciativas, que fazem toda a diferença para ser um empreendedor sustentável. Veja aqui como começar:

Estabeleça sua missão

Na hora de fundar ou de remodelar uma empresa, é muito importante estabelecer objetivos. O famoso trio “missão, visão, valores” parece simples, mas requer muita reflexão sobre o papel da empresa na sociedade e como ela quer ser reconhecida.

A Missão, em específico, é o motivo da empresa existir, seu propósito e foco de todos os esforços dos colaboradores. Na Missão de empresas que praticam o empreendedorismo sustentável, deve haver uma referência ao seu lado socioambiental. 

Ou seja, use a Missão para dizer o que sua organização pretende fazer pelo mundo. Veja o exemplo da empresa Eucatex, que produz pisos, portas e painéis de MDF: “Missão: Utilizar recursos naturais de forma sustentável para gerar florestas renováveis de alta produtividade, com custos competitivos, promovendo o crescimento social”. 

A Missão serve como orientação para os funcionários, para formar a cultura organizacional e para mostrar aos clientes qual é o seu objetivo principal. Ela deve ser clara e direta, e pode mudar à medida que a empresa cresce.

Estudo das atividades da empresa

Para caminhar em direção à responsabilidade socioambiental, é preciso analisar o funcionamento da empresa e encontrar focos de melhoria. Para isso, você pode conversar com os responsáveis por cada setor ou rever os processos planejados para cada um deles. Assim, as tarefas de rotina são avaliadas e repensadas.

Contabilize o desperdício que a sua organização produz, seja em material de escritório, copos descartáveis ou qualquer outro. Pense em medidas de redução de desperdício, como distribuir canecas personalizadas, diminuir o consumo de energia elétrica, de água ou reduzir o uso de papel, por exemplo.

Considere a origem dos insumos usados na sua empresa, dando prioridade aos fornecedores que também têm iniciativas sustentáveis. Reduzir o uso de matéria prima animal ou de produtos que são testados em animais é outra forma de diminuir o impacto ambiental sem alterar nenhum processo interno. A reciclagem também é de fácil adoção e impacto positivo na natureza.

Reflita ainda sobre o impacto da empresa, seja em termos econômicos ou ambientais. As pessoas que moram ou trabalham no seu entorno podem se beneficiar das suas atividades de alguma forma? Se você estiver com dificuldade para visualizar uma forma de impactar positivamente a comunidade, converse com uma ONG ambiental da sua região em busca de parceria.

Equipe diversa

Você sabia que equipes com diversidade são mais produtivas e criativas? Contratar pessoas de etnias, gêneros e orientação sexual diferentes entre si é benéfico para a empresa e também para a sociedade.

A inclusão de pessoas historicamente discriminadas contribui para que elas tenham maior representatividade e melhorem suas condições de vida, diminuindo assim o preconceito no futuro.

A inclusão pode ser usada no projeto de marketing da empresa, ao mesmo tempo em que é uma poderosa ferramenta de inovação

Consciência coletiva

Além do fundador da empresa, é importante que todos os funcionários estejam atentos aos objetivos e princípios da organização. Por isso, criar uma consciência socioambiental coletiva é importante.

Assim, faça uma reunião com os colaboradores e explique a missão da empresa, mostrando o que é importante para aquela organização, além dos resultados financeiros. Fale sobre educação ambiental, preservação, consumo responsável, entre outros temas que se relacionam com as atividades da empresa.

Investir na conscientização é fundamental para que todos utilizem os recursos de maneira responsável e sigam as orientações da diretoria. O empreendedorismo sustentável funciona muito melhor quando todos os envolvidos trabalham com a mesma finalidade, e não apenas seguem normas.

E o empreendedorismo verde?

Empreendedorismo verde é um dos ramos do empreendedorismo sustentável e é definido como o tipo de empreendedorismo que inclui ações para preservação da natureza, aliadas aos objetivos empresariais. 

Uma empresa verde é aquela que se baseia em três fundamentos: reutilizar, reduzir e reciclar. Assim, são organizações com pouco ou nenhum desperdício, consumo consciente e diminuição do lixo. 

Tornar-se um empreendedor sustentável é um desafio que vale a pena. Ter um impacto positivo no mundo é uma grande motivação e o valor de mercado de produtos e serviços sustentáveis promete continuar crescendo.

Aqui no UniSales, você recebe todo o apoio para se tornar um empreendedor ou empreendedora sustentável. Conheça os cursos do UniSales MOB e os diferenciais que te ajudarão a empreender com sucesso nessa área!

Não há como negar: empreendedorismo é a palavra do momento. Apesar disso, é curioso ver que poucos sabem o que é empreendedorismo social num país que caminha para registrar um número recorde de empreendedores.

Se você também nunca ouviu falar nesse termo ou gostaria de conhecer um pouco mais sobre o empreendedorismo social, siga com a gente na leitura deste artigo e fique por dentro modelo inovador de negócio! 

O que é empreendedorismo social?

O termo empreendedorismo social se refere a uma série de ações e iniciativas de inovação dirigidas à solução de problemas sociais. O seu objetivo é específico: impactar e transformar socialmente a comunidade.

Os empreendimentos sociais atuam no combate à vulnerabilidade social de uma comunidade. Por conta disso, países marcados por problemas socioambientais, como o Brasil, são um campo fértil para o surgimento de modelos de negócios desse tipo.

Diante da impossibilidade do poder público de cuidar de todos os problemas de uma sociedade, é natural que o empreendedorismo social se expanda. Apenas na União Europeia, relatórios apontam que 1 em cada 4 novas empresas criadas todos os anos são empresas sociais.

Lucro: ter ou não ter?

Ao conhecer o que é empreendedorismo social, é comum que muitos questionem sobre o papel do lucro nessas organizações. Afinal, o empreendedorismo social pode gerar lucro?

Sim, um empreendimento social pode gerar lucro, mesmo que não seja esse o seu objetivo. A finalidade de um negócio desse tipo é a geração de benefícios transformacionais em larga escala, sem abrir mão do controle financeiro que garantirá a sustentabilidade do negócio.

Mesmo nos empreendimentos sociais com fins lucrativos, o lucro não assume um papel de grande protagonismo. Ainda que seja perseguido, não há nesse modelo de negócio a preocupação com a maximização do retorno financeiro: o que se busca é resolução de problemas sociais. 

Quem é o empreendedor social?

O perfil do empreendedor social é diferente daquele inserido numa lógica empresarial pura e simples. Nesse contexto, a empatia é uma característica essencial que define não só o que é empreendedorismo social, mas quem o sujeito ativo dessa iniciativa. 

Ser empático é ter capacidade de se identificar e ver a realidade pelos olhos do outro. O empreendedor social precisa estar atento e olhar de maneira humana para as pessoas da comunidade cuja realidade deseja transformar.

Além da empatia, outra característica marcante de um empreendedor social é a sua inconformação com as injustiças e desigualdades. Talvez seja esse o principal motor que induz a ação de quem deseja transformar o mundo, não?

Impactos do empreendedorismo social

O impacto positivo na comunidade é a medida de desempenho de um empreendimento social. Diferente do que ocorre nas empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social, aqui o benefício à coletividade é o objetivo principal da atividade.

Dados apontam que, em 20 anos, projetos de empreendedorismo social impactaram 622 milhões de pessoas no mundo. A repercussão positiva dessas ações se dá principalmente em três segmentos relevantes para a sociedade:

  • Educação: em localidades com déficit no desempenho educacional, iniciativas de empreendedorismo social destinadas à formação de educadores ou gestores de educação podem ajudar a melhorar a qualidade do ensino gerado nas escolas, contribuindo a longo prazo para o desenvolvimento da região.
  • Meio Ambiente: o meio ambiente talvez seja o segmento atual em que o empreendedorismo social cause mais impacto. Iniciativas preocupadas com a expansão de tecnologias verdes, mercado de orgânicos, biotecnologia, análise de fauna e flora etc. são exemplos de empreendimentos que transformam positivamente a sociedade.
  • Saúde: dados apontam que 150 milhões de brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Empreendimentos sociais que atuam oferecendo acesso à saúde para comunidades carentes ou afastadas dos grandes centros urbanos auxiliam o Estado na garantia de saúde de qualidade às populações vulneráveis.

Iniciativas que vêm transformando o mundo

Tudo o que falamos até agora sobre o que é empreendedorismo social nos dá uma noção de como esse fenômeno funciona, seus benefícios e possibilidades. Vamos agora conhecer alguns empreendimentos que vêm, na prática, impactando positivamente o mundo.

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é uma iniciativa que vem há mais de 40 anos lutando contra a extinção de espécies marinhas. Sua atuação é dividida em três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicadas, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Esse case de sucesso da preservação do meio ambiente brasileiro é um exemplo dos impactos positivos do empreendedorismo social. A iniciativa conta com um rico programa de auto-sustentação, sendo que uma parcela de sua receita vem da venda de produtos da sua marca e do ecoturismo.

Aravind Eye Care System

O Aravind Eye Care System vem desde 1976 com o propósito claro de eliminar a cegueira evitável. Com mais de 4,5 mil cirurgias e procedimentos oculares por ano, esse serviço cuida da população vulnerável da Índia oferecendo um atendimento acessível e de qualidade.

Esse sistema de atendimento oftalmológico é inovador quanto ao seu modelo de autossustentabilidade. O valor acessível dos seus serviços aliado ao alto volume de pacientes garante que a instituição consiga manter sua saúde financeira sem descuidar da missão de oferecer saúde ocular com equidade.

Instituto Chapada

O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) é uma organização que tem como missão viabilizar o acesso universal à educação pública de qualidade. Sua atuação é local, estendendo-se por seis territórios no estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas.

O ICEP atua em várias frentes, abarcando desde a formação continuada de profissionais da educação até a produção e sistematização de conhecimento. Sua metodologia é baseada no conceito de Territórios Colaborativos, envolvendo na busca por transformações sociais os diversos atores do processo educacional.

Esperamos que, com este artigo, você agora saiba o que é empreendedorismo social e que é possível empreender sem abrir mão do desejo de mudar o mundo. Além de impactar positivamente na vida de muitas pessoas, ele nos ajuda a enxergar alternativas para um futuro melhor, de modo mais ético e responsável.

Agora é sua vez! Baixe o canvas que preparamos para te ajudar a começar o seu empreendimento ainda este ano!

Algum tempo atrás, só era possível comprar ou vender alguma coisa se o consumidor fosse até a loja buscar o produto. Mas, hoje, com o crescimento da internet e a conexão de banda larga mais acessível, as relações comerciais entre empresa e consumidor mudaram muito.

Os meios digitais facilitaram tanto a vida dos consumidores quanto a de quem deseja ser dono do próprio negócio, possibilitando ter um comércio de forma menos burocrática e mais lucrativa.

Pesquisas demonstram que o empreendedorismo digital é um segmento que só cresceu nos últimos anos, “salvando” a economia durante a pandemia do COVID-19, pela comodidade de adquirir qualquer produto sem sair de casa.

Além do custo reduzido, pela internet, você pode atrair um público maior do que apenas os consumidores do seu bairro. E mesmo que já seja dono de uma loja física, é necessário levar sua empresa para o meio digital, uma vez que a internet é uma fonte inesgotável de novos clientes!

Quer saber como iniciar sua carreira no empreendedorismo digital e aproveitar tudo o que esse mercado oferece? Neste artigo, você confere todas as dicas!

Razões para ingressar no empreendedorismo digital

Já citamos alguns benefícios logo no início deste texto, mas, nas próximas linhas, vamos explicar melhor por que vale a pena investir em um empreendimento digital. Veja as vantagens:

Mobilidade e independência profissional

O trabalho remoto é um formato já adotado em outros países e empresas multinacionais, que, finalmente, está se popularizando no Brasil. Tornando-se um empreendedor digital, você mesmo faz o seu horário de trabalho, sem a necessidade de ficar preso a um escritório.

Negócio escalável

A internet oferece muitas ferramentas e canais de vendas. Utilizando as estratégias certas — redes sociais, conteúdo, SEO — é possível alcançar grande visibilidade, levando sua marca a lugares que você não poderia alcançar em um modelo de negócio tradicional.

É claro que tudo depende do seu produto, mas você pode começar com localidades mais próximas e enviando produtos pelo correio. Mais adiante, vamos mostrar que é possível ganhar dinheiro na internet sem se preocupar nem com a logística.

Redução de custos

O processo de abertura de um negócio online é bem mais simples, pois o empreendedor digital não precisará obter um ponto comercial, muito menos as licenças exigidas pela prefeitura.

Tudo o que você deve fazer é contratar um bom serviço de hospedagem e adquirir um domínio (nome do site), para colocar o seu site no ar.

Ah, também é importante prever o custo com os serviços de web design e ferramentas necessárias para alavancar o negócio na rede. Mas, mesmo assim, os custos iniciais e fixos do empreendimento não chegarão nem perto do que você teria com uma loja física, como água, luz, telefone, funcionários etc.

Saiba como iniciar o seu negócio pela internet em 6 passos

1. Escolha um nicho de mercado

Já é possível vender de tudo na internet, dos bens de consumo mais comuns até os produtos personalizados. Por isso, para ter mais chances de sucesso nessa empreitada, é importante focar em um produto ou serviço com o qual que realmente tenha afinidade e, de preferência, seja uma novidade no mercado.

2. Desenvolva sua persona

Anunciar seu produto sem definir seu consumidor ideal é um erro que muitos empreendedores digitais cometem. Portanto, invista o tempo que for necessário para mapear a sua persona, descobrindo as suas principais características, estilo de vida e desafios que o seu produto e serviço pode ajudá-la a vencer. 

3. Monte seu plano de negócios

Assim como em um negócio tradicional, você não pode lançar um negócio online sem ter um planejamento detalhado com objetivos e metas de crescimento. Esse planejamento deve incluir o estudo sobre o seu nicho e a persona.

4. Estude os formatos digitais

Vender produtos físicos na internet montando um e-commerce pode ser um ótimo negócio, desde que você tenha recursos para investir em uma estrutura de armazenamento, logística de entrega e ofereça produtos de qualidade, já que a concorrência com as lojas online será muito grande.

Porém, se você está começando no empreendedorismo digital e não tem muito dinheiro, o mais indicado é criar produtos exclusivos, de acordo com o seu conhecimento e habilidades. 

Pode ser fazendo artesanato e criando peças personalizadas, por exemplo. No entanto, a maior aposta do empreendedorismo digital é algo que não necessita de investimento em matéria-prima ou estoque. Você pode vender o seu conhecimento.

É isso mesmo. Há muita gente se destacando na internet com a venda de cursos ou livros online, que são produtos digitais que não dependem de logística para chegar aos clientes. Basta clicar um botão para baixar no seu dispositivo ou acessar numa plataforma online, com muita comodidade e rapidez.

O produto digital possui um custo muito menor de produção e pode ser vendido a um preço mais elevado. Se você pretende oferecer serviços que requerem acompanhamento constante do cliente, como uma consultoria, você pode cobrar mais por isso. Isso sem falar na escala, que, como já explicamos, é a possibilidade de comercializar seu produto para pessoas em todo o Brasil ou até mesmo do exterior.

5. Fique de olho na concorrência

O empreendedorismo digital tem muitas vantagens, mas não se pode ignorar a concorrência, que está cada vez mais acirrada. Por isso, a entrada no mercado digital requer uma atenção ainda maior com os concorrentes.

Assim que definir o seu nicho de atuação, descubra quais as empresas que mais se destacam e o que elas oferecem como diferencial. Isso pode ser feito de forma muito simples, acessando o site oficial ou as redes sociais dessas empresas.

6. Conheça as ferramentas de marketing digital e crie suas páginas profissionais nas redes

E por falar em redes sociais, elas são uma grande aposta para alavancar o seu negócio na internet, por três motivos:

  • O acesso a elas é gratuito.
  • Uma boa gestão de redes sociais, com conteúdo frequente e adequado ao seu público, garante maior visibilidade do seu negócio digital na internet sem investimento em anúncios.
  • Segundo um estudo da Nuvem Shop, plataforma de e-commerce, as transações nas redes sociais já representam 22% das vendas no comércio eletrônico, e 75% desse total é feito pelo Instagram, interagindo com posts comuns ou patrocinados (anúncios).

O empreendedorismo digital pode ser uma ótima alternativa para você, que está iniciando sua vida profissional agora, ou está buscando uma mudança na carreira.

Já sabe tudo sobre empreendedorismo digital? Então não perca mais tempo e comece a desenvolver seu negócio hoje mesmo!

O empreendedorismo é uma característica pessoal, que diz respeito à capacidade de uma pessoa para desenvolver soluções, perceber oportunidades e ter a iniciativa de gerar mudanças. Essa palavra também está relacionada à criação de empreendimentos, ou seja, responsabilizar-se por um projeto ou empresa. Nesse sentido, existem vários tipos de empreendedorismo.

Todos eles exigem persistência e comprometimento e, quando bem executados, geram retorno financeiro e até social.

Neste post, vamos explicar quais são os tipos de empreendedorismo mais praticados no Brasil, para que você escolha o que melhor se encaixa no seu perfil e no seu objetivo. Continue a leitura!

Empreendedorismo Social

O Empreendedorismo Social é aquele em que um serviço ou produto gera benefícios para determinada parcela da sociedade. Ele não tem o lucro como principal objetivo, mas pode gerar lucro também. 

Ele pode ser focado em inclusão social, melhorias urbanas, formação profissional, atendimento na área de saúde, entre muitas outras questões. O intuito é que ele resulte em melhoria nas condições de vida daquela comunidade ou parcela da população.

Muitas ONGs praticam o empreendedorismo social, mas não é exclusividade delas. Pessoas comuns podem atuar neste segmento, assim como empresas privadas.

Empreendedorismo de Negócios

O empreendedorismo de negócios é o mais generalista dentre os tipos que já mencionamos. Nessa categoria, enquadra-se a fundação de empresas com o objetivo de lucro, atendendo às necessidades do mercado consumidor.

Nele, há muitas outras modalidades de empreendedorismo, relacionadas principalmente ao tipo de empresa constituída ou à maneira de proceder com os negócios. 

Empreendedorismo Corporativo ou Intraempreendedorismo

O intraempreendedor não é um empresário, como ocorre no empreendedorismo de negócios. No empreendedorismo corporativo são os colaboradores de uma empresa que geram mudanças e inovações, ou seja, trata-se de um empreendedorismo interno. 

Esse tipo de empreendedorismo é mais comum em empresas de perfil moderno, onde os funcionários têm liberdade para compartilhar ideias e desenvolver projetos.

Entre seus benefícios estão um aumento na produtividade e comprometimento dos colaboradores, além de um clima organizacional mais colaborativo.

Empreendedorismo Feminino

O empreendedorismo feminino está em constante crescimento no Brasil. Damos esse nome para as empresas idealizadas ou comandadas por mulheres, sendo assim, frutos de lideranças femininas. 

Esse tipo de empreendedorismo contribui para o empoderamento das mulheres e demonstra a capacidade delas de gerenciar uma empresa, independente do ramo e do porte.

Ele também gera importantes mudanças no mercado de trabalho, com cada vez mais mulheres em posições de poder e com independência financeira. 

Dentro das empresas, a presença feminina é positiva por trazer maior diversidade, contribuindo assim para a geração de novas ideias e iniciativas.

Empreendedorismo Individual

O Empreendedorismo Individual também está em crescimento no Brasil, ainda que muitos desses empreendedores não prosperem.

Legalmente, ele é possível por meio do MEI (Microempreendedor Individual), do EI (Empreendedor Individual) e do Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Essas são as maneiras mais fáceis e práticas de empreender para quem quer ter um pequeno negócio. Entretanto, há limitações, como em relação ao faturamento ou ao número de funcionários, por exemplo. Muitas vezes, é por meio desse tipo de empresas que trabalham profissionais liberais e autônomos.

Empreendedorismo Verde

O Empreendedorismo Verde é o tipo de empreendedorismo que tem a preservação ambiental como um de seus norteadores. Ou seja, são empresas que aliam a lucratividade com a preocupação com a natureza.

Entre as características do empreendedorismo verde estão a responsabilidade ambiental, o uso mais eficiente dos recursos naturais e diversas práticas voltadas para a sustentabilidade. 

Além de contribuir para a preservação do planeta, o  Empreendedorismo Verde é um diferencial competitivo, que contribui para a imagem pública da empresa.  

Empreendedorismo Informal

Como o próprio nome diz, o Empreendedorismo Informal é aquele praticado sem a formalização da lei. No Brasil, uma grande quantidade de pessoas está envolvida em atividades econômicas informais. 

No caso do empreendedor, existe a vantagem de não precisar arcar com impostos, mas também não há nenhuma garantia trabalhista, como auxílio maternidade, auxílio doença, seguro desemprego ou aposentadoria.

A falta de formalização governamental também é um enorme dificultador para quem precisa de serviços de crédito, quer contratar funcionários ou deseja que seu negócio cresça. Com trabalho informal, é muito mais difícil planejar a expansão de um empreendimento.

Empreendedorismo de Franquias

O Empreendedorismo de Franquias é um modelo relativamente mais seguro do que a abertura de uma empresa nova, pois seus processos internos já estão definidos e muitas vezes o produto já é conhecido pelo público. Entretanto, há pouca flexibilidade para qualquer inovação ou mudança.

Empreendedorismo Digital

O Empreendedorismo Digital também está em expansão no Brasil. Ele diz respeito à produtos e serviços possibilitados pelo meio digital, como as lojas virtuais, os provedores de conteúdo (blogueiros, youtubers e streamers), infoprodutos (cursos e treinamentos online), e também aplicativos como Ifood e AirBnb.

Entre os tipos de empreendedorismo, esse é o que exige menos recursos financeiros para começar, mas exige muito conhecimento tecnológico e uma boa leitura do mercado consumidor. Quando bem executado, pode alcançar o sucesso rapidamente e ser muito lucrativo.

Empreendedorismo Cooperativo

Baseado no conceito de economia colaborativa, o Empreendedorismo Cooperativo é aquele em que empreendedores individuais se associam para trabalhar juntos.

É uma rede de apoio, na qual cada profissional contribui com um serviço ou material, para que todos tenham resultados melhores em seus empreendimentos.

A ideia principal é compartilhar conhecimento e recursos. A gestão precisa ser democrática, com todos os membros se unindo na hora de tomar decisões. Embora todos trabalhem juntos para alcançar o sucesso, cada um é responsável por seus objetivos individuais.

Cada tipo de empreendedorismo tem suas vantagens e desvantagens, mas também tem características próprias, que se relacionam com os objetivos do idealizador do negócio. Para escolher o melhor para você, estude o que melhor combina com suas ideias e perfil.

Além disso, pesquise também o formato de negócio de seus principais concorrentes e os diferenciais deles. Ser empreendedor também significa preparar-se com antecedência para os desafios que podem surgir.

Já escolheu o melhor tipo de empreendedorismo para você? Então dê o próximo passo e comece a planejar seu negócio inovador!

Já pensou em ser empreendedor ou empreendedora? Trabalhar por sua conta, podendo aumentar a renda e ainda se destacar no mercado, traz inúmeras vantagens, não é mesmo?

A estimativa é de que o Brasil conte com mais de 53,4 milhões de pessoas à frente de alguma atividade empreendedora e que em 2020 o país atinja a marca de um quarto da população adulta envolvida com o empreendedorismo.

Mas, como ser um jovem empreendedor no Brasil? Começar essa jornada não é fácil, mas pode ser menos difícil do que você imagina! Por isso, neste artigo, você vai saber mais sobre as oportunidades do mercado, os desafios e dicas para se dar bem como empreendedor. Confira!

Muitas oportunidades te esperando

Diante das mudanças nas leis trabalhistas nos últimos anos e as possibilidades de trabalhar por conta própria, o empreendedorismo vem crescendo consideravelmente no Brasil.

No país, há mais pessoas que optam por começar um negócio do que nos Estados Unidos, México, Alemanha, Colômbia e muitos outros.  

Há ramos que sempre contam com alta demanda, como o de alimentação, roupas, consertos, serviços para pets, cosméticos, desenvolvimento de aplicativos, entre outros. As possibilidades são muitas.

Além disso, o mercado digital faz com que o investimento inicial de um negócio seja mínimo. Com as estratégias corretas, o digital pode ser amplamente explorado e ter as ferramentas que você precisa para chegar ao seu público.

Não acredita? Um estudo mostrou que no 1º semestre de 2020 as vendas por e-commerce cresceram 47%, a maior alta em 20 anos.

Mas, há muitos desafios no mercado

Ainda que as oportunidades sejam múltiplas, empreender é um desafio. Requer dedicação, comprometimento e preparação da pessoa que quer seguir esse caminho.

Para você ter uma ideia, dados do IBGE apontam que 21% das empresas fecham suas portas ainda no primeiro ano de funcionamento. E nos primeiros cinco anos, os números crescem para 60%. 

Por isso, empreender deve ser uma decisão tomada com muita sensatez. Isso porque o sonho de ter um negócio próprio pode resultar em dívidas, caso não seja bem planejado.

Dicas de como ser um empreendedor

Se você quer saber como ser um empreendedor ou empreendedora, preparamos algumas dicas que vão te ajudar nessa trajetória e contribuir para que você prospere no mercado. Confira!

Conheça seu mercado

Antes de começar um negócio, é fundamental que você conheça o seu mercado.

Estude a concorrência, veja que tipo de serviços ou produtos do nicho em que você deseja investir fazem mais sucesso com o público e como as empresas comercializam, considerando preço e estudando todas as possibilidades.

Além disso, de que maneira seu negócio pode lucrar mais? Um e-commerce, por exemplo, pode ser uma alternativa de baixo custo de execução. Se você vai abrir uma loja física, qual o melhor lugar para isso?

Explore os diferenciais do seu negócio

Por que o cliente deve escolher a sua empresa e não a do concorrente? Vamos supor que você queira abrir um negócio de comercialização de vestidos e saias, focando nesse nicho de vestimentas.

Oferecer roupas com tamanho único, que se adéquam a todas as numerações e corpos pode ser o ideal, democratizando o setor e sendo um diferencial.

Diversas empresas que oferecem serviços médicos ou de estética estão atuando com atendimento sem agendamento. Desse modo, o cliente pode adequar o serviço em sua agenda, dando mais comodidade e praticidade ao seu dia a dia.

Criar restaurantes com cardápios veganos atraem um público único, disposto a optar por seu empreendimento pelo valor que ele gera.

Percebe como simples práticas podem atrair o público e fazer com que a sua empresa tenha diferenciais perante outras?  

Considere as questões legais

Nunca se esqueça de conferir as questões legais que vão envolver sua empresa. Consulte um contador sobre os impostos praticados e qual a melhor maneira de ter um CNPJ.

Seu caso se enquadra em ser MEI? Simples? Quais são as taxas fixas mensais? E se for ter funcionários no começo, como proceder?

Isso tudo deve ser muito bem analisado.

Atue em uma área em que você tem afinidade

Quem é empreendedor de primeira viagem deve levar em consideração a área de atuação e suas afinidades. Por exemplo, se você não sabe e nem gosta de lidar com números, como vai abrir um negócio de consultoria contábil e avaliar os dados necessários? 

Como vai abrir um bar ou restaurante se você não gosta de frequentar esses lugares, não conhece o mundo da gastronomia e o que é tendência no setor?

Você tem mais chances de criar uma empresa de sucesso se você gostar da área. É o mesmo que acontece com funcionários que estão motivados no local de trabalho e que apreciam o que fazem: eles geram mais resultados!

Faça um planejamento

Ao empreender, fazer um plano de negócios te dá mais oportunidades de crescer e alcançar os seus objetivos. 

Coloque no papel as metas, o que você pode investir, como será sua atuação e faça um planejamento sobre o que você deve fazer para crescer da maneira como deseja em um período ideal.

Assim você toma as rédeas da situação, evita gastos desnecessários e ainda pode ajustar estratégias, se for preciso.

Prepare-se da melhor maneira possível

Essa provavelmente é a dica mais importante de todas! Para se dar bem no mercado, é fundamental se preparar. A maioria dos negócios quebra por falta de gestão adequada e falhas na gestão financeira. 

Embora na prática você vá aprender muito, nada se compara a começar essa empreitada com conhecimento. Por isso, é fundamental que você faça cursos que vão agregar valor ao seu negócio e te fazer ser bem-sucedido.

Uma formação em Administração, por exemplo, pode ser exatamente o que você precisa, pois te dá uma ampla noção de mercado e como administrar sua empresa.

E se você já tem uma graduação e quer mudar de carreira com o empreendedorismo, uma especialização ou nova formação vai te ajudar nesses aspectos de gestão. Cursos como Gestão Financeira e Processos Gerenciais são apostas certeiras para estar bem preparado e saber como ser um empreendedor de sucesso! 

Agora que você já sabe como ser um jovem ou uma jovem empreendedora no Brasil, que tal dar o pontapé inicial? Baixe o template e crie seu negócio em 9 passos simples!

Todo final de ano é assim: milhares de estudantes concluem o curso universitário e, logo, estão prontos para entrar no mercado de trabalho. Mas será que isso basta para conseguir emprego depois da faculdade?

Na verdade, não. Para iniciar sua trajetória profissional naquele cargo que você tanto quer, é preciso começar a se preparar bem antes do término do curso.

Mas o que fazer, exatamente? Por onde começar? Se você tem dúvidas sobre como conseguir emprego depois da faculdade, neste post, indicaremos 7 ações que todo estudante deve fazer para atingir esse objetivo — e como fazê-las. Fique ligado!

1. Elabore seu currículo

A primeira, talvez, você já saiba: é a elaboração do currículo. Essa etapa pode parecer simples, mas não é bem assim, porque o currículo é a ferramenta mais importante em um processo seletivo.

O currículo é a sua porta de entrada numa empresa. Portanto, dedique o tempo e a atenção necessários para que ele fique perfeito e passe uma boa impressão ao recrutador. Abaixo, contamos como criar um currículo que chame a atenção.

Seja objetivo

Qual cargo você quer ocupar? Em qual área? Que experiências profissionais você já teve? (vale citar o estágio). O que aprendeu? Seu trabalho gerou algum resultado?

Descreva todos esses itens de forma bem objetiva. Se ainda não teve experiência profissional, cite o seu histórico educacional e cursos complementares relevantes para a sua área.

Monte o seu currículo corretamente

Existe uma estrutura padrão para o currículo, que funciona para a maioria das empresas. Estruture as informações do seu currículo da seguinte forma:

  • Cabeçalho: contém dados pessoais, como nome completo, endereço, e-mail e telefones;
  • Objetivo profissional: descrição do cargo desejado;
  • Formação acadêmica: instituições de ensino frequentadas (inclusive a do ensino médio e fundamental);
  • Histórico profissional (se houver);
  • Cursos extracurriculares e outros conhecimentos: de idiomas, informática etc.

Revise o seu currículo

Às vezes, mesmo tendo um currículo excelente, você pode ser descartado na primeira etapa do processo por conta de erros de português. São falhas que podem ser facilmente evitadas se você escrever seu currículo com bastante atenção.

Caso tenha dúvidas sobre gramática e ortografia, vale dar uma pesquisada na internet, procurar num dicionário ou mesmo contratar um profissional de revisão para não cair nessa armadilha.

Seja sucinto

O documento deve ter até duas páginas tamanho A4. Para profissionais com mais experiência, o recomendado é não passar de três. Fique atento.

2. Escreva uma carta de apresentação

A carta de apresentação não é um elemento obrigatório, mas conta pontos em um processo seletivo.

É uma maneira de se apresentar ao recrutador e demonstrar todo o seu interesse na vaga, fazendo um breve resumo do seu currículo. Portanto, deve, também, ser escrita de forma breve e com todo o cuidado, para ser entregue junto ao currículo. 

3. Cadastre-se em vários sites de emprego

Hoje em dia, não há nenhuma empresa que não utilize a tecnologia para recrutar seus profissionais. Inclusive, algumas até já têm o processo 100% virtual, facilitando bastante a vida dos candidatos.

Assim, uma boa dica para conseguir emprego depois da faculdade, é cadastrar-se nas principais plataformas de emprego da internet, como a Catho, o Vagas.com, Infojobs, entre outras.

4. Esteja também nas redes sociais

Em complemento aos sites de emprego, o uso de redes sociais como Linkedin e Facebook para busca de candidatos e divulgação de vagas também é crescente. Por isso, é fundamental que você tenha um perfil bem elaborado, em especial no LinkedIn.

O perfil do LinkedIn é uma versão do seu currículo online, então, as regras citadas acima são válidas, também, para ele. A diferença, no entanto, é que, no LinkedIn, você tem a possibilidade de se conectar aos profissionais da sua área de atuação e também com empresas do seu interesse.

Além disso, ele funciona como plataforma de anúncios de vagas, e até indica as que mais se parecem mais com o seu perfil, agilizando bastante a sua busca. Não é ótimo? Vale dizer que quase todos os recursos da plataforma são gratuitos.    

5. Pratique o networking

Manter uma boa rede de relacionamentos sempre foi muito importante para conquistar o sucesso na carreira. E é fundamental para você conseguir um emprego depois da faculdade, principalmente se você se relacionar com pessoas que trabalham na mesma área que você pretende atuar.

Uma das formas mais fáceis de fazer isso é utilizando o LinkedIn, como dissemos antes, mas não se limite a isso. O ideal é manter contato com essas pessoas fora do mundo virtual. Você pode fazer isso participando de eventos, cursos ou, até mesmo, convidando-as para tomar um café.

6. Acompanhe os programas de trainee das empresas

Todos os anos, empresas nacionais e multinacionais promovem programas específicos para trainees (recém-formados), e esta é uma ótima oportunidade para entrar naquela empresa de renome que você admira há tanto tempo.

Geralmente, os programas de trainees contratam profissionais até 2 anos depois de formados. Então, aí vem a grande dica: se você já tem em mente algumas empresas em que gostaria de trabalhar, acompanhe-as nas redes sociais e fique de olho para saber quando novas vagas para trainees serão abertas. Assim, você saberá exatamente quando e como se inscrever.

7. Prepare-se para a entrevista de emprego

A entrevista é um momento decisivo para quem está em busca de um emprego, e pode se tornar difícil para muitas pessoas. É natural que você fique um pouco nervoso, mas, para se sair bem na entrevista, você só precisa estar bem preparado e ter autoconfiança.

Pensando nisso, aí vão algumas orientações para você se preparar para uma entrevista de emprego:

  • Estude sobre a empresa onde você vai concorrer à vaga, assim como o segmento em que ela atua;
  • Invista em autoconhecimento, pois os gestores não vão querer saber apenas sobre qual faculdade você se formou ou se suas habilidades técnicas são suficientes. O objetivo deles é entender quem é a pessoa que eles vão contratar e se os seus valores são compatíveis com os da organização.
  • Busque qualificação profissional constantemente, afinal, a concorrência é grande e é preciso se destacar para conseguir uma oportunidade após a faculdade.
  • Desenvolva suas habilidades de expressão oral e escrita.

Conseguir um emprego depois da faculdade pode se tornar muito mais fácil se você já tiver um planejamento de carreira. Saiba como fazer o seu em 8 passos simples!

Formas de ingresso
Cursos Presenciais

Vest On-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se aqui

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva aqui

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação.

Inscreva-se aqui

ENEM

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se aqui

Formas de ingresso
Cursos Semipresenciais

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Já possui um diploma?
Que tal um descontão de 30% na segunda graduação?

Inscreva-se

Transferência

Desconto de 30% para você que cursou até 50% da graduação

Inscreva-se

Enem

Já pensou em cursar no Unisales com até 100% de desconto?

Inscreva-se

Formas de ingresso
Cursos EAD

Inscrições abertas para 2023/02. Início das aulas em agosto!

Vest on-line

Sem Stress. No seu tempo. Agende o melhor dia para fazer sua prova.

Inscreva-se

Segunda Graduação

Sua oportunidade
de cursar uma segunda
graduação com o melhor preço!

Inscreva-se

Transferência



Inscreva-se
TikTok
Logo Unisales